Menu

Lula sobre alta taxa de juros do BC: “É irresponsabilidade”

Na entrevista que concedeu a jornalistas do Brasil 247, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou suas críticas sobre a alta taxa básica de juros praticada no Brasil, estipulada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.  Vale lembrar que nesta terça-feira, 21, o Conselho de Política Monetária (Copom) do BC se reúne […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert/PR

Na entrevista que concedeu a jornalistas do Brasil 247, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou suas críticas sobre a alta taxa básica de juros praticada no Brasil, estipulada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

Vale lembrar que nesta terça-feira, 21, o Conselho de Política Monetária (Copom) do BC se reúne para definir se mantém ou não a atual taxa da Selic. Segundo Lula, Campos Neto não tem compromisso com a própria lei de autonomia do BC.

“Sinceramente acho que o presidente do BC não tem compromisso com a lei que foi aprovada de autonomia do BC. A lei diz que é preciso cuidar da responsabilidade, da politica monetária, mas diz também que é preciso cuidar da inflação do emprego, coisas que ele não se importa”, afirmou o presidente. 

“Vou continuar batendo, tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juro para que a economia possa voltar a ter investimento. É irresponsabilidade o BC manter a taxa de juro a 13,75%”, completou.

Assista a íntegra da entrevista!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

22/03/2023 - 15h08

Sérgio Moro foi o juiz que condenou o traficante Fernandinho Beira-Mar.

▪A mãe de Fernandinho Beira-Mar também deve repetir todo dia que Fernandinho é um bom menino e que é Sérgio Moro que inventou que Beira-Marzinho é traficante.

EdsonLuíz.

22/03/2023 - 15h02

Vocês do PT dizem que as provas contra Lula são ..
…FALSAS!
▪Então, processem os juízes falsificadores e os prendam!
▪Ou parem de dizer que Lula não é corrupto e que as provas são falsas!.

Alexandre Neres

22/03/2023 - 01h33

Antes de tudo, a instância máxima, o guardião da Constituição já se posicionou em decisão irrecorrível que os processos instaurados em desfavor de Lula são nulos pelas provas terem sido produzidas por um juiz parcial que as selecionou para condenar seu desafeto, além de ter adredemente atraído a competência para julgá-lo de forma ilícita e tirá-lo da disputa eleitoral.

Portanto, em sede de habeas-corpus, o STF desconstituiu todas as decisões anteriores contra Lula porque o princípio do devido processo legal foi conspurcado, na medida em que as provas estavam contaminadas, objeto de grave nulidade. Gostaria de prevenir esse defensor do Senador Marcos do Val, também da Santa Catarina do Sudeste, que está cometendo o crime de calúnia ao chamar o presidente Lula de corrupto, pois não só nenhuma pena pesa sobre ele, como nenhuma acusação em todo o território nacional, sendo ele inocente como qualquer outro brasileiro nessas condições.

O processo foi desarvorado por incontáveis falhas cometidas pelo juízo e pela acusação, que atuaram em colusão nos autos, sendo os grandes responsáveis pelo fato de os processos em questão não seguirem adiante por contrariarem as garantias mais comezinhas que devem ser asseguradas a todo cidadão. Eles são os grandes responsáveis por isso e a eles deve ser imputado o resultado obtido em face de não se desincumbirem a contento do seu mister. Vale ressaltar que o Poder Judiciário permitiu que Serjo Morto fosse chamado de juiz corrupto pela sua folha de serviços prestados.

Se o senhor não fosse jejuno em Direito e tivesse um conhecimento mínimo da atuação do Poder Judiciário brasileiro ao longo do tempo, prolatando decisões as mais absurdas e enviesadas, se conseguisse empreender uma análise sociológica de fôlego, não faria críticas tão pueris.

Política também não é o seu forte. Lula deu a volta por cima, é o presidente do Brasil e tem a ficha limpa no Judiciário. Sua missão é pacificar o país, todavia sem submeter o povo ao mercado que você tanto idolatra. Só mesmo um total sem noção para levantar a hipótese de Lula comprar briga com um Poder extremamente corporativista ao processar seus membros que, de fato, foram muito mal, expondo as vísceras do sistema em um momento que tem muito mais coisa pra se preocupar. Já foi feita a árvore genealógica dos membros da Lava Jato do Paraná, todos pertencentes às elites. Também conhecemos a história daquela malfadada turma do TRF-4, a Rússia do Russo. E ainda tem o alemão de Hamburgo, também radicado no Paraná, que era o relator da Lava Jato no STJ.

Além do mais, apesar dos inúmeros erros e de ter se acovardado diante da pressão e do clamor popular levado a cabo pela Lava Jato entre 2014 e 2020, tivemos uma rara chance de ver o Poder Judiciário, ainda que tardiamente, se redimir do seu erro e repará-lo na medida do possível, merecendo registro a atuação magistral de Xandão, tanto no TSE quanto no STF, não fazendo o menor sentido o campo progressista se insurgir contra o Judiciário uma hora dessas.

