Menu

FUP se reúne com Prates e lideranças dos caminhoneiros

No encontro, foi explicado que os caminhoneiros não pagariam mais o preço do diesel como se estivesse sido comprado em dólar, mas sim com custo nacionalizado Um dia após o anúncio da nova política de preços de combustíveis no país, representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e lideranças dos caminhoneiros autônomos reuniram-se, na terça-feira, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

No encontro, foi explicado que os caminhoneiros não pagariam mais o preço do diesel como se estivesse sido comprado em dólar, mas sim com custo nacionalizado

Um dia após o anúncio da nova política de preços de combustíveis no país, representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e lideranças dos caminhoneiros autônomos reuniram-se, na terça-feira, 17, com o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, a fim de discutirem os possíveis impactos da medida sobre os preços do óleo diesel.

O novo instrumento, que substituirá a política de preço de paridade de importação (PPI), fará com que o consumidor pague o preço dos combustíveis levando em consideração os custos nacionais de produção. 

“Com o fim do PPI, teremos redução nos preços dos combustíveis, com reflexos positivos para a economia e para a redução da inflação, que é fortemente pressionada pelos combustíveis. Direta e indiretamente os combustíveis têm impacto de 40% na inflação, segundo cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Aumenta o diesel, aumentam frete, comida, vestuário, transporte”, destaca Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, que participou do evento.

Ele observa que os caminhoneiros vêm sofrendo com o aumento dos preços do diesel há anos. Desde a implantação do PPI, em outubro de 2016, o preço do diesel, na refinaria, subiu 121,5%. Somente no período Bolsonaro (janeiro de 2019 a 1º de janeiro de 2023), a alta foi de 203,6%, segundo dados da Petrobrás. 

No encontro, o presidente da Petrobrás se comprometeu a adotar medidas para restabelecer contratos com cooperativas de caminhoneiros autônomos, visando  a  volta da prestação de serviços à estatal. O governo Bolsonaro cortou os contratos da Petrobrás com essas cooperativas, a fim de privilegiar as grandes transportadoras, apoiadoras do ex-presidente. 

A questão será analisada pelo diretor de Logística, Comercialização e Mercados da companhia, Claudio Romeo Schlosser. Será criado um canal de comunicação direto entre a Petrobrás e as lideranças da categoria.

Do poço ao posto

Durante a reunião, o presidente da Petrobrás falou sobre a retomada do fortalecimento do refino no país e informou que, desde o início do governo Lula, o fator de utilização (FUT) das refinarias aumentou. Em janeiro último, o FUT estava em 78%, hoje chega a  90%. Prates também falou sobre possível retomada, pela Petrobrás, dos segmentos de  comercialização e distribuição de combustíveis, além de ampliar a capacidade de refino com diesel renovável (Diesel R), nas unidades de coprocessamento nas refinarias  Abreu e Lima (Rnest, em Ipojuca/PE), Presidente Getúlio Vargas (Repar, em Araucária/PR),  Presidente Bernardes (RPBC, em Cubatão/SP) e Refinaria de Paulínia (Replan, em Paulínia/SP).

Bacelar lembra que todas as grandes petroleiras do mundo são verticalizadas, para garantir que um segmento cubra o outro em momentos de volatilidade do mercado. “A Petrobrás saiu de vários segmentos do mercado, desde 2016, com a ideia equivocada de se tornar apenas uma exportadora de óleo cru. Isso é um risco estratégico para a empresa”. 

Com a venda de ativos importantes – como a BR Distribuidora, a Liquigás, campos de petróleo e gás natural, transportadoras de gás natural, termelétricas e usinas eólicas -, a gestão anterior da Petrobrás transformou a empresa numa mera produtora e exportadora de petróleo. “Agora é a hora de a Petrobrás reforçar sua posição integrada e verticalizada, do poço ao posto, como são as grandes petroleiras do mundo, fortalecendo suas operações nos diversos segmentos da cadeia de petróleo, gás natural e energia, gerando empregos, negócios e renda, investindo em alta tecnologia e na capacitação de seu corpo técnico, assim como fortalecendo a indústria brasileira fornecedora de bens e serviços”, completa o dirigente da FUP.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes