Menu

O Governo está preparando um novo documento para remover garimpeiros e invasores das terras Yanomamis

O Ministro da Justiça, Flavio Dino, falou sobre esse tema Nesta terça-feira, 9, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino (PSB-MA), esteve em sessão da comissão de segurança pública no Senado Federal, e afirmou que o Governo Federal irá instalar um novo comando nas terras Yanomamis para retirar garimpeiros e criminosos. Maior território […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O Ministro da Justiça, Flavio Dino, falou sobre esse tema

Nesta terça-feira, 9, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino (PSB-MA), esteve em sessão da comissão de segurança pública no Senado Federal, e afirmou que o Governo Federal irá instalar um novo comando nas terras Yanomamis para retirar garimpeiros e criminosos.

Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami, enfrenta uma crise sanitária sem precedentes, causada pela forte presença de garimpeiros – no ano de 2022, a exploração de minérios avançou 54% na região. Esse avanço desenfreado causou doenças, devastação ambiental e conflitos armados, com mortes e violência.

A previsão do governo é colocar no local dois delegados da Polícia Federal, um general do Exército e um brigadeiro da aeronáutica, com intuito de fiscalizar e proteger a área. O objetivo é atuar em duas frentes: com serviços de saúde e na repressão aos garimpeiros que ainda permanecem no território.

Além da troca de comando, o Ministério da Justiça já enviou 475 militares e policiais para reforçar a segurança na região.

“Foram feitas janelas de saída, a imensa maioria saiu, mas alguns ficaram exatamente porque estão armados. E aí, infelizmente, nós temos momentos em que o poder coercitivo do Estado é necessário. Queremos sempre o caminho conciliatório mas, quando necessário usar a força, a PRF, a PF, a Força Nacional, as Forças Armadas têm não só a necessidade como a imprescindibilidade de usar a força, e é isso que tem acontecido”, disse o Ministro ao ser questionado pela ex-ministra Damares Alves.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes