Menu

Lula dispensa bolsonaristas e nomeia Kenarik Boujikian e Manoel Caetano para Comissão de Ética

Governo federal substitui membros ligados a Bolsonaro de órgão responsável por analisar casos de conflitos de interesses 07/02/23 às 08:59 Paulo Motoryn – Brasil de Fato – Brasília (DF) Brasil de Fato — Kenarik Boujikian, ex-desembargadora do TJ-SP, e Manoel Caetano Ferreira Filho, procurador aposentado do estado do Paraná – Divulgação | Montagem: Brasil de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação/Montagem Brasil de Fato

Governo federal substitui membros ligados a Bolsonaro de órgão responsável por analisar casos de conflitos de interesses

07/02/23 às 08:59

Paulo Motoryn – Brasil de Fato – Brasília (DF)

Brasil de Fato — Kenarik Boujikian, ex-desembargadora do TJ-SP, e Manoel Caetano Ferreira Filho, procurador aposentado do estado do Paraná – Divulgação | Montagem: Brasil de Fato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (7), três dos sete membros da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.

Os integrantes retirados da CEP por Lula são bolsonaristas e foram indicados ao cargo justamente no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dois deles, inclusive, foram indicados em novembro de 2022, quando o ex-capitão já tinha perdido as eleições de outubro.

Criada por decreto presidencial em 1999, a Comissão de Ética Pública é responsável por analisar a conduta de servidores públicos federais e tem a prerrogativa de orientar autoridades em relação a situações que envolvam conflitos de interesses. O colegiado é composto por sete membros.

Membros da Comissão de Ética dispensados por Lula:

Célio Faria Júnior, ex-ministro da Secretaria de Governo;

João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor especial da Presidência;

Fábio Prieto de Souza, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e atual secretário de Justiça de São Paulo.

Membros da Comissão de Ética nomeados por Lula:

Bruno Espiñeira Lemos, advogado que compôs o grupo de Transparência, Integridade e Controle na transição de governo;

Kenarik Boujikian, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo;

Manoel Caetano Ferreira Filho, jurista e procurador aposentado do estado do Paraná.

Comissão tomou decisão questionada

Uma reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo na segunda-feira (6) apontou que a Comissão de Ética, formada exclusivamente por indicados de Bolsonaro, liberou da quarentena o ex-deputado Fábio Faria, que chefiava o Ministério das Comunicações, e Bruno Bianco, ex-advogado-geral da União.

Os dois ex-ministros bolsonaristas vão trabalhar no BTG Pactual. Além deles, Marcelo Sampaio, ex-ministro da Infraestrutura, também foi liberado para trabalho imediato na iniciativa privada. Segundo o jornal apurou, foi convidado para trabalhar na Vale.

Em dezembro do ano passado, o Brasil de Fato mostrou que a Comissão de Ética tomou outra decisão controversa ao absolver um servidor que ocupava cargo de confiança no Palácio do Planalto no governo Bolsonaro e, ao mesmo tempo, vendeu cursos para o próprio governo federal.

O caso foi revelado pelo Brasil de Fato em fevereiro de 2022. A reportagem, que serviu de base para o processo aberto na Comissão de Ética, apontou que dois funcionários concursados do Poder Executivo Federal receberam, por meio de uma empresa criada por eles, o valor de R$ 17,2 mil do Ministério da Infraestrutura para oferecer um curso a servidores da pasta.

Edição: Vivian Virissimo

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes