Menu

Presidente Filipino justifica acesso dos EUA a suas bases militares

Ferdinand Marcos Jr disse, em entrevista à Reuters, que garantir acesso Estadunidense às bases militares Filipinas é um movimento defensivo que será “útil” caso a China ataque Taiwan. O Presidente Filipino fez uma visita de 4 dias à Washington, nos EUA, onde encontrou o Presidente Joe Biden para atualizar um acordo de aliança defensiva entre […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bandeira das Filipinas - Reprodução: Pexels

Ferdinand Marcos Jr disse, em entrevista à Reuters, que garantir acesso Estadunidense às bases militares Filipinas é um movimento defensivo que será “útil” caso a China ataque Taiwan.

O Presidente Filipino fez uma visita de 4 dias à Washington, nos EUA, onde encontrou o Presidente Joe Biden para atualizar um acordo de aliança defensiva entre os países que já dura quase 72 anos. Ferdinand não respondeu diretamente se o Estados Unidos abasteceriam as bases Filipinas com armas caso houvesse um ataque Chinês a Taiwan.

“Agora tem algo a mais, isso é, a tensão no estreito de Taiwan parece continuar crescendo. Ou seja, a segurança do povo Filipino que vive em Taiwan é primordial.”, completou o Presidente, enfatizando que o que deseja com os acordos é promover a segurança da população de seu país.

A China, principal parceiro comercial das Filipinas, comentou a respeito da situação. Segundo porta-voz chinês, a região estaria “brincando com fogo”.

Enquanto isso, Ferdinand Marcos relatou à Reuters que os EUA não propuseram nenhum tipo de ação às Filipinas em relação a defesa de Taiwan. “É de uma natureza defensiva, talvez de uma defesa civil, quando falo de desastres e evacuação do povo Filipino”, finalizou Marcos.

A visita do Presidente Filipino à Washington teve a intenção de esclarecer o real comprometimento dos EUA com relação à proteção de seu país, uma vez que há atrito entre Manila e Pequim, além da crescente tensão entre Taiwan e a Coreia do Norte.

Ferdinand Marcos foi o primeiro líder Filipino a visitar os EUA nos últimos 10 anos, mudando completamente o cenário da relação dos dois países. Seu antecessor, Rodrigo Duterte, tinha se afastado dos Estados Unidos, antigo aliado filipino, para se aproximar da China.

Os EUA, enquanto isso, veem as Filipinas como uma localização privilegiada para posicionar bases militares, caso haja realmente uma invasão chinesa em Taiwan. Vale lembrar que o atrito entre os territórios existe porque a China alega que Taiwan é território chinês, no entanto, a região não reconhece dessa forma.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes