Menu

Diálogo com Zelensky foi positivo e cria confiança, diz Amorim

Sputnik – Nesta quarta-feira (10), o assessor especial para política externa do presidente Lula, Celso Amorim, esteve em Kiev e se reuniu com Vladimir Zelensky, com o vice-chanceler, Andrei Melnik, e com outros membros do governo ucraniano. Em declarações à imprensa, Amorim disse que a visita foi “muito tranquila”. “O diálogo foi positivo, de criação de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Tomaz Silva/Agência Brasil | REUTERS/Aleksandra Szmigie

Sputnik – Nesta quarta-feira (10), o assessor especial para política externa do presidente Lula, Celso Amorim, esteve em Kiev e se reuniu com Vladimir Zelensky, com o vice-chanceler, Andrei Melnik, e com outros membros do governo ucraniano.

Em declarações à imprensa, Amorim disse que a visita foi “muito tranquila”.

“O diálogo foi positivo, de criação de confiança, visando a explicar nossos objetivos para a paz”, afirmou o ex-chanceler, que disse não querer compartilhar mais informações pois isso deve ser feito em breve de forma oficial pelo governo”, segundo a mídia.

Amorim disse que Zelensky “entendeu bem” ao ouvir que Lula quer trabalhar pela paz, juntamente a outros países que conversam com Moscou e Kiev.

“Não será fácil chegar a uma confluência. Será necessário que os dois lados cheguem à conclusão de que o custo da guerra é maior do que o custo de certas concessões. […] Naturalmente, Zelensky tem as posições dele, mas acho que assim vamos progredindo. Neste momento, é preciso que haja um grupo de países que esteja trabalhando no assunto, discutindo com um e com outro, para que Ucrânia e Rússia possam conversar”, afirmou.

Após o encontro de Amorim com Melnik, o ministério das Relações Exteriores ucraniano divulgou nota em que afirma que avaliou positivamente as intenções do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de facilitar a paz na Ucrânia.

A viagem de Amorim acontece após Lula declarar que os Estados Unidos e a Europa colaboram para a extensão do conflito devido à larga quantidade de envio de armamentos para Ucrânia e também por terem “entrado no conflito” de forma “imediata” sem primeiro tentar negociar com a Rússia.

Depois das falas do presidente, o governo brasileiro foi criticado por líderes europeus e pela Casa Branca. Diante do contexto, o Brasil decidiu enviar o assessor especial do presidente para mostrar que Brasília dialoga com as duas partes envolvidas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes