Menu

Marina e Lula em sintonia: MP que enfraquece Mata Atlântica será vetada

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, afirmou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, que o presidente Lula tomará a decisão de vetar a parte da medida que reduz as restrições da Lei da Mata Atlântica. Após ser aprovada pela Câmara, a medida provisória propõe flexibilizar as regulamentações de preservação desse […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula e Marina. Foto: Ricardo Stuckert.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, afirmou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, que o presidente Lula tomará a decisão de vetar a parte da medida que reduz as restrições da Lei da Mata Atlântica. Após ser aprovada pela Câmara, a medida provisória propõe flexibilizar as regulamentações de preservação desse importante bioma.

“Tivemos uma notícia muito ruim, de que aqueles dispositivos que dificultam a proteção da Lei da Mata Atlântica haviam voltado. Mas hoje temos uma notícia boa”, declarou a ministra. No vídeo, publicado nesta sábado (27), Marina pôde falar um pouco sobre a importância do bioma para o meio ambiente.

“Como da primeira vez em que esse dispositivo veio à cena, o presidente Lula novamente disse que irá vetar”, afirmou. Na última quarta-feira (24), a Câmara dos Deputados aprovou o conteúdo da Medida Provisória 1150/22, originalmente originada no Senado.

No entanto, os parlamentares inseriram cláusulas que tornam mais flexíveis as restrições ao desmatamento e eliminam uma série de requisitos ambientais, em favor dos ocupantes de terras irregulares.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

brasileiro

27/05/2023 - 16h36

A Mata Atlântica é o coração do Brasil. É ela que cuida dos peixes, dos rios, da biodiversidade, da chuva em todo o país, da nossa alimentação, do clima, da água que bebemos, da água que tomamos banho, da água que usamos para ferver comida, da água que a indústria usa para fabricar, da nossa energia hidroelétrica, a água que os bois e os frangos bebem e que depois são sacrificados para consumo humano, as águas que as frutas precisam para crescerem e virar alimento, do saneamento básico, do etanol, da água necessária para energia nuclear, da água necessária para a madeira que nós usamos, do papel que usamos [o qual usa os eucaliptos os quais destroem a nutrição do solo], dos corais (seja diminuindo a temperatura dos oceanos, seja jorrando nutrientes para o recife de corais), para nossos animais de estimação, para as aves e todos animais, etc.

O carro chefe de um país é a água e a natureza, sem eles não existimos. Na hierarquia, o Ministério do Meio Ambiente é supremo.

Alexandre Neres

27/05/2023 - 14h35

Tanto com relação à construção da Usina de Belo Monte quanto à prospecção de petróleo perto da foz do Amazonas, minha posição pessoal é bem mais parecida com a de Marina Silva do que com a do Presidente Lula, por exemplo.

Todavia, precisamos entender a realpolitik. Faz-se mister compreender que é legítimo o pleito de quem quer ver sua região “desenvolvida”, sobretudo por parte de quem leva uma vida precária. Que a correlação de forças no atual Congresso é bem mais desfavorável às causas ambientais do que 20 anos atrás, a qual já não era nada boa àquela época.

Homens de idade ou de meia-idade, brancos, endinheirados, não estão nem aí para mulheres, quanto mais se forem indígenas ou negras, estando alinhados com as políticas ambientais de salnorabo (paradoxo insolúvel) por mais absurdo e deletério que isso possa parecer ser. Esta é a cara no novo Congresso, que comprovou fartamente a máxima de Ulysses Guimarães de que a legislatura seguinte é sempre pior do que a anterior.


Leia mais

Recentes

Recentes