Menu

Xi preside cúpula histórica e elogia nova era dos laços China-Ásia Central

ENGLISH NEWS – O presidente chinês, Xi Jinping, saudou, nesta sexta-feira (19), a nova era das relações China-Ásia Central e anunciou uma série de propostas e medidas para fortalecer a cooperação, ao presidir uma cúpula de alto nível na cidade de Xi’an, no noroeste da província de Shaanxi. “A China e os países da Ásia […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Líderes dos seis países. Imagem: Xinhua/Shen Hong

ENGLISH NEWS – O presidente chinês, Xi Jinping, saudou, nesta sexta-feira (19), a nova era das relações China-Ásia Central e anunciou uma série de propostas e medidas para fortalecer a cooperação, ao presidir uma cúpula de alto nível na cidade de Xi’an, no noroeste da província de Shaanxi.

“A China e os países da Ásia Central deram as mãos na última década para inaugurar uma nova era de suas relações”, disse Xi ao fazer um discurso de abertura na Cúpula China-Ásia Central, a primeira cúpula presencial com a presença de chefes de Estado da China e os cinco países da Ásia Central – Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

“As relações entre China e Ásia Central têm grande vigor e vitalidade na nova era”, disse Xi.

Destacando a importante localização geográfica da região, Xi disse que o mundo precisa de uma Ásia Central que seja estável, próspera, harmoniosa e bem conectada.

“A soberania, a segurança, a independência e a integridade territorial dos países da Ásia Central devem ser salvaguardadas, os caminhos de desenvolvimento escolhidos independentemente pelos povos da Ásia Central devem ser respeitados e os esforços feitos pela região para buscar a paz, a amizade e a tranquilidade devem ser apoiados”, destacou.

“Ninguém tem o direito de semear a discórdia ou alimentar o confronto na região, muito menos buscar interesses políticos egoístas”, comentou o presidente, acrescentando que a região tem a base, condição e capacidade corretas para se tornar um importante centro de conectividade da Eurásia e tornar-se único contribuição para o comércio de mercadorias, a interação das civilizações e o desenvolvimento da ciência e tecnologia no mundo.

De quarta a quinta-feira, Xi se reuniu e conversou com o presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, o chefe de Estado do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, além dos presidentes do Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão, Sadyr Japarov, Shavkat Mirziyoyev e Serdar Berdimuhamedov, respectivamente.

Conversando com Xi Jinping, os líderes da Ásia Central expressaram sua confiança e determinação em fortalecer a cooperação com a China e buscar o desenvolvimento comum.

Na cidade de Xi’an, o ponto de partida histórico da antiga Rota da Seda, Xi ofereceu um banquete para os líderes na noite de quinta-feira no Tang Paradise, um complexo baseado no local da relíquia original do jardim imperial que remonta à Dinastia Tang ( 618-907).

Em 2013, o presidente chinês apresentou a iniciativa de construir conjuntamente um Cinturão Econômico da Rota da Seda no Cazaquistão, que recebeu uma resposta entusiástica e a participação ativa dos países da Ásia Central.

Na última década, o desenvolvimento conjunto da Iniciativa do Cinturão e da Rota entre a China e os países da Ásia Central produziram bons resultados, desempenhando um papel exemplar na Eurásia e até mesmo na comunidade internacional.

COMUNIDADE CHINA-ÁSIA CENTRAL COM FUTURO COMPARTILHADO

Em seu discurso de abertura na cúpula, Xi disse que para construir uma comunidade China-Ásia Central com um futuro compartilhado, esforços devem ser feitos para permanecer comprometido com os quatro princípios de assistência mútua, desenvolvimento comum, segurança universal e amizade eterna.

“A China e os países da Ásia Central devem aprofundar a confiança mútua estratégica e sempre oferecer um apoio claro e forte um ao outro em questões de interesse central, como as que envolvem soberania, independência, dignidade nacional e desenvolvimento de longo prazo”, disse ele.

Xi também pediu aos seis países que continuem definindo o ritmo para a cooperação do Cinturão e Rota, para liberar totalmente o potencial em áreas tradicionais de cooperação, como economia, comércio, capacidade industrial, energia e transporte, e forjar novos motores de crescimento nas finanças , agricultura, redução da pobreza, desenvolvimento verde e de baixo carbono, serviços médicos, saúde e inovação digital.

“Os seis países devem se opor resolutamente à interferência externa nos assuntos internos dos países regionais e às tentativas de instigar ‘revoluções coloridas’ e manter uma postura de tolerância zero contra as “três forças” do terrorismo, separatismo e extremismo”, completou.

“Eles devem levar adiante sua amizade tradicional, aumentar os intercâmbios interpessoais, fazer mais para compartilhar sua experiência em governança, aprofundar o aprendizado cultural mútuo e aumentar a compreensão mútua”, acrescentou Xi.

COOPERAÇÃO MAIS PRÓXIMA

A cúpula foi elogiada por criar uma nova plataforma e abrir novas perspectivas para a cooperação China-Ásia Central.

Em seu discurso, Xi fez uma proposta de oito pontos para fortalecer a cooperação, desde a expansão dos laços econômicos até a promoção de intercâmbios culturais e salvaguarda da paz regional. “A China propõe o estabelecimento de mecanismos de reunião e diálogo sobre indústria e investimento, agricultura, transporte, resposta a emergências, educação e partidos políticos”, disse Xi.

Segundo Xi, China formulará um programa de cooperação para a redução da pobreza por meio da ciência e tecnologia, disse Xi. As empresas chinesas nos países da Ásia Central serão incentivadas a criar mais empregos locais. A China fornecerá aos países da Ásia Central um total de 26 bilhões de yuans (cerca de US$ 3,7 bilhões) em financiamento e doações.

“A China está pronta para ajudar os países da Ásia Central a fortalecer a capacitação em aplicação da lei, segurança e defesa em um esforço para salvaguardar a paz na região”, disse Xi, acrescentando que “esforços devem ser feitos para alavancar o papel do mecanismo de coordenação entre os vizinhos do Afeganistão, e promover conjuntamente a paz e a reconstrução no Afeganistão”.

MECANISMO DE CÚPULA

 Os líderes da Ásia Central agradeceram à China por propor e sediar com sucesso a primeira Cúpula China-Ásia Central.

“A China se tornou uma força chave na proteção da segurança e estabilidade globais e na promoção do desenvolvimento econômico e científico, e a cooperação com a China é indispensável para que os países alcancem o desenvolvimento sustentável”, comentaram os líderes.

Xi e os presidentes dos cinco países da Ásia Central assinaram a Declaração de Xi’an na Cúpula China-Ásia Central e adotaram uma lista de resultados do encontro. Eles também anunciaram a decisão de inaugurar oficialmente o Mecanismo de Cúpula China-Ásia Central, com os dois lados se revezando para sediar a cúpula bienal. A próxima cúpula será realizada no Cazaquistão em 2025.

Após a cúpula, Xi e os líderes dos cinco países da Ásia Central se reuniram com a imprensa. Eles também plantaram seis romãzeiras que representam a estreita solidariedade e cooperação China-Ásia Central.

Líderes dos seis países plantam romãzeiras. Xinhua/Ding Haitao

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

19/05/2023 - 20h49

Todos Satélites da Rússia desde a época da União Soviética.
▪Coitada da Rússia: devagarzinho as coisas se invertem e, de tchutchuca da Rússia entre 1949e1972, quando rompeu e adotou o capitalismo na economia, a China vai transformando a Rússia em sua tchutchuca.


Leia mais

Recentes

Recentes