Menu

Sete deputados podem ter seus mandatos anulados pelo STF

247 – Sete deputados federais que tomam posse em 1º de fevereiro para a próxima legislatura da Câmara podem acabar perdendo seus mandatos por causa de duas ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal, informa reportagem do jornal Estado de S.Paulo.  A reportagem ainda aponta que Podemos, PSB e Rede Sustentabilidade questionam a constitucionalidade da mudança aprovada no […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação/STF

247 – Sete deputados federais que tomam posse em 1º de fevereiro para a próxima legislatura da Câmara podem acabar perdendo seus mandatos por causa de duas ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal, informa reportagem do jornal Estado de S.Paulo. 

A reportagem ainda aponta que Podemos, PSB e Rede Sustentabilidade questionam a constitucionalidade da mudança aprovada no Código Eleitoral pelo Congresso em 2021, tornando mais rígida a distribuição das chamadas “sobras”, vagas restantes nas eleições proporcionais após a definição dos nomes e partidos mais votados.

Estão em jogo os mandatos de Sílvia Waiãpi e Sonize Barbosa (ambas do PL), Professora Goreth (PDT) e Dr. Pupio (MDB) no Amapá, além de Lazaro Botelho (PP-TO), Lebrão (União Brasil-RO) e Gilvan Máximo (Republicanos-DF). Como a norma questionada vale para todas as eleições proporcionais, a composição dos legislativos estaduais definida em outubro passado também pode mudar.

“No sistema proporcional, os eleitos são escolhidos a partir dos votos atribuídos não apenas a cada candidato, mas também aos partidos. A definição dos eleitos se dá com o cálculo, nessa ordem, do quociente eleitoral, do quociente partidário e das “sobras” dessa conta, agora alvo de contestação no STF. O quociente eleitoral é a divisão do total de votos válidos pelo número de cadeiras em disputa (na Câmara são 513), desprezando frações iguais ou menores que 0,5. Já o quociente partidário é a divisão dos votos válidos atribuídos à legenda e aos candidatos de uma mesma sigla pelo resultado do quociente eleitoral, desprezadas as frações”, explica a jornalista Isabella Alonso. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

29/01/2023 - 12h02

Qdo se fala de golpe, geralmente, seja desferido através fãs 3 armas , mas um golpe dado pelo congresso ainda por safadao que com dinheiro do povo vcs imaginam, um vamos falar sério um deputado Eduardo Cunha, comprando voto com dinheiro do povo, imagina o resto do congresso de vagabundos, que em nome da mãe e do pai eles provaram são um bando uma corja cheia de vaidade que só pensam na família deles, e do monstro que foi se banhar nas águas do rio Jordão, vai agora bandido.

GENOCIDA PRESO

28/01/2023 - 16h54

A hora do genocida vai chegar.

E os mandatos dos deputados golpistas? Será que o TSE e STF irão detonar?

Partagas

28/01/2023 - 12h38

Pelo andar da carruagem nao seria coisa da qual se surpreeender.

O que agente viu vindo deste careca nazistiode e dos compadres dele nos ultimos anos é inimaginavel para qualquer pais minimamente normla e civilizado….coisa que o Brasil nao é nem de longe pois os brasileiros nao sao civilizados.

Alguem sabe o que deveria ter na casa de Sergio Reis para que este animal autorizasse uma busca e apreensao ? Ou foi sò para intimidar…?

Quando alguem souber responder a esta pergunta eu começo a achar algo normal no que este animal faz com o apoio dos ratos de esquerda e da Globo…


Leia mais

Recentes

Recentes