Menu

Biden desiste de visitar Austrália diante de risco de calote dos EUA

(Reuters) – Uma crise em curso sobre o teto da dívida dos Estados Unidos levou o presidente norte-americano Joe Biden a adiar nesta terça-feira os planos de visitar a Papua Nova Guiné e a Austrália, para que possa retornar a Washington. Biden ainda partirá na quarta-feira a caminho de Hiroshima, no Japão, para uma cúpula do […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
NICHOLAS KAMM/Getty Images

(Reuters) – Uma crise em curso sobre o teto da dívida dos Estados Unidos levou o presidente norte-americano Joe Biden a adiar nesta terça-feira os planos de visitar a Papua Nova Guiné e a Austrália, para que possa retornar a Washington.

Biden ainda partirá na quarta-feira a caminho de Hiroshima, no Japão, para uma cúpula do G7 de três dias.

Posteriormente, ele seria o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar Papua Nova Guiné, onde na capital Port Moresby, presenciaria a assinatura de um novo acordo estratégico com a Micronésia e se reuniria com 18 líderes de ilhas do Pacífico.

Em Sydney, na Austrália, Biden tinha planos de participar de uma reunião do grupo de quatro nações conhecido como Quad –composto por EUA, Japão, Austrália e Índia–, formado com o objetivo de combater a crescente influência da China na região do Indo-Pacífico.

Biden disse a repórteres que falou por telefone com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, para explicar sua decisão. “Deixar de pagar a dívida simplesmente não é uma opção”, disse Biden, que está em negociações com congressistas republicanos.

Albanese disse em comunicado que Biden se desculpou por não poder visitar a Austrália e que trabalhará para reagendar a visita na primeira oportunidade.

A equipe de Biden também conversou com os líderes de Papua Nova Guiné para informá-los da decisão, disse a Casa Branca. A embaixada de Papua Nova Guiné não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o adiamento.

O Tesouro estimou que os EUA darão calote já em 1º de junho, caso o Congresso não eleve o teto da dívida.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes