Menu

Alto escalão da China e dos EUA discutem laços bilaterais

Xinhua – Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), e o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, tiveram discussões abertas, aprofundadas, substanciais e construtivas sobre os laços bilaterais na quarta e quinta-feira em Viena. Os dois lados conversaram sobre a remoção […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

Xinhua – Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), e o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, tiveram discussões abertas, aprofundadas, substanciais e construtivas sobre os laços bilaterais na quarta e quinta-feira em Viena.

Os dois lados conversaram sobre a remoção de obstáculos nas relações China-EUA e a estabilização dos laços contra a deterioração.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh, expôs plenamente a posição solene da China sobre a questão de Taiwan.

Os dois lados trocaram também pontos de vista sobre a situação na região Ásia-Pacífico, na Ucrânia e sobre outros assuntos internacionais e regionais de interesse comum.

Os dois lados concordaram em continuar a fazer bom uso deste canal estratégico de comunicação. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

12/05/2023 - 10h50

O cuecão borrado só pode estar de pianca mole!

“Mickey Mouse – Música Tema

Quem é o líder do clube
Que foi feito para você e eu
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E
Hey! Aqui, Oi! Aqui, Ho! Aqui
Sejam Bem-Vindos como puderem
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E

Mickey Mouse!

Mickey Mouse!

Para sempre levantaremos nossa bandeira
Alto! Alto! Alto! Alto!

Junte-se e cante uma música
E junte-se a diversão
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E

Clube do Mickey Mouse
Nós vamos nos divertir
Nós vamos ser novas faces
Alto! Alto! Alto! Alto!

Nós vamos fazer coisas
Vamos a lugares
Em volta do mundo
Nós vamos marchando

Quem é o líder do clube
Que foi feito para você e eu
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E
Hey! Aqui, Oi! Aqui, Ho! Aqui
Sejam Bem-Vindos como puderem
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E

Mickey Mouse!

Mickey Mouse!

Para sempre levantaremos nossa bandeira
Alto! Alto! Alto! Alto!

Junte-se e cante uma música
E junte-se a diversão
M-I-C-K-E-Y M-O-U-S-E”

EdsonLuíz.

12/05/2023 - 09h43

Foram os Estados Unidos que socorreram a China para que ela se libertasse da submissão à União Soviética, rompesse os laços com o stalinismo, implantasse o Capitalismo em sua economia e prosperasse.

Com a ajuda dos Estados Unidos e dos demais países democráticos estabelecendo intercâmbio, treinamento, fazendo transferência de tecnologia e investindo, a China conseguiu sair da condição de país semi-feudal em que estava e, em um processo que começou em 1972, a China já conseguiu retirar da miséria 850MILHÕES de seus habitantes.

Esta relação da China, com os Estados Unidos, com a Europa e com o Capitalismo começou com Deng Xiaoping, depois da morte de Mao tsé-Tung. Agora, com Xi Jiping, a China está voltando a endurecer o regime, agravando os problemas de direitos humanos no país e buscando impor sua versão de Órdem Mundial, unilateral e sob regime de ditadura.

Ontem, aqui, lemos declarações insidiosas de um representante da China buscando erodir a ligação que tem a Europa com os Estados Unidos. Burrice à parte daquelas declarações do diplomata chinês, o que fica daquela arrogância sem realismo e feita só para infernizar as relações multilaterais é a impossibilidade de haver confiança das democracias em relação à ditadura chinesa sob Xi Jiping e de haver confiança em quem se associa com ditaduras, não só com a chinesa, para além do necessário pragmatismo nas relações internacionais, se descuidando das obrigações mundiais legais, dos direitos humanos e dos valores progressistas e democráticos e repetindo os interesses e as mentiras desses autoritários.

Para mim, se a China não se livrar de Xi Jiping ela vai para o isolamento e para o retrocesso econômico. Quem se associou com a China e com a Rússia no empreendimento macabro na Ucrânia estará igualmente isolado e exercícios de simpatia que houverem serão somente educação diplomática. O Brasil já está sentindo o clima de isolamento em que Lula está deixando o Brasil e isso é notado pelo esforço de propaganda de quem apoia o governo em tentar mostrar que o mundk democrátjco está aceitando Lula, quando apenas está se do educado e pragmático e tenrando ver o que é pissível continuar, já que k Brasil é um país democrático. Ainda é!

O Brasil, sob a conjuntura atual, também não tem muito a ganhar em manter o atual ministro das relações exteriores e em manter o Celso Amorin em assessoria especial. Eles foram colocados nestes postos por motivação ideológjca e estão atrapalhando muito. Mas certamente não vai adiantar avisar, como não adiantava avisar Bolsonaro, que fazia a mesma coisa que Lula e conduzia as relações internacionais do Brasil pautado por seus interesses ideológicos.

Pelo que já fizeram contra as democracias nestes últimos dois anos, que confiança as democracias podem ter em Xi Jiping, em Vladjmir Putin, em Lula e em Bolsonaro?


Leia mais

Recentes

Recentes