Menu

Lula e 27 governadores fazem pacto em prol do desenvolvimento nacional

Na reunião que teve com os governadores nesta sexta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou um pacto com os governadores em prol do desenvolvimento do Brasil. Na prática, o líder progressista retomou o Pacto Federativo que foi destruído pelo governo de Jair Bolsonaro. Mais cedo, o presidente Lula garantiu que os […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

Na reunião que teve com os governadores nesta sexta-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou um pacto com os governadores em prol do desenvolvimento do Brasil.

Na prática, o líder progressista retomou o Pacto Federativo que foi destruído pelo governo de Jair Bolsonaro. Mais cedo, o presidente Lula garantiu que os bancos publicos irão financiar obras nos estados.

Leia a íntegra da carta!

Em reunião realizada hoje, 27 de janeiro de 2023, entre os vinte e sete Governadores e Governadoras dos Estados e do Distrito Federal com o Presidente da República, reafirmamos nosso compromisso com o estado democrático de direito e com a estabilidade institucional e social do país.

A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira.

O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro.

Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional.

Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados.

Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente.

Brasília, 27 de janeiro de 2023.

Acesse a carta clicando aqui

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rafiusk

29/01/2023 - 00h02

Só de ter diálogo civilizado, de ter iniciativa, buscar um bem comum já tá valendo. Diferente do fascistoide que tava parasitando o planalto, contando mentira todo dia, semeando a discórdia e o ódio, a desavença. De uma boçalidade magistral, de um ranço com um comunismo que nunca existiu, quando vejo uma iniciativa dessa de por essa joça de país no trilho ainda me vejo com um pinguinho de esperança

Edu

27/01/2023 - 21h39

Hei, Miguel !!!! O que falta pra remover esse lixo que insiste em infestar o ambiente?
Esses vírus de câncer não sairão por eles mesmos…

Paulo

27/01/2023 - 19h53

Difícil a operacionalização disso aí, viu!?

Tony

27/01/2023 - 16h52

O blá blá blá e as promessas inúteis de sempre.

Kleiton

27/01/2023 - 16h51

Agora vai…kkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes