Menu

Reunião do G7 vai aumentar sanções contra a Rússia

Reuters – Líderes das nações do Grupo dos Sete (G7) planejam intensificar as sanções contra a Rússia durante sua cúpula no Japão nesta semana, com medidas voltadas para a energia e as exportações que ajudam os esforços de guerra de Moscou, disseram autoridades com conhecimento direto das discussões. As novas medidas anunciadas pelos líderes durante as […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução

Reuters – Líderes das nações do Grupo dos Sete (G7) planejam intensificar as sanções contra a Rússia durante sua cúpula no Japão nesta semana, com medidas voltadas para a energia e as exportações que ajudam os esforços de guerra de Moscou, disseram autoridades com conhecimento direto das discussões.

As novas medidas anunciadas pelos líderes durante as reuniões de 19 a 21 de maio terão como alvo a evasão de sanções envolvendo países terceiros e buscarão minar a produção futura de energia da Rússia e restringir o comércio que apoia o militarismo russo, disseram as fontes.

Separadamente, autoridades dos Estados Unidos também esperam que os membros do G7 concordem em ajustar sua abordagem em relação às sanções, de modo que, pelo menos para certas categorias de produtos, todas as exportações sejam automaticamente proibidas, a menos que estejam em uma lista de itens aprovados.

A administração Biden já havia pressionado os aliados do G7 a reverter a abordagem de sanções do grupo, que atualmente permite a venda de todos os bens para a Rússia, a menos que sejam explicitamente colocados em uma lista negra.

Essa mudança poderia dificultar para Moscou encontrar brechas no regime de sanções.

Embora os aliados não tenham concordado em aplicar a abordagem mais restritiva de forma ampla, autoridades dos Estados Unidos esperam que, nas áreas mais sensíveis para o militarismo russo, os membros do G7 adotem uma presunção de que as exportações são proibidas, a menos que estejam em uma lista designada.

As áreas exatas em que essas novas regras seriam aplicadas ainda estão sendo discutidas.

“Você deve esperar ver, em um punhado de espaços, especialmente relacionados à base industrial de defesa da Rússia, essa mudança na presunção acontecer”, disse um funcionário dos EUA que preferiu não ser identificado.

A linguagem exata das declarações conjuntas dos líderes do G7 ainda está sujeita a negociação e ajuste antes de ser divulgada durante a cúpula. O G7 é composto pelos Estados Unidos, Japão, Canadá, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

A ação dos líderes do G7 em relação à Rússia ocorre enquanto os aliados ocidentais da Ucrânia buscam novas formas de intensificar as sanções já restritivas contra a Rússia, desde controles de exportação até restrições de visto e um limite de preço do petróleo, que têm pressionado o presidente russo, Vladimir Putin, mas não interromperam a invasão em grande escala iniciada há mais de um ano.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes