Menu

Ipespe/Abrapel: Lula vence o 2° turno com 54% dos votos válidos

A Ipespe/Abrapel divulgou nesta terça-feira, 11, a primeira rodada de pesquisa de 2° turno da eleição presidencial. Nela, o ex-presidente Lula (PT) vence o pleito com 54% dos votos válidos contra 46% de Jair Bolsonaro (PL). Nos votos totais, o líder progressista registra 50% das intenções contra 43% do incumbente. Brancos e nulos são 4% […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

A Ipespe/Abrapel divulgou nesta terça-feira, 11, a primeira rodada de pesquisa de 2° turno da eleição presidencial. Nela, o ex-presidente Lula (PT) vence o pleito com 54% dos votos válidos contra 46% de Jair Bolsonaro (PL).

Nos votos totais, o líder progressista registra 50% das intenções contra 43% do incumbente. Brancos e nulos são 4% e indecisos, 2%. Na espontânea, Lula é citado por 47% dos entrevistados ante 42% de Bolsonaro. Branco e Nulo 6% e Indecisos, 5%.

No que diz respeito a probabilidade do voto, 47% dos entrevistados dizem que votarão com certeza no ex-presidente Lula contra 45% que não vota de jeito nenhum. Outros 7% que poderia votar. No caso de Bolsonaro, 41% dizem votar com certeza ante 49% que não votaria de jeito nenhum. Outros 7% que poderia votar.

Na expectativa de vitória, 54% dos entrevistados dizem acreditar que Lula será o vencedor contra 39% de Bolsonaro. Outros 7% não sabem ou não responderam.

A Ipespe/Abrapel ouviu por telefone 1100 eleitores entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,4%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01120/2022.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

12/10/2022 - 16h53

Nostradamus,

Se o incomodou a ponto de você reagir do modo como reagiu, essa sua reação sinaliza que a reflexão teve efeito. Que bom!

A ministra bolsonarista Damares Alves muitas vezes manifesta práticas fascistas, embora para mim não conste que ela seja fascista; estou certo de que a ministra Damares, caso lesse, reagiria do modo como você reagiu.

EdsonLuíz.

12/10/2022 - 09h50

Corrigindo:
Abaixo, onde se lê ‘extendido, leia-se ‘estendido’.

Alguém me mandou um e-mail agorinha me observando que a palavra ‘EXTENDER’ não existe em nosso vocabulário.

Seja você quem for, rcj..@….com, meu muito obrigado pela correção!

EdsonLuíz.

11/10/2022 - 21h22

ATITUDES FASCISTAS.

Não temos, no Brasil, registro de força política de inspiração fascista. No Brasil, muitos atores sociais de segmentos diversos manifestam opiniões e atos fascistas, mas não se vê uma matriz política fascista organizada como força política.

Possa ser que, a partir do impulso do bolsonarismo, ideólogos fascistas e lideranças políticas com aderência ao fascismo formulem, façam proselitismo e constituam uma corrente fascista como força política; mas, por ora, isso não é identificado na nossa matriz de espectro político.

Ser defensor de ideias de ultra-direita, por si só, não caracteriza um indivíduo ou uma força política como fascista, do mesmo modo que a defesa de autoritarismos à esquerda e a defesa de ideias de ultra-esquerda não caracterizam, por si só, alguém ou alguma força política como comunista.

É muito comum o uso vulgar dos substantivos abstratos fascismo e comunismo como forma de atacar, agredir e mesmo com o objetivo de difamar, uma vez que, por tantos motivos reais, as práticas das correntes políticas fascista e comunista estão associadas a consequências sociais, históricas e políticas bastante negativas.

Assim, é chamado de ‘comunista’ tanta gente que não é comunista, sendo que o termo é usado de modo capcioso e como xingamento, para provocar desgaste político em quem é xingado. Também o termo ‘fascista’ é muito usado de forma leviana e irresponsável para destruir politicamente adversários.

São das asso iações negativas, reais ou imaginárias, de que se servem os agressores para atingir inimigos políticos.

Nada disso deveria acontecer: ‘Inimigo Político’ é um oxímoro. ‘Inimigos políticos’ não existem, o que existe são ‘Adversários Políticos’. Quando o tratamento é de ‘inimigo’, então não é de política que se trata.

Como exemplos de alvos dessa prática leviana de ter ATITUDES FASCISTAS podemos tomar os próprios candidatos do 2° turno dessas eleições para presidente:

Lula, repetidamente, é taxado de comunista, sendo que Lula nunca foi filiado ou ativista de nenhum movimento comunista orgânico; jair bolsonaro, por sua vez, é repetidamente taxado de fascista, não constando que bolsonaro tenha ligação orgânica com nenhum movimento fascista.

Eles, Lula e bolsonaro, podem um e outro manterem ligações políticas com lideranças e regimes autoritários, aqui no Brasil e pelo mundo afora, e muitas vezes fazerem a defesa e se solidarizarem com ativistas e regimes autoritários. Mas nem aqueles regimes apoiados pelos dois, por estarem em um dos extremos, podem ser identificados como fascistas ou comunistas, e mesmo quando forem fascistas ou comunistas, a proximidade com eles, por si, não faz de quem está próximo um fascista ou um comunista.

Dito isso, observo uma coisa que, para mim, tem enorme gravidade no exercício de nossa política:
▪A prática de ATITUDES FASCISTAS por ativistas políticos com viés de ultra-esquerda e de ultra-direita.

É constante o autoritarismo, o patrulhamento ideológico e mesmo as agressões verbais, por gestos ou mesmo a agressão física, inclusive fatal, no ativismo político no Brasil.

Claro que essa prática autoritária e antidemocrática não faz de seu praticante um fascista ou um comunista. E até há fascistas e, mais ainda, comunistas, que se portam de forma civilizada, se limitando a confrontar no campo de ideias, sem o uso de agressões e práticas fascistas.

Mas observa-se muitas vezes práticas fascistas por parte de ativistas de sabor ideológico ultra-direita e de sabor ultra-esquerda em todo o Brasil.

Aqui mesmo, nas respostas que lemos em ‘ocafezinho’, repetem-se as agressões. Mesmo autores de post’s acontece de incorrerem nessas agressões.

A perseguição e agressão contra Ciro Gomes por aqueles que se sentiram e se sentem contrariados pelo posicionamento de Ciro em relação ao PT e a jair bolsonaro constitui uma prática fascista e é feita tanto por quem se diz ‘de esquerda’ como por quem se diz ‘de direita’.

Esse patrulhamento, perseguição e agressão a Ciro sempre é extendido a seus apoiadores, que assim também sofrem as consequências dessa PRÁTICA FASCISTA.

É importante observar que também ativistas petistas e ativistas bolsonaristas são vítimas dessas práticas agressivas, pessoais e caluniosas.

Se você não é fascista ou não é comunista ou, sendo, não quer que processos de pesegujção e agressão sejam alimentados, renuncie a práticas fascistas, aqueles que usam. Assim, renunciando a práticas fascistas, você estará contribuindo para qualificar o exercício da política no Brasil, que é um exercício tão deprimente e fermentado por ódio.

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br

    Nostradamus

    12/10/2022 - 10h36

    Vai ser prolixolábio lá no pé de goiabeira onde a Dramalhes tira a dentadura… não precisa extrair os dentinhos!
    – E não disse o que é ser … fascista!!!

Alexandre Neres

11/10/2022 - 19h16

É. Tá cada vez mais difícil distinguir um cirominion de um bolsominion. O cara escorrega que nem um quiabo, mas as palavras o traem. Elves, responde pelo menos uma: você é contra o globalismo? A Terra é plana?

    Elves

    11/10/2022 - 20h16

    Gosto das quatro estações quê refuta por completo o terraplanismo, sou a favor do universalismo. A República sendo destruída pela direita e a esquerda majoritária se ocupa em jogar no lixo uma esquerda que não se rende ao capital internacional.

Elves

11/10/2022 - 19h04

Os fascistas vermelhos logo nos associam ao que tem de pior para nos calar, não aceitam opiniões contrárias.

Elves

11/10/2022 - 19h00

Erros de amostra e erros na coleta de dados, os que respondem as pesquisas não respondem se vão votar ou não, não contam as prováveis abstenções de quem respondeu. Tinham que ser proibidas em ano eleitoral.. São propagandas da elite financeira. Tinham que ter vergonha dos “erros “. Vai ser divulgado as véspera 49 a 51.

carlos

11/10/2022 - 16h40

Essa tal damares é uma bruxa, só fala em sexo, é uma lipidinosa, te cuida relaxa e gosa.

Alexandre Neres

11/10/2022 - 16h08

Por quê, Elves? Você não acredita em pesquisas, no retrato que elas fornecem? Tal qual o mito? Boa parte do eleitorado do Ciro Gomes na última hora mudou o voto, antecipando seu voto no incumbente com o intuito de evitar que Lula fosse eleito no primeiro turno, segundo os institutos de pesquisa mais sérios. Será que tinha como os institutos preverem isso, ainda mais sem pesquisa boca de urna? Por um acaso, você está entre esses eleitores? De que lado você samba?

carlos

11/10/2022 - 15h47

Será que esse maluco sabe o que uma pesquisa,? As pesquisas elas refletem um tendência de momento, seu idiota. Se acontecer algum fato novo aí tendência é o povo mudar o voto, seu burro.

    Elves

    11/10/2022 - 19h14

    Pois é, logo após a discrepância entre pesquisas e resultados Foi colocada a culpa nos eleitores do Ciro, só que as próprias já apontavam o baixo índice. Se enganem achando que o erro foi só em relação a presidente. RS, RJ, SP. Agora claro não existe corrupção é somente erro. Tem como debater sem agressões?

Elves

11/10/2022 - 15h33

Será que alguém além do editor acredita nessas pesquisas?


Leia mais

Recentes

Recentes