Menu

Lula confirma que Belém sediará COP 30

Em vídeo divulgado nessa sexta-feira (26), o presidente Lula confirmou que Belém será a sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Ao lado do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, e do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o presidente confirmou que o evento […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em vídeo divulgado nessa sexta-feira (26), o presidente Lula confirmou que Belém será a sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Ao lado do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, e do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o presidente confirmou que o evento acontecerá em Novembro de 2025 na capital paraense. Essa será a primeira vez que o Brasil sediará o evento.

Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

A Conferência foi criada na ECO-92, que ocorreu no Rio de Janeiro, com o intuito de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera para evitar interferências perigosas da atividade humana no sistema climático. A partir de 1994, quando o tratado em vigor, as cúpulas climáticas globais foram responsáveis pelo surgimento de protocolos e acordos importantes.

Em 1997, o Protocolo de Kyoto estabeleceu a redução na emissão dos poluentes, especialmente a dos países industrializados. Em 2015, o Acordo de Paris estabeleceu o teto do aumento da temperatura global a 1,5°C acima das temperaturas pré-industriais, além de buscar o aumento do financiamento da ação climática.

Apesar de ainda não ter a agenda definida, é esperado que na COP 30 a Amazônia e a sua preservação sejam a temática principal da conferência em Belém. Antes da edição brasileira, ainda terão as 28ª e 29ª edições. A COP 28 acontecerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023 em Dubai. A COP 29 ainda não tem sua sede definida, mas conta com as candidaturas de Austrália e Bulgária.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bandoleiro

27/05/2023 - 11h22

Belem é a capital mundial dos sequestros de pessoas e suja de dar nojo.


Leia mais

Recentes

Recentes