Menu

“Venezuela vai retomar os pagamentos da dívida com o Brasil”, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou nesta segunda-feira, 29, que o país vai criar uma comissão para retomar o pagamento da dívida venezuelana com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Vale lembrar que a dívida venezuelana com o Brasil é de US$ 1,5 bilhão. Esse montante é referente a cinco projetos […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou nesta segunda-feira, 29, que o país vai criar uma comissão para retomar o pagamento da dívida venezuelana com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Vale lembrar que a dívida venezuelana com o Brasil é de US$ 1,5 bilhão. Esse montante é referente a cinco projetos de infraestrutura como a construção de usinas, estaleiro e o metrô de Caracas.

“Vai ser estabelecida uma comissão para estabelecer esse tamanho [da dívida] e retomar os pagamentos”, explicou Maduro em entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty.

O presidente venezuelano chegou na noite de ontem ao Brasil após receber o convite oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na manhã de hoje, os dois se reuniram e após uma longa reunião reforçaram a necessidade do fortalecimento das relações bilaterais. 

É bom destacar que nas operações feitas entre o BNDES e a Venezuela, o banco estatal brasileiro desembolsa o dinheiro no Brasil, em reais, para uma empresa nacional responsável por uma obra ou exportação de bens e serviços ao país vizinho.

Neste caso, o país beneficiado pelo empréstimo é que paga o financiamento, com juros em dólares e garantindo lucro aos cofres públicos do Brasil.

Mais cedo, Maduro revelou o desejo do país se tornar membro dos BRICS, grupo de economias emergentes formada atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Maduro disse isso após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. “Aspiramos sim, queremos fazer parte dos Brics… E acompanhar a construção dessa nova geopolítica mundial”, declarou o presidente venezuelano em coletiva de imprensa.

“Precisamos construir essa nova geopolítica, que tem componentes fundamentais… União da América do Sul, apesar das diversidades… Junto aos Brics, cinco países poderosos que estão se transformando num grande ímã daqueles que buscam um mundo de paz e cooperação”, prosseguiu.

Sobre a proposta, Lula disse o seguinte: “Se você perguntar o que eu penso, então eu direi que sou a favor disso”. Além da própria Venezuela, outros países também querem entrar no bloco econômico. São eles: Argentina, Irã, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Egito.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

UGo

30/05/2023 - 09h55

Apò s moorte de Fidel CAstro, Maduro se tornou o novo idolo da esquerda, conseguiu instalar uma ditadura sem fazer muito barulho, sem tiros e palhaçadas varias para nao chamar a atençào de ninguem.

A primeira medida foi distribuir papel igienico para as forças armadas, de là pra cà foi sò um caminho aberto.

Mais um pais vitima desta ideologia cancerigena e a culpa disso é dos venezuelanos e ninguem mais.

Se dependesse de mim eu fecharias fronteiras com o Brasil pois eu nao sou obrigado a bancar as porcaris que os outros fazem.

Falta de informaçào sobre esta merdalha do Foro de Sao Paulo nao falta e nuncafaltou….idiotas tem que se fuder.

A coisa mais rdicula é ver a impresa fingir constrangimento quando sabem muito bem qume é Lula e o que representa….lixo.

Alexandre Neres

30/05/2023 - 09h41

“▪A Venezuela era um país absolutamente estável política e economicamente e um país com predominância de classe média e muito maior igualdade de renda que seus vizinhos todos da América Latina antes do chavismo.”

Aqui o nosso comentarista folclórico está louvando o tempo em que a Venezuela era um quintal da Metrópole, cujos ricaços iam lá somente pra se deleitar no balneário e debochar dos cucarachos.

“Durante o transcurso inteiro de ditaduras militares generalizadas pelo continente latino-americano, pelos anos 60 até is anos 90, a Venezuela permaneceu uma democracia imune a golpes institucionais. Tudo na América-Latina eram ditaduras ou oligarquias, menos na Venezuela.”

Aqui nosso mistificador conseguiu uma proeza. Deu um tuíste duplo carpado e saiu pela tangente sem esclarecer o óbvio ululante: se havia tantas ditaduras em todo o continente, quem foi o responsável por tê-las implementado a torto e a direito na América Latina?

“Os Estados Unidos articulou para que o Brasil fosse o porta-voz das democracias junto aos golpistas anti-chavistas da Venezuela que haviam prendido e tomado o mandato de Hugo Chaves, para restabelecer o mandato legítimo que Hugo Chaves exercia.”

Aqui nosso tresloucado comentarista foge dos fatos e rasga a fantasia. Qualquer um que tem uma noção básica de História sabe que foram os Estados Unidos que perpetraram o golpe contra Chavez, o que nosso doidivanas quer varrer para baixo do tapete, talvez por ser capacho dos ianques.

Como bom bolsominion, nosso construtor de narrativas fantasiosas está sapecando fake news desbragadamente.

O cuecão borrado só pode estar de pianca mole!

Marcosomag

30/05/2023 - 09h39

A Venezuela está em franca recuperação econômica. Cresceu mais de 15% no ano passado. Está fechando muitos contratos com os chineses em energia e indústria pesada como siderurgia. Lula está certo em participação lucrativa para o Brasil nessa recuperação.

Luciano Souza

30/05/2023 - 09h29

Um país irmão, que durante a crise da COVID, enviou oxigênio para nos ajudar.

Que o Brasil sempre encontre e promova soluções pacíficas na geopolítica mundial.

Paulo

29/05/2023 - 22h30

Dois aspectos:

1) de um lado, não podemos ignorar o quão significativo é o fato de vários países emergentes, de grande população e PIB considerável (não é o caso da Venezuela, certamente), quererem se juntar aos BRICS (estou crescentemente impressionado, confesso). Isso tem um componente geopolítico extraordinário, em termos de readequação do equilíbrio de forças internacional;

2) de outra parte, chega a ser ridículo o esforço do Governo Lula para tentar naturalizar prejuízos notórios que o Brasil sofrerá (e, portanto, que nós, brasileiros, pagaremos) por conta de ser uma locomotiva que carrega nas costas tantos vizinhos cucarachos. Que isso se preste a objetivos maiores é o mínimo que espero.

EdsonLuíz.

29/05/2023 - 21h16

Que destruição estúpida o chavismo fez na Venezuela!
▪A Venezuela era um país absolutamente estável política e economicamente e um país com predominância de classe média e muito maior igualdade de renda que seus vizinhos todos da América Latina antes do chavismo.

A venezuela antes do chavismo tinha uns 20% da sua população na miséria, hoje a Venezuela tem 85% de pobreza extrema e miséria.

Durante o transcurso inteiro de ditaduras militares generalizadas pelo continente latino-americano, pelos anos 60 até is anos 90, a Venezuela permaneceu uma democracia imune a golpes institucionais. Tudo na América-Latina eram ditaduras ou oligarquias, menos na Venezuela.

O próprio ditador Hugo Chaves tentou um golpe militar e foi preso e condenado, mas, como a boa democracia que era, a Venezuela anistiou Hugo Chaves e permitiu que ele disputasse eleições democráticas para a presidência. Hugo Chaves ganhou o mandato no voto!

Então, foi a vez de setores militares que antes sustentavam a democracia na Venezuela darem eles um golpe e prenderem novamente Hugo Chaves, só que desta vez Hugo Chaves foi preso e teve ilegalmente retirado seu mandato, que era legítimo e conquistado no voto.

Os Estados Unidos articulou para que o Brasil fosse o porta-voz das democracias junto aos golpistas anti-chavistas da Venezuela que haviam prendido e tomado o mandato de Hugo Chaves, para restabelecer o mandato legítimo que Hugo Chaves exercia.

Fernando Henrique enviou para a Venezuela o ministro das relações exteriores e Hugo Chaves foi solto e teve seu mandato restabelecido.

Hugo Chaves repetiu a palavra democracia durante toda a sua vida, mas de democrata Chaves não tinha nada e era na essência não o presidente que se elegeu e reelegeu pelo voto, mas o militar que antes de ser candidato pela primeira vez tentou dar um golpe militar.

Hugo Chaves interveio em todos os setores da vida da Venezuela de forma autoritária, do setor produtivo à educação e ao judiciário, e ainda com Hugo Chaves vivo a Venezuela já havia se transformado na lástima política, social e econômica que é hoje.

E olhem:: a Venezuela virou esta miséria toda em que se encontra sendo dona da 2ª maior reserva de petróleo do mundo (a maior reserva de petróleo está no Canadá, mas é de custo de exploração caríssimo, por ser petróleo muito pesado. O petróleo da Venezuela é pesado também, mas com densidade bem menor que o do Canadá ; e é petróleo baratíssimo de extrair, quase aflorado na terra.

A Venezuela do chavismo, desde Hugo Chaves e depois, com Nicolás Maduro, prende e muitas vezes mata seus opositores, acabou com a imprensa profissional e todo jornalismo na Venezuela virou uma espécie de “Venezuela247” ou um “não ‘viomundo” venezuelano.

E, ATENÇÃO:: foi de voto em voto, falando todo dia em democracia e em progressismo, que a Venezuela se tornou a ditadura que é hoje e que está condenando seu povo à fome e à miséria completa. E à raiva! E ao exílio:: com o chavismo, 1 em cada 4 venezuelanos evadiu do país, centenas de milhares deles para não serem presos ou assassinados pelo regime. Em geral têm de fugir a pé. Fpi o que teve que fazer o Guaidó, por exemplo.

Efson Luiz Pianca.

Saulo

29/05/2023 - 20h40

1,5 bilhão de dólares…. é isso mesmo que eu li ?

É inacreditável o tamanho do lixo onde os brasileiros fazem questão de se enfiar, se auto destroem dia após dia.


Leia mais

Recentes

Recentes