Menu

Lula risca linha no chão: “regra de ouro é comida na mesa”

Após o discurso de Lula ontem no Centro de Transição, no CCBB, a Bolsa apresentou queda, o dólar subiu, e a imprensa econômica apurou, junto a suas fontes de sempre, que os dois fatos estariam correlacionados. Ou seja, o mercado teria reagido mal à fala do presidente eleito, especialmente aos trechos em que ele critica […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula no Centro de Transição 10/11/2022. Crédito: Ricardo Stuckert.

Após o discurso de Lula ontem no Centro de Transição, no CCBB, a Bolsa apresentou queda, o dólar subiu, e a imprensa econômica apurou, junto a suas fontes de sempre, que os dois fatos estariam correlacionados.

Ou seja, o mercado teria reagido mal à fala do presidente eleito, especialmente aos trechos em que ele critica o dogma da responsabilidade fiscal, contrapondo-o à costumeira displicência, ou mesmo indiferença com que o problema da fome é tratado pelas autoridades responsáveis.

A história é ilustrativa porque produziu o primeiro “fato negativo” de um governo que ainda não assumiu. A economista Elena Landau, que era uma das coordenadoras do programa econômico de Simone Tebet, reagiu com irritação ao discurso de Lula, dizendo que ele era exclusivamente voltado ao PT.

Henrique Meirelles, que foi um dos cotados para o ministério da Fazenda, e aparentemente um dos primeiros a serem cortados da lista, também chiou. “O Lula dilmou”, disse Meirelles, o que deve ter sido a maneira mais direta que encontrou de avisar que estaria se distanciando do governo e aderindo aos críticos.

Os neoliberais mais bolsonaristas e agressivos fizeram uma pequena festinha, entoando a música do “eu avisei”.

Na esquerda, por outro lado, a satisfação também foi grande, e pelos mesmos motivos que irritaram o campo neoliberal.

Lula riscou uma linha no chão, deixando claro que não permitirá que o povo continue passando fome em nome de nenhuma programa de “austeridade fiscal”, com direito inclusive a um chiste: a regra de ouro do meu governo, explicou o presidente eleito, será comida na mesa.

O petista também reiterou, todavia, o seu compromisso com a responsabilidade fiscal, lembrando a redução da dívida pública em seu governo, além do pagamento da dívida externa.

Lula já percebeu que a conjuntura política de seu primeiro ano de governo será diferente daquela de 2003, quando administrou o país pela primeira vez.

O governo terá que manter alto apoio popular durante todo o mandato, mas especialmente no primeiro ano, e um eventual aumento de dívida pública seria um preço pequeno a pagar diante da instabilidade política que adviria de um processo precoce de erosão de prestígio.

O golpe de 2016, a propósito, foi a grande lição nesse sentido. Ele só foi possível porque Dilma Rousseff cometeu o erro político de 2015, de tentar agradar os “mercados” com Joaquim Levy e um programa de austeridade, que seria necessário, entendeu o governo na época, para reconquistar a confiança dos agentes econômicos, antes de iniciar um novo ciclo de investimentos.

O resultado foi que não houve austeridade, nem reconquista de confiança, nem novo ciclo de investimento e se deflagrou um processo de instabilidade política que, por sua vez, contaminou a economia, destruindo milhões de empregos e empresas.

Com uma oposição mobilizada, fascista e armada até os dentes com ferramentas de fake news, seria perigoso e pouco inteligente se entregar ao jogo hipócrita dos “mercados”, que no fundo não estão interessados em austeridade fiscal, e sim apenas em assegurar o controle sobre as finanças públicas, de maneira a usá-las de acordo com seus interesses financeiros e políticos.

Não se deve temer a oscilação volátil dos mercados financeiros. Os índices caem e sobem. Quanto ao câmbio, ele também não deve ser motivo de grande preocupação, em função da magnitude das exportações brasileiras. O câmbio é problema grave quando o país tem déficit comercial. Quando tem superávit, tudo se resolve naturalmente. E o Brasil vive outro boom de suas commodities (aliás, foi por isso que foi difícil derrotar Bolsonaro).

Nos últimos três anos, a balança comercial tem batido recordes históricos. Câmbio nunca é problema nesses casos, porque se o dólar subir, é mais divisa que entra no país, aumentando nossa capacidade de importar outras coisas.

Os problemas do Brasil são exatamente aqueles expostos por Lula: a fome, a má distribuição de renda, a defasagem na educação, a saúde precária.

O “mercado” não costuma olhar para esess problemas porque é uma entidade fantasmagórica, fictícia, cujas ideias e palavras são, na verdade, aquelas que seus “intérpretes” desejam que sejam. E os intérpretes costumam ser gerentes de banco, operadores de mercado financeiro, economistas ultraliberais, que já cometeram tantos erros terríveis nos últimos anos que é surpreendente que ainda sejam tão ouvidos.

Todos os índices econômicos relevantes de um país são medidos em relação ao PIB. Isso significa que é preciso fazer o país crescer. Reformas para simplificar e modernizar o sistema tributário são bem vindas e necessárias. Reformas para modernizar e fortalecer o direito do trabalho, idem.

Mas será preciso também ampliar despesas com educação, saúde, infra-estrutura e programas sociais, porque essa é a fórmula universal, desde Keynes, usada por todos os países que se desenvolveram, para tirar uma economia da estagnação e estabilizar o crescimento econômico no médio e longo prazo.

Lula sabe disso, e seu discurso indica que seguirá por esse caminho.

Quanto ao mercado, seus representantes mais inteligentes sempre encontrarão alguma maneira de faturar.

Possivelmente, alguns investidores abutres ou mal intencionados, que preferem sempre lucrar com a miséria, tomem a decisão de sair do Brasil. Mas muitos outros se sentirão atraídos pelas novas perspectivas que se abrirão num das maiores economias do mundo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EDSON NORBERTO SALES

22/11/2022 - 11h44

Lula realmente É O CARA.

Netho

18/11/2022 - 14h46

Foi por um triz!
A diferença foi igual à votação das famílias dos 700.000 mortos pela carnificina provocada pela política sanitária do capitão da República Miliciana.
Vale para Luís Inácio, a mesma afirmação de Millôr Fernandes, a respeito do primeiro governo democrático de Sarney que sucedeu o último governo ditatorial de Figueiredo.
“Olha, tem menos escuridão do que havia, mas na verdade, quando a claridade se fez um pouco, você viu que não só do outro lado havia uma bruta esculhambação, como havia uma decadência precoce no país e uma quase impossibilidade de se reerguer daquele local em que estava, porque nós descobrimos que, ao se levantar a escuridão, nós estávamos num pantanal; não do MT”.
O PDT não deve ocupar nenhum cargo no Lula III, que já dá sinais preliminares de decrepitude e mais do mesmo. Nem deixar de exigir a retomada das garantias trabalhistas e de seguridade do mundo do trabalho que serão rifadas, a exemplo do que Dilma II fez com o seguro-desemprego sob gestão fazendária de Joaquim Levy que atualmente dá expediente na alta administração do Banco Safra no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Augusta na capital paulista.
O quadro geral é da repetição dos erros formidáveis que permitiram a ressurreição de dois filhotes da ditadura, que chegaram ao Planalto a bordo de uma “candidatura militar” e reabriram os portais à ascensão fascista.
O primeiro teste das instituições em frangalhos nada tem a ver com “transição”, “responsabilidade fiscal”, “política social”. Isso são flores!
O teste é a greve geral dos caminhoneiros em todos os estados a partir do primeiro minuto em que a cobrança de impostos sobre combustíveis retornar ao patamar anterior para impedir a quebra de todos os estados da federação.
A primeira crise à vista tem data marcada para janeiro de 2023 com o ICMS na placa.
Só os devotos do lulismo e seus acólitos esperam um Lula III melhor que Lula I e II.
O devoto é aquele que ignora outra máxima de Millôr Fernandes:
“O pior cego é aquele que quer ver”.

rOBSON

17/11/2022 - 00h38

Farei apenas cinco observações.
1) Lula é corrupto, o que ele roubou daria pra alimentar o Brasil inteiro.
2) Dilma não sofreu golpe algum, pois o impeachment foi aprovado pela Câmara e Senado, conforme a Constituição Federal.
3) Lula é tão corrupto, mas é tão rico que comprou o STF, o TRE, e até a mídia. Comprou até O CAFEZINHO…

Saladino

15/11/2022 - 13h58

Toda a gente grita “Viva Tartarin de Tarancón”!
“Viva o matador de leões”!
“Tartarin de Tarancón sente-se um verdadeiro herói.
E como ainda não perdera o jeito de se equivocar volta de novo às aventuras”.

Nostradamus

13/11/2022 - 10h58

Tá bom.. vai ler então e, para de peidar no blog seu catinguento de uma figa! Porco!

E

12/11/2022 - 16h41

Tivemos no 2° turno destas eleições uma disputa, claramente, entre a barbárie e a barbárie.

EdsonLuíz.

12/11/2022 - 16h34

Tive.is no Brasil, claramente, uma elejção sntre a barbárie e a barbárie.

E com a história se ‘reproduzindo’ como farsa…DUPLA!

Assim queconseguir abrir um tempinho com mais calma vou reler’O 18 de…’

Netho

12/11/2022 - 13h53

O quilograma de picanha Swift, que Luis Inácio prefere, custa no palanque da transição R$ 61,99 e a cerveja de 600 ml, a preferida do presidente, que lhe rendeu o apelido de “Brahma”, custa R$ 7,99.
A plebe rude espera que quando Luis Inácio descer do palanque, a dupla prometida na campanha – “picanha e cerveja” – substitua a dupla atual: “pão e água”.
Até agora, já se viu que a volta ao poder não terá direito sequer ao período de graça nem à lua de mel.
Luis Inácio tem diante de si o “dilema do prisioneiro” e contra si a lei de ferro da história: o 18 de Brumário de Luís Bonaparte do Velho Barbudo.

    AFINADOR DE REALEJO

    12/11/2022 - 20h53

    Mais do mesmo anarfa-político, em temporada anterior da série, ‘Disco Enroscado’, também conhecida por “Lengua Quemada”.

    Netho
    novembro de 2020

    Lula tornou-se um Tarantin de Tarascon. Sua tática eleitoral encarcerada e dependente do judiciário da Casa Grande levou os filhotes da ditadura a ocuparem o Alvorada e o Jaburu. Não satisfeito, ainda teima em querer se manter na ribalta quando a estrela não brilha mais e o resultado mostra o declínio irremediável do lulo-petismo. O PDT deve se manter o mais longe possível do lulo-petismo para não sair na foto ao lado de Lula que se tornou, como dizem os argentinos, uma cédula de “plata quemada”.

carlos

12/11/2022 - 12h18

A vdd é uma só não se combate um crime , com outro crime essa a filosofia da família bolsonaro, não se joga, sujeira pra debaixo do tapete.

Alexandre Neres

12/11/2022 - 11h43

Nas eleições mais importantes que tivemos em nosso país, um verdadeiro divisor de águas, na disputa renhida entre a civilização e a barbárie, terei orgulho em contar pros meus netos de que lado estive.

Seis horas da matina o cara acorda de pau duro, tal qual as vivandeiras que ficam rodeando os quartéis e já começa a vociferar contra Lula e o PT. Não representa nenhuma novidade. Durante a campanha eleitoral atacou Lula o tempo inteiro e poupou seu concorrente. Tentou estabelecer uma falsa simetria entre o candidato democrata de centro-esquerda e o autocrata de extrema-direita. Até Vera Magalhães, Míriam Leitão, Mariliz Pereira Jorge e que tais aduziram que a escolha não era nada difícil. Pianqueta seguiu firme e forte. Pregando o voto em branco, mas com o coração verde-amarelo (verde-oliva, que fique claro!).

A fantasia está se rasgando. Agora está elogiando os quadros técnicos do desgoverno. A partir daí, o fanfarrão começa a surtar. Tenta, em pleno 2022, atribuir o ódio incrustado em nossa sociedade ao PT depois de tudo que vivemos nesses 4 últimos anos.

“Ou o PT vai SEMPRE repetir as narrativas que as suas centrais de ódio preparam como arsenal de guerra política contra adversários (inimigos)?” Depois do esgoto que se tornaram as redes sociais, em uma manobra diversionista, a quem o obcecado tenta atribuir a existência do gabinete do ódio? Claro, precisa desenhar? É surreal. E vai além…

“Lula sempre se havia mostrado como um ser raivoso, ultraradical e intolerante.” Lula é ultraradical, intolerante, isso mesmo que vocês leram. Deve ter sido por isso que conquistou os apoios de FHC, de Serra, de Cristóvam Buarque, de Roberto Freire, de todos os economistas do Plano Real, de Amoêdo, de Meirelles, de Simone Tebet e assim por diante. Por outro lado, este aprendiz de Pinóquio normalizou o desgoverno os 4 anos, defendeu o inquilino do Planalto da acusação de fascista e de genocida, disse que estava sendo acusado injustamente no caso “pintou um clima”, defendeu a política econômica de Paulo Guedes recorrentemente e não teceu nenhum comentário sobre os episódios grotescos Bob Jeff e Carla Zambelli.

Temos que entender que desde 30/10/2022 à noite Pianqueta tomou na tarraqueta e está no modo surtado. O mais engraçado é que o reaça se autoproclama democrata, progressista e com valores humanistas, conquanto na prática entoou um fora Lula! assim que o presidente foi eleito, deixando patente seu viés golpista.

Por fim, só não posso deixar passar incólume esse passado cor-de-rosa, esse recorte revisionista que tenta emplacar no governo FHC, que ficou marcado para sempre pela população como antipovo. A bem da verdade, com desemprego galopante e crescimento em média de 2%. Só pra se ter uma ideia, não há espaço para o idílio esboçado pelo Pianca: em 2001, a meta da inflação era de 4%, o teto era de 6% e a inflação real foi de 7,67%; já em 2002, a meta da inflação era de 3,5%, o teto da meta era de 5,5%, enquanto a inflação foi de 12,53%. Este foi o Brasil saneado deixado de FHC para Lula, que só existe na mente doentia deste mitômano, que parece imitar seu mito velado!

EdsonLuíz.

12/11/2022 - 06h07

Você que lê!

●Você já imaginou o PT ser por um momento magnânimo?
▪Toda merda pode ter alguma coisa de aproveitável. O atual governo, essa merda bolsonárica, que tem –para mim– tanta merda quanto tem o petismo (desculpe o que estou usando de escatológico), surpreendeu ao revelar alguns bons técnicos, como os tecnicamente competentes Tarcísio de Freitas, que agora acabou sendo eleito governador de São Paulo e Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central.

▪Pergunto a você que lê:
—Você acha que o PT abandonaria por um momento o ódio que sempre destila –e esse ódio petista não é destilado com justificativa fundamentada, mas sempre para efeito destrutivo que seja conveniente ao PT–, o PT abandonaria essa prática de fazer desqualificações levianas, conseguiria ser magnânimo, o PT, uma vezinha e assumiria a competência de algum adversário do PT (Adversário este, qualquer um, que para o PT é sempre um inimigo a ser destruído)?

Ou o PT vai SEMPRE repetir as narrativas que as suas centrais de ódio preparam como arsenal de guerra política contra adversários (inimigos)?

●No ano de 2002, nas eleições para presidente daquele ano, o PT fantasiou Lula para disfarçar o que Lula havia mostrado ser até ali.

Lula sempre se havia mostrado como um ser raivoso, ultraradical e intolerante.

Nas eleições de 2002, para esconder o ódio que sempre destilou, Lula assumiu a fantasia que ficou conhecida como “Lulinha, Paz e Amor”.

Foi isso! E nenhum petista pode negar que essa era e é uma fantasia de Lula, só necessária de ser usada por quem precisa administrar a imagem, esconder aquilo que é no real e, assim, conseguir se reposicionar no imaginário do eleitor? Puro marketing! Ou você acha que quem não é conhecido por destilar ódio precisa usar uma fantasia “Paz e Amor”?

Pois bem! Em 2002, Lula não parou aí!

O eleitor, em 2002, em bom número, caiu no discurso populista e no carisma de Lula e sinalizou que aceitaria votar nele, DESDE QUE as políticas e programas do PSDB e do governo Fernando Henrique fossem mantidos.

Lula, em 2002, não só vestiu a fantasia de “Lulinha paz e amor”. Lula também ▪ASSUMIU COMPROMISSO de MANTER as políticas do governo do PSDB e de Fernando Henrique, que haviam saneado e reorganizado o Brasil. Eram (e são) políticas insificientes para as necessidades do Brasil, mas eram um excelente recomeço da balbúrdia e erros que os últimos governos civis e todos os governos da ditadura haviam deixado. O eleitor queria a garantia de que as políticas do governo Fernando Henrique continuassem.

Lula, sabendo que essa era uma exigência total do eleitor e sabendo que aquilo vinha dando resultado, fez um documento conhecido como “Carta ao Povo Brasileiro”, que você encontra fácil na internet, se comprometendo em manter TODAS as diretrizes de Fernando Henrique. E Lula ASSINOU o documento! E Lula MANTEVE essas políticas no seu 1° mandato.

Enquanto Lula manteve essas políticas, elas continuaram a dar bons resultados. Depois Lula começou a mudar e colocar as políticas petistas e colocou tudo a perder.

●Por que o povo exigia a continuação daquelas políticas do PSDB e do Centro Político?
▪Oras, bolas: Porque estavam sendo positivas e transformando o Brasil.

Lula é carismático e, no seu talento comunicador de populista, prometia “muito mais”. A população apostou nas promessas. Lula manteve as políticas do PSDB TOTALMENTE. A conjuntura mundial, a partir de 2003, mudou totalmente e de uma forma que nunca acontecera antes, e entrou dinheiro no Brasil como nunca se viu. As coisas no Brasil continuaram a melhorar.

▪Por dados e por políticas implementadas, é possível delimitar o período de maio/1993, quando Fernando Henrique assumiu como ministro da fazenda do governo Itamar Franco, até dezembro de 2006, fim do 1° mandato de Lula, como um único período histórico para a economia brasileira. E com muitos bons frutos, em relação à década perdida dos anos 80.

No 2° mandato de Lula e nos mandatos de Dilma o PT mudou essas políticas, os ganhos anteriores foram se perdendo e, no final, houve mês em que o Brasil não tinha dinheiro sequer para pagar o programa Bolsa Escola (…Bolsa Família….Auxílio Brasil…).

Estes são os fatos.

Aquilo, as políticas implantadas antes de Lula, era tão bom e necessário que a população exigiu e Lula e o PT, que não são nada magnânimos, adotaram com um documento assinado por Lula as políticas do adversário. A parte proveitosa dos governos do PT foram quase todas continuação do PSDB. Depois o PT implantou suas irresponsabilidades, que nós temos que tentar impedir agora que eles repitam, e destruíram tudo.

Documento assinado não é narrativa!
Mas esse petista/bolsonarista sempre virá aqui com suas táticas e narrativas para confundir. E ainda, como é uma das táticas petistas, levianamente chamará as verdades de mentiras e, invertendo, chamará as mentiras e narrativas que decora nos blogues sujos que frequenta de verdades.

Edson Lujz Pianca.

Paulo

12/11/2022 - 00h49

Relato pessoal: almocei hoje com um médio empresário do interior paulista, do setor imobiliário, e ouvi dele o depoimento de que estava orgulhoso com o filho, que passara vários dias (não estou certo dele ter dito 10 dias) acampado em frente a um quartel, numa cidade limítrofe, bancando, inclusive, comida e bebida entre os manifestantes, protestando contra o resultado das urnas. Ele, o filho, bastante jovem, esteve presente no almoço. Só aí percebi o grau de fanatismo exacerbado que move os bolsonaristas. São uns coitados, que pensam lutar pela pátria, quando são só explorados por alguns grandes empresários interessados em mitigar a legislação trabalhista e ambiental, dentre outras. Pensam combater pelo liberalismo. Fiquei profundamente consternado em contrariá-lo, e não o fiz, por pudor, pois vi que comungavam de um sentimento de amor à pátria legítimo, embora equivocado, distorcido. No final, abraçamo-nos e senti um fervor autêntico, um bem querer, que eu até então não houvera compreendido. O bolsonarismo é um fenômeno sociológico…

EdsonLuíz.

11/11/2022 - 19h57

Faço oposição a todo o fedor político, não escolho fedor para combater.

●boldonaro fede?
▪Combato bolsonaro!
●Lula fede?
▪Combato Lula!

A merda toda é que apoiadores de um e de outro, quando são gado, gostam do mau cheiro do seu Mito e acham que todo mundo é obrigado a achar que é perfume.

Eu tive uma, digamos assim, amiga, embora o contato tenha sido mínimo e em condições, para nós, ainda muito cautelosas, por ter sido em 1979 e, embora nos estertérios da ditadura, tínhamos muito medo. Nós, do PCB, mesmo nós, os eurocomunistas do partidão, que àquele tempo já éramos social democratas da linha de Karl Kautski e Berlinger e militássemos sinceramente pela democracia, ainda tínhamos medo de retrocessos políticos: Fiel Filho havia sido assassinado pela ditadura poucos anos antes. Morríamos de medo enquanto os petistas flanavam autorizados pela mesma ditadura.

Eu era um menino. Meu contato com minha amiga, contato controlado por dois ‘velhos’ dirigentes, seu Magalhães e outro, era para dar suporte logístico a ela, providenciando comida, remédios e coisas assim. Ela, que havia acabado de voltar do exílio, teve algum problema com seu processo de anistia e não pode ficar em São Paulo. Esperou meio escondida em Vitória a solução do problema, negociado em São Paulo por João Hermam.

Era Ana Montenegro, que estava bem velha, faleceu, e hoje é nome de algum coletivo feminista, acho que ligado ao PSOL, em Minas Gerais.

Ana era uma comunista do grupo ortodoxo, pró-soviético do PCB, diferente de mim.

Ana contornou algumas recomendações de segurança e tivemos alguns contatos mais diretos. Aninha Montenegro era baiana e conteporânea de Jorge Amado no PCB. Ana era ortodoxa, pró-soviética e conservadora, mas não era gado submisso.

Eu uma vez perguntei a Aninha: o que você acha de Jorge Amado. Pergunta de menino bobo, é claro!

Aninha montenegro me respondeu: Jorge é apologista de muita porcaria. Para Jorge, a merda de um dirigente da Rússia é perfume.

Essa fala de Ana me lembra certos petistas e certos bolsonaristas, que acham que as merdas de bolsonaro e de Lula são perfume. E isso explica parte da perseguição deles a mim.

Natalia

11/11/2022 - 19h15

O PT e afiliados sao um cancer para o Brasil, a historia jà disse isso claramente o problema sao milhoes de imbecis explorados e colocados atras de um caro de som para pular feito mongoloides gritando é 13 sem saber o que estao fazendo.

O problema é o vazio civili e cultural de 30 anos que nao deixa que o Brasil và pra frente mas fique preso as eternas promessas de dinheiro facil.

Jonathan

11/11/2022 - 19h01

Desde que esse rato ganhou as eleiçoes a Petrobras perdeu 20% de investimentos…

Os brasileiros jogaram foram a chance (sem saber do que fazem, vivem numa eterna carnavalice…) de continuar num caminho diferente da mesmice troglodita de sempre.

Tony

11/11/2022 - 18h40

Até hoje eu nao entendì o que o Governo tem a ver com o que as pessoas ganham, deixam de ganhar comem ou deixam de comer, ecc…

O Estadodeve administrar a coisa publica (coisa que nem isso consegue fazer decentemente…) e nao encher o saco de quem trabalha e nada mais.

Essa mania de depender do estado que a gente vé no Brasil eu nunca tinah visto em outro lugar…

Alexandre Neres

11/11/2022 - 17h45

O antipetista feroz se alia aos minions/trolls/bots/haters para disseminar fake news: “O PT herdou um país saneado e preparado para fazer o resgate da população pobre.”

O mentiroso contumaz tenta elaborar uma análise revisionista do governo FHC 2, que já começou com o estelionato eleitoral do câmbio artificialmente mantido. A partir daí, foi crise em cima de crise, sempre de pires na mão recorrendo ao FMI, culminando com o apagão. Não conseguiu cumprir meta inflacionária, desemprego em alta, cheio de gente morando na rua e assim por diante.

Não à toa o PSDB não conseguiu eleger mais nenhum presidente e morreu por inanição. Não queria tratar disso, mas sou obrigado a repor a verdade dos fatos por causa das lorotas pérfidas desse antipetista, que não passa de um bolsonarista enrustido, o qual durante todo o certame eleitoral não fez outra coisa senão atacar Lula e o PT diuturnamente, sempre poupando o inominável de críticas de uma forma ou de outra, seja pelo que fala, seja pelo que cala.

EdsonLuíz.

11/11/2022 - 16h40

Essa é uma risca boa : “Regra de Ouro é comida na mesa”.

Essa é a mais prioritária de todas as riscas! Mas tem que saber como riscar, e o PT não sabe.

A primeira coisa que tem que saber para traçar esse riscado é saber que…

Precisa ter “REGRA DE OURO”!;
Precisa ter “ÂNCORA FISCAL”!;
Precisa ter “RESPONSABILIDADE ! “.

E o PT, os dados, os fatos e a história mostram, o PT NÃO TEM!

O PT herdou um país saneado e preparado para fazer o resgate da população pobre.

O Brasil, na década de 80 e por meia década de 90, NÃO TINHA nenhum horizonte e perspectiva. Só a inflação passava de 1780% ao ano (não se assustem com o número da inflação da época os que eram muito novos e não têm recordação das maquininhas de remarcar preços. A taxa de juros dá para imaginar quanto era, com essa inflação, não dá?).

Pois essa situação de buraco econômico e fiscal foi saneada pelo Plano Real, somada a uma série de reformas :Reforma Previdenciária, Reforma Trabalhista, Desestatização de empresas como a CVRD (Vale do Rio Doce), Privatização de Bancos Estaduais falidos, Institucionalização de Avaliação de políticas de investimento e de Políticas públicas em geral, inclusive na área da educação, Estabelecimento de Regras de Responsabilidade Fiscal, etc, etc, etc.

O PT votou CONTRA tudo! Boicotou o saneamento da economia do Brasil e, quando o Brasil já estava mais ‘limpinho’, com sua economia mais saudável, e começou a implantar políticas de resgate da população pobre, o PT votava CONTRA TUDO, boicotava e fazia oposição sistemática. O PT era “do contra”, xingava todo mundo, dizia que todo mundo era corrupto.

O PT nunca pediu desculpas da violência, truculência, ignorância técnica, focinheira ideológica… O PT atrapalhou muito o Brasil e nunca pediu desculpas do que fez contra pessoas bem sérias. Contra Geraldo Alckmin e contra Marina Silva, inclusive. Mas contra Fernando Henrique, contra José Serra, contra muita gente nos Estados…

Mas o Brasil conseguiu ser saneado, a despeito do PT e mesmo com o PT atrapalhando.

Surgiu, do entulho que o Brasil era, uma herança bendita que pode iniciar o combate à fome. Com todas as críticas que possamos ter em relação ao Fernando Henrique e ao PSDB, foram eles que lideraram esse processo de limpeza da economia, das instituições e das estruturas brasileiras.

E no início do resgate da população pobre surgiu o…Bolsa Família.

Advinhem?
O PT votou…CONTRA!
E xingou, e xingou, e xingou.

Mas foi aprovado assim mesmo.

Depois, no poder, o PT se apropriou de várias políticas contra as quais havia votado. E ainda mudava essas políticas de nome para dizer que eram do PT.

Lula não roubou só dinheiro e jogou o Brasil na maior recessão da história, não. O PT roubou polítjcas, também!

E assim o PT roubou o Bolsa Escola, contra o qual havia votado. Mudpu o nome do programa e passou a chamar de Bolsa Família. E passou a dizer que foi ele que fez. Agora, bolsonaro também fez a mesma coisa que o PT havia feito e mudou o nome do Bolsa… para Auxílio Brasil.

Só que o PT, a partir do segundo mandato de Lula e no período da Dilma, DESMONTOU o arcabouço institucional da economia que havia possibilitado o início do resgate da população pobre, exagerou na irresponsabilidade com a economia e descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. O PT gastou um dinheiro que o Brasil não tinha e…

▪Veio a MAIOR recessão econômica de nossa história!
▪Veio o aumento gigante da taxa de desemprego!
▪A fome voltou a crescer no Brasil (claro que para esse aumento da fome houve a culpa da pandemia e a instabilidade que bolsonaro cria, mas a culpa maior do aumento da fome, quando você enfrenta a MAIOR recessão econômica da história, lógico que não dá para ser NEGACIONISTA da economia, falar que não tem culpa e botar a culpa toda nos outros.

Só uma coisinha: nessa de não ter responsabilidade fiscal, não cumprir teto de gastos ou outra âncora mais dura e necessária… Nessa de NÃO CUMPRIR REGRA DE OURO necessária, o PT jogou o Brasil em uma crise econômica tão séria que, no mês de setembro/2014, não tinha dinheiro para pagar nem o Bolsa família e o dinheiro para pagamento teve que ser sacado a descoberto na Caixa Econômica Federal, o que caracteriza crime de responsabilidade.

Tenha responsabilidade, Lula! Foi por vocês não terem responsabilidade que vocês desmontaram a bendita herança que vocês receberam (e xingavam de maldita) e o Bradil foi jogado na crise, na fome e nas mãos de bolsonaro (que eu já tenho dúvidas sobre quem é mais irresponsável: se é ele ou se é você.).

Se o PT for irresponsável mais uma vez, volta a recessão, volta o desemprego, volta a fome.

A primeira medida importante para combayer a fome é ter responsabilidsde fiscal e com a economia. E estou falando de ter responsabilidade mesmo, não de ficar falando que tem e jogar o Brasil no buraco novamente.

Edson Lujz Pianca.

JOSE RUBENS CORREIA

11/11/2022 - 15h22

Podemos falar tudo, mais uma coisa é Lula sabe acertar quem ouvir suas afirmações, não resta dúvida que temos governo totalmente diferente do Bolsonaro, não falou em armas, nem dúvidas sobre o sistema juridico, o mesmo sistema que aprisionou por mais 500 dias,Não, lembrou justamente daqueles que está com fome, isso é real e não tem como esconder.em suma não sou petista, mas reconheço que o cara é foda ,fala com uma convicção que até eu acredito, Fica com Deus.

Zulu

11/11/2022 - 14h06

O dólar subir aumenta todos os preços e por tanto diminui o volume de venda e as importações.

Saulo

11/11/2022 - 13h59

Que além de ser um Larápio Lula fosse um asno populistoide de primeira linha não é novidade alguma…

A única coisa que esse Canastrão sabe fazer é explorar a pobreza para ganhar votos e roubar para se manter no poder…nunca fez nada na vida a não ser isso por tanto não há como pretender muita coisa.

É um elemento rasteiro de baixíssimo nível civil e cultural.

Esse pseudo Governo tem tudo em dia para durar menos de 2 anos.

Kleiton

11/11/2022 - 13h52

O Brásil é uma máquina perfeita para produzir miséria e mortes, é um buraco preto que engole tudo…

Lá vem mais dívidas astronômicas que serão pagas por quem acorda as 5 dá manhã para ganhar 2.000 R$.

Infelizmente a América Latrina ainda em 2022 está atolada nesse populismo comunistoide bananeiro (promovido por quem tem dinheiro e não precisa trabalhar muito ou até nada para viver), apanham nós dentes todos os dias mas não aprendem… são idiotas mesmo.


Leia mais

Recentes

Recentes