Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Crédito: Mauro Pimentel/AFP

Ipec confirma que o RJ ainda é o principal reduto eleitoral de Bolsonaro

Por Gabriel Barbosa

16 de agosto de 2022 : 09h07

A pesquisa Ipec realizada entre os eleitores do Rio de Janeiro confirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem o estado como seu principal reduto eleitoral, mesmo após quatro anos de um governo desastroso e mal avaliado pela maioria dos brasileiros.

Segundo o levantamento, 33% dos fluminenses optam por Bolsonaro como sua primeira opção de voto. Apesar de se encontrar numericamente a frente com 35%, o ex-presidente Lula está empatado com Bolsonaro.

Outras pesquisas também registram empate entre os dois. O RJ é o único estado do Sudeste onde Lula tem enfrentado dificuldades eleitorais para se distanciar de Bolsonaro.

Esse cenário é um demonstrativo de como Bolsonaro ainda mantém firme sua base de apoiadores no estado, especialmente entre as lideranças políticas regionais e os evangélicos. “Esse fenômeno do populismo religioso começou com o Anthony Garotinho, no início dos anos 2000”, lembra o sociólogo e cientista político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.

É um fenômeno que vai além do voto, há de fato questões de identificação dos fluminenses com as pautas defendidas por Bolsonaro e seu grupo político.

Logicamente que ainda não há como saber se Bolsonaro vencerá a disputa contra Lula entre os fluminenses, mas essa competitividade a nível nacional adentrou na disputa pelo governo do estado.

A mesma pesquisa Ipec mostra que o atual governador Cláudio Castro (PL), apoiado pelo presidente, já aparece na liderança com 21% das intenções de voto contra 17% de Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), registrou apenas 5% e se encontra empatado com o ex-governador Wilson Witzel (PMB), que foi mencionado por 4%. Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Paulo Ganime (Novo) com 3%, cada. Brancos/Nulos 26% e 15% estão indecisos.

A Ipec ouviu presencialmente cerca de 1.200 eleitores de 37 cidades do RJ entre os dias 12 a 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob os códigos RJ-08527/2022 e BR-03082/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário