Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagens: Divulgação

IPEC/RJ: Castro continua crescendo sobre Freixo e chega a 47% dos votos válidos

Por Gabriel Barbosa

06 de setembro de 2022 : 20h01

A IPEC divulgou na noite desta quarta-feira, 6 a nova rodada da pesquisa de intenção de voto que confirma a tendência de crescimento do atual governador Cláudio Castro (PL), que busca a reeleição.

Segundo o levantamento, o titular do Palácio Guanabara cresceu 11 pontos, bem acima da margem de erro, passando de 26% para 37% das intenções de voto. Já o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) cresceu apenas três pontos, de 19% para 22%.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), oscilou um ponto pra cima, de 6% para 7%. Cyro Garcia (PSTU) se manteve com seus 4% das menções. Os outros ficaram de 2% para baixo.

Branco/Nulo caiu de 19% para 13%. Indecisos também caiu abruptamente, de 16% para 10%. Isso mostra que o governador Castro conseguiu abocanhar uma fatia enorme tanto entre quem iria votar nulo quanto os indecisos.

Já nos votos válidos, a vantagem de Castro sobe de 11 para 18 pontos quando ele chega a 47% contra 29% de Freixo. Rodrigo Neves sairia do pleito com 9% dos válidos. Cyro Garcia (PSTU) 6%, Juliete Pantoja (UP) 3%, Paulo Ganime (Novo) 2%, Wilson Witzel (PMB) 2%, Eduardo Serra (PCB) 1% e Luiz Eugênio (PCO) 1%.

No segundo turno, Castro subiu cinco pontos, saindo de 38% para 43%. Já Freixo caiu quatro pontos, de 35% para 31% dos votos totais. Brancos e Nulos: foi de 17% para 16%. Não sabe/não respondeu: foi de 11% para 10%.

A IPEC ouviu 1504 eleitores entre os dias 3 e 6 de setembro em 37 cidades do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código RJ-01599/2022 e BR-02442/2022. A contratante foi a TV Globo.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário