Menu

Analista diz que novo embaixador da Ucrânia é fanático e quer Brasil alinhado a Kiev

Sputnik – Novo embaixador da Ucrânia no Brasil já polemizou com chanceler alemão e Elon Musk e defendeu colaborador nazista. Em Brasília, o diplomata contará com o apoio da Embaixada dos EUA para cumprir a sua missão de aliciar apoio da opinião pública brasileira, acredita analista ouvido pela Sputnik Brasil. No dia 11 de maio, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Sputnik – Novo embaixador da Ucrânia no Brasil já polemizou com chanceler alemão e Elon Musk e defendeu colaborador nazista. Em Brasília, o diplomata contará com o apoio da Embaixada dos EUA para cumprir a sua missão de aliciar apoio da opinião pública brasileira, acredita analista ouvido pela Sputnik Brasil.

No dia 11 de maio, o governo brasileiro concedeu agrément [consentimento] ao novo embaixador da Ucrânia em Brasília, Andrei Melnik. O anúncio foi feito durante a visita do assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, à capital ucraniana Kiev.

Melnik é um diplomata conhecido mundialmente e ocupa o cargo de vice-chanceler da Ucrânia. O gesto foi interpretado como uma tentativa de Kiev de se aproximar do Brasil, após manter o cargo de embaixador em Brasília vago por dois anos.

“Nos últimos anos, não houve grande interesse por parte de Kiev em melhorar os laços com o Brasil”, disse o jornalista, Lucas Leiroz, à Sputnik Brasil. “Com a chegada de Lula ao poder isso muda significativamente.”

De acordo com o jornalista, a disposição brasileira em negociar a paz no conflito ucraniano coloca o país em posição de “balança diplomática global”, transformando-o em “objeto de disputa internacional”.

“Kiev está tomando sua iniciativa, nomeando um diplomata com expertise e fanaticamente apoiador do regime, para fazer do Brasil um país a mais no bloco de apoio ucraniano”, acredita Leiroz. “Com a nomeação, Kiev pode alegar que tem respeito diplomático pelo Brasil […] e exigir algo em troca de Brasília.”

Apesar das credenciais, o novo embaixador da Ucrânia no Brasil coleciona polêmicas graves ao longo de sua carreira.

Quando embaixador na Alemanha, Melnik se indispôs publicamente com o chanceler do país, Olaf Scholz, chamando-o de “salsicha de fígado ofendida”.

O caso ocorreu após Kiev recusar a visita do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, por considerá-lo próximo de Moscou.

O diplomata ucraniano também não hesitou em xingar publicamente o bilionário Elon Musk, que durante meses bancou o acesso do país à Internet através do serviço de satélite Starkink. Quando Musk se aventurou a realizar uma proposta de paz, Melnik retrucou “f*** off é minha resposta muito diplomática para você”.

O caso mais grave, no entanto, foi quando Melnik defendeu colaborador nazista ucraniano Stepan Bandera, em junho de 2022. Segundo o novo embaixador de Kiev no Brasil, “não há provas de que Bandera tenha matado centenas de milhares de judeus”, ou que ele tenha sido um “assassino em massa de judeus e poloneses”.

O caso gerou protesto do governo polonês e resposta da Embaixada de Israel em Berlim, que acusou Melnik de “distorcer os fatos históricos relativos ao Holocausto”, reportou o portal UOL.

“Essas polêmicas com figuras de renome acontecem justamente por [Melnik] defender o seu regime de forma enfática. No Brasil, ele deverá agir da mesma forma”, acredita Leiroz.

Para o analista, o novo embaixador ucraniano contará com o apoio das embaixadas de países como EUA e demais europeus para tentar angariar o apoio de setores econômicos brasileiros e da opinião pública a Kiev. No entanto, Melnik deverá “encontrar bastante resistência [ao seu projeto] no Brasil”.

“De fato, existem setores brasileiros que têm interesse em se aproximar do Ocidente e, logo, da Ucrânia, e contam com apoio da grande mídia nacional”, considerou Leiroz. “Porém há outros setores muito fortes que são contrários ao comprometimento internacional do Brasil, como o agronegócio […], que tem fortes relações com China e Rússia e quer um Brasil pragmaticamente estável para negociar com ambos os lados.”

No tocante à opinião pública, Leiroz nota que tradicionalmente os assuntos da agenda internacional não são o foco da preocupação do povo brasileiro, principalmente em momentos de insegurança alimentar e econômica.

“Kiev não tem autonomia e soberania para ignorar a OTAN e começar negociações com Moscou. E a OTAN não tem interesse em negociar a paz […]. Já que não tem paz, que se busque o apoio desse grande player diplomático que é o Brasil”, concluiu Leiroz.

No dia 11 de maio, o Brasil acatou a nomeação do novo embaixador de Kiev no Brasil, após dois anos de vacância no cargo. De acordo com a revista Exame, a nomeação já havia sido acordada entre os governos de Kiev e Brasília há algumas semanas, mas seu anúncio foi retardado para coincidir com a visita do assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, a Kiev.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

15/05/2023 - 21h18

Você viu quem está falando isso:: é o ‘sputinik’, o panfleto-voz do assassino Vladimir Putin.

Então, esquece!
▪Quem quer controle da internet para combater mentiras, distorções e fake news não fica espalhando mentiras, distorções e fake news de ‘sputinhck’!

Ou então é mentira que queira regra de internet a sério e não para fazer censura.


Leia mais

Recentes

Recentes