Menu

Nova era

Histórica. Inesquecível. Redentora. Abundam e, ao mesmo tempo, faltam adjetivos para qualificar a cerimônia de posse do presidente Lula. As imagens mais emblemáticas deste memorável 1º de janeiro de 2023 são, sem a menor dúvida, as de Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto junto com trabalhadores e representantes de grupos historicamente excluídos – […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

Histórica. Inesquecível. Redentora.

Abundam e, ao mesmo tempo, faltam adjetivos para qualificar a cerimônia de posse do presidente Lula.

As imagens mais emblemáticas deste memorável 1º de janeiro de 2023 são, sem a menor dúvida, as de Lula subindo a rampa do Palácio do Planalto junto com trabalhadores e representantes de grupos historicamente excluídos – e depois recebendo a faixa deles.

Quem colocou a faixa em Lula foi Aline Souza, mulher negra, catadora. Em um país com milhões de pobres e de trabalhadores que suam sangue para sobreviver dia após dia, onde o racismo, o machismo e o classismo seguem sendo pragas que corroem o tecido social, ver uma representante desses setores marginalizados da população colocar a faixa no novo presidente é de encher o coração de esperança.

Os discursos de Lula, tanto no plenário da Câmara dos Deputados, para os políticos, quanto no púlpito em frente ao Palácio do Planalto, para o povão, foram de arrepiar.

O presidente foi correto ao apontar a destruição deixada pelo governo Bolsonaro e cirúrgico ao dizer que os responsáveis pelo genocídio que ocorreu no nosso país não podem ficar impunes. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, se posicionou contra o “revanchismo” em seu exageradamente longo discurso.

Mas ninguém está propondo “revanchismo” algum.

Lula falou que os que cometeram crimes devem ser responsabilizados na forma da lei, nada mais do que isso. Responsabilizar quem comete crimes não é “revanchismo”, mas necessidade imperiosa se o país quiser garantir que seus próximos governantes pensem duas vezes antes de cometerem atrocidades como fez Bolsonaro na gestão da pandemia (e em tantas outras áreas).

A população que ouvia Lula falar em frente ao Palácio gritou, a plenos pulmões, “Sem anistia!”. A anistia aos militares que barbarizaram na ditadura militar é, certamente, um dos fatores responsáveis por termos ainda que conviver com movimentos autoritários.

Responsabilizar os criminosos que usam o poder do Estado para massacrar a população do próprio país é, repito, imperioso. Esta será uma das grandes batalhas políticas do próximo período, pois ajudará a moldar as próximas décadas do Brasil.

Lula destacou, em seus discursos, a volta dos ministérios da Mulher, dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial, da Cultura. Setores cruciais em qualquer povo e ainda mais importantes em um dos países mais desiguais do planeta.

“Brasil, um país de todos” foi o slogan dos dois primeiros mandatos de Lula. Apesar do novo slogan ser o anódino “União e reconstrução”, tudo indica que a prática governamental terá muito mais a ver com o país de todos que Lula escolheu como mote de seus primeiros governos.

É o que indica a prevalência do tema da desigualdade social em seus dois discursos. Lula comparou a renda do punhado de bilionários mais ricos do país com a de 100 milhões dos mais pobres e disse que isso é inaceitável.

E se emocionou quando falou da fome. Um choro que também é emblemático, já que o EX-presidente Jair Bolsonaro não derramou uma lágrima pela volta da miséria e da fome (ele inclusive negava essa realidade), ou pelos 700 mil mortos pela Covid-19. O golpista frustrado começou a chorar somente depois de perder as eleições, apavorado com a perspectiva de sair do poder e de ser (justamente) preso.

É uma diferença gritante, senhoras e senhores.

Saem do ministério os idiotas, delirantes e sociopatas e entram quadros de alto nível como Silvio Almeida, Nísia Trindade e Fernando Haddad.

Sai de cena um governo que acelerou a extinção da humanidade(!) ao ter como ministro do Meio Ambiente um delinquente investigado por exportação ilegal de madeira e entra um governo que coloca o combate às mudanças climáticas em um patamar elevadíssimo. Marina Silva, figura respeitada internacionalmente na área da proteção ambiental, será a voz do Brasil no trabalho global que será necessário para salvar a espécie humana.

Acaba um governo aliado dos garimpeiros, grileiros e mineradores que assassinam inocentes de forma brutal e destroem nosso bioma para garantir seu estúpidos lucros. Começa um governo que, pela primeira vez na história, coloca uma indígena, Sonia Guajajara, como ministra de Estado, chefiando um ministério inédito, o dos Povos Indígenas. Lula falou, em seu discurso, que o Brasil tem uma dívida histórica com os povos originários desta terra, e essa dívida finalmente começará a ser paga.

É evidente que a vida não será um mar de rosas daqui pra frente.

As batalhas serão duras, especialmente no campo econômico, onde a grande mídia já se posicionou na oposição ao novo governo. Estejamos preparados porque o bicho vai pegar.

Mas só a partir de amanhã.

Hoje é um dia para festejar, rir e chorar de alegria. A consciência política do povo brasileiro derrotou o fascismo, a desumanidade e o uso da violência como método político.

Começa hoje a construção de um novo país. Que seja o início de uma nova era.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rudi

02/01/2023 - 23h29

As manifestações dos bolsonaristas, eivadas de mágoa, impotência, azedume e birra infantil NÃO TEM PREÇO.

Lanterna dos Desesperados

02/01/2023 - 23h21

Patéticos e tristemente dignos de pena, os verminions que continuadamente insistem em mostrarem-se ainda mais rasteiros no modo de serem repetitivamente irreais, diante de realidades incontornáveis, como no caso em questão estampada na foto principal da primeira página do NYT, hoje, “Brasil installs Lula as Leader; Loser is Absent”, que não deixa dúvida sobre quem é o Leader e quem é o ‘Boser’.

Ultrapassada a repulsa, chegando a contorcida e torturante vergonha alheia, não há mais para onde se rebaixarem, apodrecidos além limites, é chegado o momento, em 72 horas, de marcharem forçosamente em direção a Orlando para abraçarem o ‘Boser’ eternamente.

Xuxo

02/01/2023 - 16h02

Parecem os Village People…kkkkkkkk

Luiz

02/01/2023 - 10h23

Acabou manés, não amolem.
Vão chorar até quando?
Deixem de mimimi.

Edu

01/01/2023 - 20h42

Antipetista CUZÃO!!!!!
O que vc escreve não serve pra porra nenhuma.
Vai pro Afeganistão!!!!!! Hahahahahahaha

Willy

01/01/2023 - 19h57

Fernando Haddad…seria o sujeito de alto nivel que nao conseguiu votos em uma sequer urna de Sao Paulo para a reeleiçao a prefeito ? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

E’ o mesmo que andava na rua tempo atras com acara de outra pessoa dizendo que ele mesmo nao era ele mas outra pessoa ? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Seria nivel de ridiculo ao qual o autor se refere ?

Se perguntar fora do Brasil quem é Marina Silva ninguem sabe, sao todas invençoes, as mesmas que inventam sobre o Paulo Freire, ninguem faz ideia de quem seja nem no Brasil e muito menos fora pois nao representa nada fora dos ambientes de esquerdoides.

Os Brasileiros elegeram alguns anos atras esse tal de Lula como uma especie de senhor feudal ao qual se entregam por algum estranho motivo (promessas de dinheiro) até este elemento estar vivo.

Na completa capacidade de evoluir, de formular um raciocionio e compreender um texto com mais de 5 palvras, de aprender, de sair da mesmice tragica…como reflexo do que està na cabeça dos mesmos (nada) continuam na mesma como perfeitos adultos infantiloides.

E’ o extao retrato do Brasil, parado, estagnado, vivendo de eternas promessas e ilusoes entre um pulo atras de um carro de som e o outro.

Comico.

Tony

01/01/2023 - 19h36

Nao ha desenvolvimento nenhum sem meter as maos no meio ambiente.

O meio ambiente brasileiro é preservadissimo pois um pais que nao tem nada mais que 2 fabricas, 10 km de ferrovias e 5 estradas asfaladas nao ameaça absolutamente nada.

Os maiores indices de desenvolvimento humano e de maior idade de vida sao nas grandes cidade poluidas.

Quem està poluindo e destruindo o mundo sao a China e a India onde nao ha controle de nada.

Precisamos de fatos e nao de invenvionices globalmongoloides.

Uganga

01/01/2023 - 19h26

O Brasil ao inves de ir para frente volta atras, o tempo passa e o atraso sò aumenta…

Valeriana

01/01/2023 - 19h19

O nosso Pedrinho està coma a cabeça bombada…de asneiras como sempre.

Durante os governos desse petralhume imundo morreram 900 mil pessoas assasinadas (a maioria negros e do NE)…as guerras na Siria e no Afeganistao nao chegaram nem perto disso.

Distribuiram cartoes de credito para todo mundo em conluio com os bancos e jogaram quase todos os brasileiros economicamente ativos nas dividas eternas.

Pagaram a Faria Lima e a rentistas por quase duas decadas os juros mais altos do mundo a risco zero pagos por quem acorda as 5 da manha para ganhar 1.500 R$ por mes.

Conseguiram chegar ao ponto sem retorno de 2016 (sem nenhuma pandemia) na taxa de desemprego recorde e de assaltos aos cofres publicos nunca vistos na historia da humanidade,

Hoje o Brasil tem a menor taxa de extrema pobreza de sempre (dados do Banco Mundial que monitoria isso ha decadas e nao de invençoes de ONG de esquerda em época eleitoral…).

Um porco que ficou multimilionario sotraindo dinheiro aos brasileiros por decadas junto a corja dele, desviou e deixou desviar (quando nao envio diretamente via BNDES) bilhoes de dinheiro de quem acorda as 5 da manha falando em fome ? O pai, filho e espirito santo do petrolao e do mensalao falando em fome ? Kkkkkkkkkkkkk O chefe de Dirceu e Palocci falando em fome ? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk O homem das palestras de araque milionarias para a Odebrecht e OAS falando em fome ? kkkkkkkkkkk

Essa gente vive de mongolice, sao bombados de uma ideologia para abestados e infelizmente nesse oceano de cabeças ocas ainda conseguem espaço oferecendo dinheiro em troca do voto…um dia o Brasil se livrarà dessa eterna apologia da desgraça (alheia).

Lembrando que 30% dos brasileiros nao foram votar, 30% votaram para Bolsonaro e 30% e mais alguns votaram para o Lavador de Cuecas de Marcelo Odebrecht e Cia.

Renan Calheiros esta radiante de felicidadae !! Kkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo

01/01/2023 - 19h15

“Sai de cena um governo que acelerou a extinção da humanidade(!) ao ter como ministro do Meio Ambiente um delinquente investigado por exportação ilegal de madeira e entra um governo que coloca o combate às mudanças climáticas em um patamar elevadíssimo. Marina Silva, figura respeitada internacionalmente na área da proteção ambiental, será a voz do Brasil no trabalho global que será necessário para salvar a espécie humana.”

Nessa parte concordo. Sou favorável à preservação integral de nosso meio ambiente, mas com compensações amplas aos povos privados do desenvolvimento.

De resto, discordo ou faço ressalvas.

E segue especialmente o eterno mito do “bom selvagem”, dentre outros. Nunca é demais lembrar que, antes da chegada dos portugueses que, sim, foram brutais com os povos autóctones, os indígenas brasileiros guerreavam por vingança e se comiam – literalmente – uns aos outros, de forma ritual, mas não sem ranços de prazer gastronômico, como uma passagem em que um colono ou jesuíta – não lembro ao certo, transcrevia as palavras de uma singela vovozinha indígena tupinambá que se degustava com “ossinhos das mãos de rapazes da tribo inimiga”…

Natalia

01/01/2023 - 18h51

A palhaçada terceiromundista de sempre.


Leia mais

Recentes

Recentes