Lula está preocupado em governar o país, com o porvir. Passou uma borracha por cima do maior erro judiciário cometido no Brasil contemporâneo.

Embora seja um sinal do quanto teremos que caminhar e de que paira um desconhecimento sobre os direitos liberais mais básicos, ainda temos de aturar que Eduardo Bolsonaro, Kleiton e Edson Luiz chamem Lula de descondenado, em total desrespeito ao ordenamento legal pátrio. Não por acaso os poderes constituídos e o estado democrático de direito foram vandalizados, com os ataques reiterados da Lava Jato tanto à política quanto ao Judiciário terem desembocado nos atos terroristas de 8J.

Xuxo

21/03/2023 - 20h24

O Banco Central não é órgão de governo… faltaria só isso para completar a desgraça.

A gente sabe que a alma autoritária filha de uma ideologia imunda leva essa gente a se sentir (e se comportar como a gente viu no passado) como donos absolutos do Brasil achando que podem fazer tudo que passa pela cabeça (recheada de estrume) e um pouco mais mas não é bem assim, ainda não estamos em Cuba, na Venezuela ou na Nicarágua,.mesmo faltando bem pouco.

Edu

21/03/2023 - 18h37

Resumindo : o antipetista é um tremendo filho de pai fictício, uma desgraça cuja existência é falar e pensar merda o tempo todo, dioturnamente, até o final dos tempos.
Antipetista é um escroto que não serve nem pra adubo.

EdsonLuíz.

21/03/2023 - 17h58

Quem está defendendo Lula da condenação como corrupto que Lula sofreu pelos votos de NOVE juízes — e juízes de três instâncias diferentes;

E se este defensor de corruptos acha ou quer achar que Lula só foi condenado pelo absurdo destes NOVE juízes, todos eles e nenhum a favor de Lula, terem feito o absurdo de USAR provas FALSAS contra Lula.para condená-lo::

… Por que não se pergunta o porquê de Lula NÃO processar os juízes?
▪Você, que está lendo:: se você, seu amigo, seu irmão, seu vizinho… ou mesmo um estranho, se você souber que juízes se juntaram e usaram provas FALSAS para condenar um inocente como criminoso, como pedófilo, como estuprador ou como… CORRUPTO…

▪Você moveria um processo contra os juízes que usaram provas falsas contra um inocente, não moveria?
▪E você iria até o fim e colocaria os juízes que usaram provas falsas contra você, dizendo que você é pedófilo ou é corrupto, na cadeia por uns trinta anos, não é mesmo?

●Por que Lula não processa os juízes dizendo que eles usaram provas falsas e coloca esses nove juízes na cadeia?
●Por quê?

Se o seu primo está sendo injustiçado, condenado como estuprador, com um monte de juízes usando provas falsas para prejudicar um inocente, você vai ficar revoltado com a injustiça e vai ajudar seu pobre e inocente primo a entrar na justiça contra os juízes, não vai?
▪Mas se o seu primo ficar com conversa fiada, dizendo: “Deixa pra lá! Eu fico preso! Eu fico como estuprador! Não vou processar os juízes que me condenaram com provas falsas, mesmo eu sendo inocente”.

Se o seu primo corre da sua proposta de limpar o nome processando os juízes, se o seu primo, na hora de provar que as provas são falsas, fica tirando o corpo fora é porque as provas são………

Então, para que ficar defendendo um corrupto?

Francisco

21/03/2023 - 16h15

O ‘Cuecão Borrado’ sempre ultrajando em seu indefectível fato reservado à missa continuada da ladainha da ideia fixa, tapadamente, pensa-se em condições de tecer criticas, em qualquer assunto e circunstâncias, desde que possa trajando fixa a ideia, atingir algo em Lula, no atacado, e no PT, no varejo.

Ora mia com a ladainha das ‘provas contra Lula’ no lawfare em que foi sequestrado para não vencer a eleição em 2018, arranhando o mote dos 9 juízes, como se 3 deles, os do jogral do TRF4, além de imbatíveis em leitura dinâmica, sincronia de penas e redução de prazos a enésima potência, fossem alheios ao compadrio corporativo, também dos outros 6, cartoriais e genéricos, no carimbar dos arrazoados e combinados políticos, de ocasião, ressalte-se, em faceta jurídica diversa das instâncias antecessoras.
Mia, mia e mia…, provas e mais provas, mas não ajuda seus ídolos da organização lavajateira em safarem-se do singelo questionamento feito há anos:
Em que páginas do processo estão as provas que consubstanciam a sentença que condenou Lula e sequestrou sua candidatura, favorita, a presidente do Brasil, em 2018?

Ora mia, como agora, irresponsabilidades econômicas de Lula, acusando de estouros de gastos quem justamente governou, de 2003 a 20010, produzindo sempre superávits primários, pagando a divida junto ao FMI e acumulando reservas internacionais da ordem de US$ 288 bilhões, aumentadas significativamente pelo governo Dilma, em torno de US$ 364 bilhões, que permitiram aos desgovernos Temer e Bolsonaro não quebrarem também internacionalmente o Brasil, tal como FHC, e pudessem chegar ao trágico fim ‘apenas’ degradando internamente as condições do país e a qualidade de vida da imensa maioria do povo brasileiro, muitos voltando a antiga condição de insegurança alimentar, resolvida nos governos Lula e Dilma. Sem considerar tudo mais que seu governo fez e sabemos, pelo menos os que não possuem ideia fixa, né?

Isso posto vamos aos fatos:
Lula governou até 2010 e o país a partir de 2013, governado por Dilma e integrante dos BRICS, passou a ser alvo de guerra híbrida, dentro do contexto do embate geopolítico entre os Estados Unidos e a China.
Teve inicio nas jornadas de junho de 2013, um ensaio que saiu melhor que o espetáculo pretendido logo mais adiante, e que ensejou o lançamento da operação lavajateira, em março de 2014, para reforçar a operação de eleger Aécio presidente pelo voto, que falhou e foi readaptada para golpear diretamente o governo Dilma, eleito democraticamente, de forma que fosse apeada e junto o PT, do governo do país, para que pudessem introduzir o programa econômico perdedor nas urnas, o ‘Ponte Para o Futuro’, que nos levou direto, sem escalas, ao Brejo da Cruz, onde atolado permanecemos desde 20015, através das pautas bombas para ferrar a economia e turbinar o golpe, da forçada crise política e da farsa das pedaladas que levou ao golpeachment da presidente.
Hoje uma vergonha, salvo para imundices doentias como Cuecão Borrado, que confirma ser desinformado diplomado, quando insiste em mostrar saber absolutamente nada, além do raso, ao cravar, como em tudo e sempre, ser o bolsa escola ‘da Ruth Cardoso’ e o bolsa família ‘do PT’ a mesma coisa, tratando-se apenas de mera questão denominativa. Então tá!

Deixe de ser babaca e Cuecão Borrado de ideia fixa, ao menos por um instante na vida, e desconfie que:

Para o Banco Central poder baixar os juros depende de não criarem em relação ao BC, normativamente, o mesmo que criaram em relação a Petrobras, a garantia que eleito alguém que não viesse satisfazer os interesses das classes dominantes, esse alguém não pudesse governar a empresa em beneficio do país, mantendo-se garantido o atendimento aos interesses das classes dominantes, nacionais e internacionais, estabelecidos.

Onde já se viu, ineditamente, Lula eleito, ter que governar com presidente do BC indicado e eleito pelo governo derrotado nas urnas, que a toque de caixa elevou a taxa real a condição de maior do mundo, e que, imitando o boquirroto ideia fixa do Cafezinho, não abre mão de mantê-la inexplicavelmente alta, economicamente, condenando o Brasil a estagnação econômica e todas suas consequências, para prejudicar o governo Lula e beneficiar rentistas, ferrando o futuro do país e de todos os brasileiros que não fazem parte das classes dominantes, inclusive os aspirantes a um dia fazerem parte dessa xucra excrescência nacional, sintetizada na figura da Casa Grande, a grande beneficiada por essa nojenta desigualdade por ela produzida.

Acorda imbecil!
Não se trata de gastança, trata-se de matança e da luta para evita-la.

EdsonLuíz.

21/03/2023 - 12h42

Irresponsabilidade, Lula, é gastar para parecer que as coisas estão bem e com esses gastos ganhar votos!

Você, Lula, fez isso de gastar de forma irresponsável do seu 2° mandato em diante e em 2013 a economia do Brasil já estava com a língua de fora e o país ficou conflagrado.

Seu governo, continuado com Dilma2e3, em 2014 não tinha dinheiro nem para pagar o Bolsa-Escola (que você insiste em chamar de Bolsa-Família e Bolsonaro chamava de Auxílio-Brasil).

Só para saúde, no Orçamento de 2015 foram retirados $15Bilhões de reais.

Irresponsabilidade é isso, Lula!

Você estourou os gastos!
Bolsonaro estourou os gastos!
Vocês dois fizeram isso para ganhar votos!
E o Brasil está assim por causa das irresponsabilidades de vocês!

Agora você quer repetir a dose de irresponsabilidade gastando mais. E quer mascarar esse estouro de gastos conseguindo receita inflacionária com a inflação que virá se os juros forem baixados na marra, como você já fez de 2007 a 2016 e deu no que deu.

O Haddad está apontando a economia para outra direção, Lula. Haddad está apontando a economia na direção de sanear as merdas que você, Dilma e Jair Bolsonaro fizeram.

Haddad é irresponsável, Lula???
Pelo contrário:: Haddad conhece economia e sabe que não pode ser irresponsável. Não imponha sua irresponsabilidade a Haddad e ao Brasil, Lula!

Para o Banco Central pider baixar os juros depende de você ser responsável com o Orçamento e as receitas, Lula. E você todos os dias nos mostra que quer fazer mais gastança! Mais farras!


Leia mais

Recentes

Recentes