Menu

Haddad admite que Galípolo foi indicação de Roberto Campos Neto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), admitiu que foi o próprio Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, que indicou o nome do secretário-executivo, Gabriel Galípolo, para assumir a diretoria de Política Monetária do BC. “Eu estava no G20, na Índia, fomos almoçar juntos [Haddad e Campos Neto], e foi a primeira pessoa […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), admitiu que foi o próprio Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, que indicou o nome do secretário-executivo, Gabriel Galípolo, para assumir a diretoria de Política Monetária do BC.

“Eu estava no G20, na Índia, fomos almoçar juntos [Haddad e Campos Neto], e foi a primeira pessoa que mencionou a possibilidade do Galípolo ir para o BC no sentido de entrosar as equipes do BC e Fazenda”, disse o ministro em entrevista coletiva.

Vale lembrar que Galípolo foi indicado para assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central na tentativa de “conciliar” uma suposto harmonia entre política fiscal (Fazenda) e monetária (Banco Central).

Ainda sobre Galípolo, Haddad disse que ele “é uma pessoa da nossa absoluta confiança que nunca teve militância partidária e é uma pessoa conhecida do mercado”.

“O Galípolo foi presidente de banco, é conhecido dos economistas, é coautor de todas as políticas públicas que estão sendo endereçadas ao Congresso Nacional”, emendou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

09/05/2023 - 17h08

Claro que Galípolo não foi uma indicação do Roberto Campos. Galípolo é tão ou mais defensor da utopia da MMT-Teoria Monetária Moderna do que André Lara Resende:: claro que Roberto Campos não indicaria o Galípolo.

Penso que nem o Haddad indicaria o Galípolo, mesmo que para o ministerio da Fazenda, onde ele está como n° 2 de Haddad. Para mim, tanto Galípolo estar no Ministério da Fazenda como agora ele ser indicado para o Copom é coisa de Lula.

Mas Galípolo é um cara educado. Galípulo quer agradar Lula, mas para isso ele, pelas vezes que eu o ouvi falando, não destrata o presidente do Banco Central com asneiras. Daí que eu acho que tem mais chance de o outro diretor ter sido indicado por Roberto Campos e, no entendimento entre Haddad e o Banco Central, Campos possa ter aceitado assumir a indicação de Galípolo para evitar barulho com o setor financeiro, que tenderia a rejeitar Galípolo.

Para o Banco Central, quanto menos barulho, melhor. E, à parte as diferenças, Galipolo é muito bom economista. Só não sei se será bom para o setor público, em um país com os desequilibrios econômjcos e sociais e a dívida que temos, já que Galipolo é um economista bastante heterodoxo.

Alexandre Neres

09/05/2023 - 16h49

Galípolo foi uma tacada genial de Lula.

Acabou o reinado de bob fields neto. Virou uma rainha da Inglaterra. Todos os outros componentes do Copom sabem em que direção o poder está indo. O bloco monolítico se rachou.

Todo mundo sabe quem é que manda. Não precisa ser imediatamente. Comendo pelas beiradas com requintes de crueldade.

Tantas fez o czar independente da economia que sempre se manteve próximo do quartel bolsonarista.

A falta de legitimidade democrática das suas decisões se coaduna com os atos antidemocráticos dos seus amigos de fé.

De agora em diante não passa de um pato manco.


Leia mais

Recentes

Recentes