Menu

Fake News: TSE pune Nikolas, Zambelli, Flávio e Eduardo Bolsonaro após falas falsas sobre Lula

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nesta quinta-feira (11). A punição veio após os parlamentares divulgarem um vídeo de conteúdo falso sobre o presidente Lula, durante as eleições de 2022. O valor da multa ainda será estabelecido e, […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nesta quinta-feira (11). A punição veio após os parlamentares divulgarem um vídeo de conteúdo falso sobre o presidente Lula, durante as eleições de 2022.

O valor da multa ainda será estabelecido e, caso achem necessário, os parlamentares podem pedir recurso ao TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). No caso, Nikolas gravou um vídeo acusando Lula de incentivar o uso de drogas por crianças e adolescentes, além de associá-lo à criminalidade, à censura das redes sociais e outros.

Após a coligação de Lula ter entrado com uma representação no TSE, o vídeo saiu do ar. O veridíto foi liminar e o plenário também referendou a decisão. O relator da ação, ministro Raúl Araújo, porém, encerrou o processo sem analisar o mérito, o que impediu a imposição de multa aos parlamentares envolvidos.

Durante o julgamento, Araújo considerou que, após o encerramento das eleições, não haveria interesse processual em julgar uma representação que busca a remoção de conteúdo da internet considerado irregular durante o período eleitoral. A coligação de Lula entrou com um recurso sobre a decisão.

Os ministros chegaram a conclusão de que o vídeo passa dos limites legais e puniram os parlamentares ao pagamento da multa. O valor será definido pelo relator do acórdão, ministro Sérgio Banhos, que foi contra a opinião de Aráujo e venceu o julgamento.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

11/05/2023 - 14h05

A justiça brasileira é tão boa tão generosa que um juiz qdo comete um crime exemplo um crime de assassinato ele é aposentado compulsoriamente, com uma grana boa com todos os penduricalhos possíveis, aí onde vou chegar, o artigo 5° da constituição precisa de uma adequação para prática porque por enquanto fica só nível teórico, onde fica o princípio da legalidade por isso no Brasil tudo é balela.

carlos

11/05/2023 - 13h35

Multa é um paliativo, para quem é reensidente, a justiça brasileira é tardia e morosa. Justiça não é justiça se não for aplicada no tempo devido, no caso os personagens são useiros contumazes, desse tipo de crimes.


Leia mais

Recentes

Recentes