Em entrevista ao site Brasil 247, Ricardo Cappelli, Ministro Interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) falou sobre a crise política surgida pelo vazamento de imagens das invasões de 8 de janeiro terem sido vazadas pela rede de televisão CNN.
De acordo com Cappelli, as imagens foram editadas para construir uma narrativa de que a invasão teria ocorrido com a conivência do governo Lula. Para Cappelli, “a crise foi fabricada para instalar a CPI” e reforçou que o dia 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe por setores que não aceitaram a vitória do presidente Lula.
Sobre a CPI, Cappelli afirmou que não via sentido na investigação pois tinha plena confiança no trabalho da Polícia Federal. Com o pedido do ministro Alexandre de Moraes para identificar todas as pessoas nas imagens, as 160 horas de gravação serão tornadas públicas – para responsabilizar os invasores.
Cappelli diz haver clareza entre os brasileiros sobre os atos de 8 de janeiro e elogiou o trabalho de Flávio Dino, Ministro da Justiça: “A liderança e firmeza de Dino incomodam o extremismo brasileiro”.
O Ministro Interino do GSI diz confiar muito no trabalho do Ministro Alexandre de Moraes e que a Operação Lesa Pátria não tem data para acabar. Cappelli também destacou a importância de “unir civis e militares para reconstruir o Brasil” e acabar com o clima de desconfiança que se instalou no País. Confira a íntegra da entrevista no vídeo abaixo:
EdsonLuíz.
22/04/2023 - 15h29
Ok, Cappelli, o Brasil está desunido, está se inviabilizando socialmente e precisamos unir o Brasil!
Para unir precisamos de militares, de civis, de pastores, de padres, de partidos políticos à esquerda, à direita, da imprensa, das empresas, precisamos de todos.
■Mas quem vai liderar a unidade?
▪Um corrupto condenado por roubar dinheiro público que agora está faltando para a saúde, para a educação e para tudo e que não teve coragem nem de questionar as provas que serviram para sua condenação vai liderar unidade de quê?
▪Um miliciano que questiona uma eleição legítima, faz rachadinhas e leva para casa jóias milionárias e que eram para acervo institucional ou, se eram mesmo do miliciano então ele deveria ter declarado e não declarou vai liderar alguma unidade?
Nós conseguiremos unir o Brasil sob a liderança de algum populista de gastança que quebra o Brasil e provoca recessão econômica grave, juros autos ou estas duas coisas?
Cappelli? Você acha que corrupto e enganador consegue unir o Brasil? Ou que um miliciano consegue?
Para unir o Brasil nós temos primeiro que afastar gente venal, Cappelli. Afastar todos os venais, e não apenas aqueles que nós escolhemos como venais! Precisamos aprender a afastar todas as venalidades e não apenas as que nos incomoda.
▪Se precisa unir o Brasil, é porque ele está dividido em duas partes ou mais. Só quem consegue unir o Brasil é quem seja legítimo para todas as partes.
Algum destes dois populistas corruptos ou um de seus prepostos tem autoridade para unir o Brasil?
Sim, precisamos unir o Brasil!
E sim de novo:: a primeira coisa a fazer para unir o Brasil é não negar as demandas da outra metade e também não aceitar as demandas de nenhum dos lados e que forem demandas descabidas.
●Para unir o Brasil, fora corruptos!
●Fora gastadores irresponsáveis!
●Para unir o Brasil, fora Lula e fora Bolsonaro!
Mas Lula, não importa se ele não tem moral ou autoridade para unir o Brasil, foi eleito de forma legítima e tem um mandato:: Lula vai aceitar renunciar para unir o Brasil? Vai, Cappelli?