Menu

Indo contra a maré de convocações: Boulos busca apoio de Lira

O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) luta para evitar que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, que tem presidência a cargo da bolsonarista e deputada Bia Kicis (PL-DF), possa convocar os ministros do governo de Lula. Na última quarta-feira (10), o deputado expressou sua preocupação sobre os mais de 55 requerimentos de convocação propostos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Guilherme Boulos busca apoio de Lira Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) luta para evitar que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, que tem presidência a cargo da bolsonarista e deputada Bia Kicis (PL-DF), possa convocar os ministros do governo de Lula. Na última quarta-feira (10), o deputado expressou sua preocupação sobre os mais de 55 requerimentos de convocação propostos por parlamentares bolsonaristas.

“Essa comissão está virando uma festa do caqui. É impressionante. A cada semana é uma enxurrada de convocação de ministros”, afirmou Boulos. O deputado ainda afirmou que a comitê estaria virando uma “festa do caqui”.

Apesar dos esforços, o pedido foi negado por Bia Kicis, com respaldo da bancada bolsonarista. Boulos, então, optou por apelar à Mesa Diretora da Câmara, buscando a revisão da decisão, no dia seguinte, quinta-feira (11).

Boulos ainda destacou em sua justificativa uma questão de ordem previamente aceita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em abril deste ano, apresentada por Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil. Nessa ocasião, Elmar foi contra a convocação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pela Comissão de Segurança Pública da Casa, alegando sua suposta ligação com milícias fluminenses.

Lira determinou que apenas os ministros de Estado cujas áreas de atuação sejam pertinentes ao campo temático da comissão possam ser convocados pelo colegiado.

Em requerimento, Boulos disse: “Tais requerimentos de convocação, ainda que posteriormente transformados em convites, são, portanto, inconstitucionais desde a sua gênese, não podendo sequer ter sido recebidos pela presidente daquela Comissão, que deveria ter devolvido todas as proposições aos seus respectivos autores ou autoras, dada a flagrante inconstitucionalidade e antirregimentalidade dos requerimentos”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes