Menu

O que diz o presidente do Bradesco sobre os juros abusivos do Banco Central?

O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, publicou um artigo no Estadão onde faz duras críticas contra a decisão do Banco Central em manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, a maior do planeta. No texto, Trabuco diz que os “juros altos são perversos, pois aumentam o […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, publicou um artigo no Estadão onde faz duras críticas contra a decisão do Banco Central em manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, a maior do planeta.

No texto, Trabuco diz que os “juros altos são perversos, pois aumentam o custo de capital para a economia investir e efetivar decisões de consumo”. “A inflação elevada também é nefasta, por ser um imposto regressivo que inibe o crescimento”, emenda.

Em outro trecho, o presidente do Bradesco defende que “uma queda consistente dos juros e da inflação abre espaço para o avanço sustentável da economia brasileira”. Vale lembrar que a inflação nos últimos 12 meses acumulou queda de 4,18%, menor índice desde novembro de 2020.

“A previsão do Focus indica uma inflação de 6,03% para 2023 e que o setor de serviços continua pressionado. Todavia, a valorização do câmbio, a boa tramitação da proposta de arcabouço fiscal, as quedas dos preços das commodities e da energia no mercado internacional e o nível da atividade econômica, além dos reflexos no IPCA da nova política de preços da Petrobrás, somam a favor de uma antecipação do ciclo de reduções”, reconhece Trabuco.

“As estimativas para a Selic estão caindo, e isso indica que os analistas de mercado já vislumbram a possibilidade de começar mais cedo o processo de redução da taxa de juros. É sempre importante destacar que os juros reais brasileiros estão entre os mais altos do mundo”, completa.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

22/05/2023 - 11h09

■Aí está:
▪O banqueiro escreve que os juros estão altos e que isso é ruim para a economia porque inibe o crescimento econômico.

=>TODO BANQUEIRO pensa a mesma coisa e quer os juros mais baixos!
=>TODO bom economista pensa a mesma coisa e quer os juros mais baixos!

Mas NENHUM banqueiro e NENHUM bom economista quer que baixe os juros no grito, porque sabe que os juros precisam estar harmonizados com a Política Fiscal.

Nem o presidente do Conselho do Bradesco, o banqueiro Luiz Trabuco, quer que os juros sejam rebaixados no grito:: ele sabe que a inflação só cai se houver uma boa Política Fiscal e se o governo for responsável! E os judos só podem cair quando a inflação ceder.

Para que os juros sejam harmonizados com uma Politica Fiscal é necessário que 1° haja uma Política Fiscal, que neste momento o Brasil não tem e está tentando dar o 1° passinho para ter uma, que é aprovar uma Âncora Fiscal (o governo, até agora, só conseguiu fazer uma proposta de Arcabouço de Âncora Fiscal, que enviou para ser discutida no Congresso).

Essa Âncora Fiscal nem foi votada ainda. Para ela fazer efeito precisará ser votada, depois ser implementada pelo governo Lula, precisa esperar seus efeitos sobre a inflação para esses efeitos serem medidos
— o que leva uns meses– e só depois pode haver uma decisão sobre harmonizar os juros com ela, que poderá ser de diminuir os juros (torcemos todos para ter este bom efeito) ou aumentar os juros, se os efeitos da Politica Fiscal sobre a inflação forem ruins.

Para os juros caírem ou subirem, TUDO vai depender da qualidade da Ãncora Fiscal.

É isso o que Luiz Trabuco, qualquer bom economista ou qualquer banqueiro está falando quando reclama que os juros estão altos. Parece que estão reclamando dos juros. NÃO! Estão reclamando da falta de uma Política Fiscal.

Enquanto o Brasil não tem sequer um Arcabouço Fiscal as condições da economia que temos são as que Bolsonaro deixou, e agravadas pelos quase R$200Bilhões de dívida Extra-Teto pela PEC da Gastança aprovada para o início do governo Lula. Isso já havia obrigado os juros a irem para 13,75% ainda dentro do governo Bolsonaro e como NADA até agora mudou, os juros lá nos 13,75% estão. Mas não foram aumentados.

Quando alguém vem e diz que os juros estão altos parece que ele está falando contra o Banco Central e quem quer distorcer (ou que nào ebtende) faz narrativa nessa linha de que a culpa é dos juros.

Mas ocorre que os que conhecem e não estão politizando (ideologizando, na verdade), quando estes bons economistas e Banqueiros falam que os juros estão altos e que precisam ser mais baixos, estão reclamando é da inflação e de uma política fiscal correta e responsável para os juros caírem. Porque sabem que a inflação não cai se os juros forem rebaixados no grito; pelo contrário: com juros rebaixados no grito a inflação sobe e ferra com o pobre!

A não ser quando dão declarações mal-intencionadas, mas quando é isso eles não declaram.

Os juros só vão cair de forma tecnicamente correta quando o Brasil passar a ter uma Política Fiscal, essa Politica Fiscal tiver boa qualidade e o governo aplicá-la com responsabilidade e sem gastança. E com TUDO no Orçamento.


Leia mais

Recentes

Recentes