Menu

União Europeia admite que enviou 220 mil projéteis de artilharia a Ucrânia

Reuters – Países da União Europeia forneceram 220 mil projéteis de artilharia à Ucrânia em um esquema histórico lançado há dois meses para aumentar o fornecimento de munição a Kiev, disse Josep Borrell, chefe de política externa da UE nesta terça-feira (23). Josep Borrell disse que os países da UE também forneceram 1.300 mísseis sob o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS

Reuters – Países da União Europeia forneceram 220 mil projéteis de artilharia à Ucrânia em um esquema histórico lançado há dois meses para aumentar o fornecimento de munição a Kiev, disse Josep Borrell, chefe de política externa da UE nesta terça-feira (23).

Josep Borrell disse que os países da UE também forneceram 1.300 mísseis sob o esquema, e estão a caminho de atingir a meta de fornecer 1 milhão de munições em um ano, embora alguns países da UE tenham evitado endossar essa meta como viável.

“Os próximos dias, semanas e meses serão estrategicamente decisivos na guerra na Ucrânia”, disse Borrell a jornalistas ao anunciar os números no final de uma reunião de ministros da Defesa da UE em Bruxelas.

Os governos da UE concordaram com o esquema de munição em março, depois que Kiev alertou que precisava desesperadamente de munições. 

O plano da UE, avaliado em pelo menos 2 bilhões de euros, é composto por três elementos, todos ligados a incentivos financeiros. Os dois primeiros elementos oferecem reembolsos parciais para armas e munições enviadas para a Ucrânia, usando um fundo chamado European Peace Facility.

O plano marcou a primeira vez que a UE se envolveu no financiamento de compras conjuntas de munições em larga escala, e reflete como a UE se envolveu muito mais em assuntos militares desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes