Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Após as eleições: indústria registra desempenho negativo em outubro

Por Cleber Lourenço

18 de novembro de 2022 : 11h13

O desempenho da indústria foi negativo na passagem de setembro para outubro, com queda da atividade, do emprego e da utilização da capacidade instalada. Os dados são da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada hoje (18), em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

É o segundo recuo consecutivo na produção industrial. O índice de evolução da produção manteve-se abaixo dos 50 pontos, ao cair de 49 pontos para 48,5 pontos. Valores acima da linha divisória de 50 pontos indicam aumento da produção industrial e abaixo da linha de corte, queda. “É a primeira queda na produção industrial para um mês de outubro desde 2016”, informou a CNI.

O emprego do setor industrial também caiu após cinco meses consecutivos de crescimento. O índice de evolução do emprego passou de 51,4 pontos para 49,6 pontos indicando corte. É a primeira queda do emprego industrial para um mês de outubro desde 2019.

Da mesma forma, o índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o segundo recuo consecutivo e encerrou outubro em 71%. Nos últimos dois meses, a UCI acumula queda de dois pontos percentuais.

Expectativas em queda

Segundo a CNI, todas as expectativas do setor industrial em novembro “recuaram fortemente”. “É a primeira vez em mais de dois anos que há expectativa de recuo no emprego industrial e nas exportações para os próximos seis meses”, explicou a entidade. “Há ainda menos otimismo em relação à compra de matérias-primas e ao nível de demanda”, disse.

O índice de evolução do nível de estoques aumentou para 51,5 pontos em outubro. Acima da linha divisória de 50 pontos, o índice aponta aumento dos estoques em relação a setembro. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado se afastou da linha divisória dos 50 pontos, subindo de 50,9 pontos para 52,4 pontos entre setembro e outubro.

A CNI explicou, também, que o resultado coloca os estoques do setor industrial no maior nível acima do planejado desde julho de 2019, “com indicativo de frustração dos empresários com o nível de consumo”.

Para a entidade, as expectativas dos empresários já estão contaminadas com a demanda inferior à produção, que já estão em um cenário de queda da atividade.

O índice de intenção de investimento caiu 3,9 pontos, para 53,5 pontos. É o menor nível desde agosto de 2020.

A CNI consultou 1.757 empresas entre 1º e 10 de novembro, sendo 703 empresas de pequeno porte, 615 médias e 439 grandes empresas.

Via: EBC

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista no Brasil de Fato e O Cafézinho e roteirista do canal Galãs Feios com passagens pelo Congresso em Foco e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Zulu

18 de novembro de 2022 às 16h40

A incerteza após a eleição do Pilantra Máximo e o bando de imbecis que vem de reboque é grande.

Certamente muitas empresas entraram em standby após as eleições.

Responder

Edu

18 de novembro de 2022 às 14h11

Por que todo antipetista é um tremendo filho de cadela ? Além, claro, de ser mau caráter safado … não serve nem para adubo …

Responder

carlos

18 de novembro de 2022 às 13h36

Esse Paulo guedes é pra ser investigado pela ações da Caixa de pandora por evasão de divisas. Esse vagabundo tem que ser preso. No Brasil.

Responder

carlos

18 de novembro de 2022 às 13h32

Bolsonaro e Paulo guedes vão queimar no fogo do inferno, junto com esses empresários que estão financiando essa bandalheira toda.

Responder

Cézar

18 de novembro de 2022 às 13h02

É só fazer arminha que passa, kkk

Responder

Mandrake

18 de novembro de 2022 às 11h43

Como diaria e PRESOdente eleito…pacienca.

Responder

Mandrake

18 de novembro de 2022 às 11h42

Pois é…quem foi eleito nao esta nessa foto.

Responder

Deixe um comentário