Menu

Jogo disponível pelo Google simulava escravidão; Educafro move ação judicial contra a big tech

Um “jogo” chamado ‘simulador de escravidão” causou revolta nas redes sociais durante a última semana. O aplicativo estava disponível no Google Play, uma das maiores plataformas de downloads do mundo. Ele contava com mais de mil acessos e só foi retirado do ar pelo Google na última quarta-feira (24), com a repercussão nas redes sociais. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução/Google Play

Um “jogo” chamado ‘simulador de escravidão” causou revolta nas redes sociais durante a última semana. O aplicativo estava disponível no Google Play, uma das maiores plataformas de downloads do mundo. Ele contava com mais de mil acessos e só foi retirado do ar pelo Google na última quarta-feira (24), com a repercussão nas redes sociais.

No último sábado (27), a Educafro entrou com uma ação judicial por danos morais contra o Google.  No processo, a ONG pede uma indenização de 100 milhões de reais. “Nosso compromisso diz respeito à proteção coletiva de toda a sociedade, em especial à população negra que cotidianamente sofre com os abusos, violências e crimes praticados contra a coletividade”, informou a Organização não Governamental.

No aplicativo que estava disponível na big tech, o usuário se passava por um proprietário de escravos que tinha o objetivo de lucrar e impedir rebeliões. Para isso, era possível comprar escravos, controlá-los e contratar guardas. O jogo também tinha opções de tortura e agressão. Nesta segunda-feira (29), o ‘simulador de escravidão’ e o desenvolvedor, MagnusGames, não estavam disponíveis no Google Play.

Imagem: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) informou que vai investigar os usuários do aplicativo. Antes de ser retirado do ar, o jogo possuía 70 avaliações e, em algumas delas, jogadores elogiaram o simulador e reclamaram da falta de opções de agressão.

Imagem: Reprodução

Além dos usuários, o MP-SP também investigará se a empresa desenvolvedora do jogo, que é da Malásia, possui escritório no Brasil. O Google também será investigado.  

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes