Menu

Brasil é convidado de honra do maior evento de mercado cultural da América do Sul

Brasil é convidado de honra do maior evento de mercado cultural da América do Sul.
Com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes, acontece de 1 a 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner (CCK), em Buenos Aires, o Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA)

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Centro Cultural Kirchner (CCK), onde vai acontecer os principais eventos do MICA. (Foto reprodução)

Com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes, acontece de 1 a 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner (CCK), em Buenos Aires, o Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA)

Bruno Falci, de Buenos Aires, para O Cafezinho

Em sua 7º edição, que contara com mais de 35 mil pessoas, o MICA 2023 receberá cerca de 200 compradores internacionais de quase 30 países do mundo, mais de 400 compradores nacionais e milhares de produtores de bens e serviços culturais das províncias argentinas. Todos poderão participar das rodadas de negócios, painéis de mercado, fóruns, oficinas, master classes, vitrines, feiras e mais de 130 propostas de programação destinadas a aprofundar o conhecimento, trocar informações e articular vínculos entre os protagonistas de todos os setores das indústrias culturais argentinas.


O Cafezinho está credenciado para fazer a cobertura do evento durante os quatro dias em que será realizado, tendo como objetivo abordar os temas mais relevantes e as diversas atuações das autoridades do Ministério da Cultura brasileiro.

Reunião bilateral
O Brasil chega com uma importante delegação de artistas, produtores, gestores, compradores e uma representação institucional, apoiada pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Cultura, Coordenação de Desenvolvimento Econômico da Cultura e Assessoria Especial de Assuntos Internacionais. A Ministra Margareth Menezes e o Ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, irão fazer uma reunião bilateral, onde há previsão de assinatura de declaração conjunta e protocolo de cooperação na área do audiovisual. Haverá também outra reunião relevante com os ministros da cultura do Mercosul, visando aprofundar a integração regional e cultural dos povos da região. A representação do Brasil tem outras dezenas de reuniões agendadas com empresários da Argentina, Uruguai, Espanha, Polônia, Alemanha, Japão, Colômbia e Chile. Serão quatro dias intensos de rodadas de negócios que fortalecerão a promoção da cultura brasileira.

A Comissão Comercial do Brasil estabeleceu uma aliança bilateral e regional entre os dois países, e o compromisso de realizar uma agenda de trabalho conjunto para articular todos os setores das indústrias culturais. Desta forma, visará dinamizar os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países e promover as cadeias de valor das suas economias culturais. O Ministério da Cultura do Brasil lançou uma chamada para a seleção de 90 participantes (45 compradores e 45 vendedores) dos setores de Audiovisual, Circo, Dança, Editora, Hip-Hop, Música, Teatro e Videogames. Entre compradores e vendedores, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 do Norte. Todos eles terão a oportunidade de participar de atividades formativas, além de comercializar produtos e serviços
A comitiva do MinC na Argentina, que participará de painéis temáticos, inclui a presidenta da Funarte, Maria Marighella; as secretárias de Audiovisual e Cidadania e Diversidade Cultural, Joelma Gonzaga e Márcia Rollemberg; o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes; a diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, Andrea Guimarães; e o Diretor de Regulação e Direitos Autorais, Francisco Carvalheira Neto.


Diversidade cultural
Para contemplar ainda mais a diversidade cultural brasileira, o MinC também está levando artistas para se apresentarem nos showcases do MICA. A cantora e compositora baiana, Josyara, se unirá a uma das vozes da música pop contemporânea da Amazônia, a cantora Aíla. Em outro momento, as raízes afro-brasileiras subirão ao palco com a cantora Dandara Manoela. O público também poderá ver o espetáculo “101 años después”, da companhia “Circo Tarimba”, formada por ex-alunos da Escola Nacional de Circo do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. No cinquentenário do movimento Hip Hop, pela primeira vez uma seleção pública do MinC levará realizadores desse setor fora do país. Outros destaques estarão nas cerimônias de abertura, onde o rapper, cantor e compositor Emicida irá se apresentar, e de encerramento do MICA, com os cantores e compositores Luedji Luna e Lenine.

Em reunião bilateral, promovida em forma digital pelo Ministério da Cultura argentino, Lucrecia Cardoso, secretária de Desenvolvimento Cultural desse órgão governamental, afirmou que é muito importante pensar a cultura na sua dimensão simbólica, mas também na sua dimensão econômica: “Acreditamos que nossas indústrias culturais, tanto no Brasil quanto na Argentina, são parte da solução para muitos dos problemas estruturais do desenvolvimento. Elas diversificam a matriz produtiva, geram trabalho, agregam valor e dinamizam as economias regionais. É com este olhar que nos encontramos no MICA”.
Por sua parte, na mesma reunião, Andréa Guimarães, diretora de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Cultura do Brasil, observou: “Agradecemos muito o convite ao Brasil como convidado de honra do MICA, e por podermos retomar as políticas públicas voltadas para as indústrias culturais. Esse convite foi fundamental para poder lançar agentes culturais através do nosso Ministério, e é uma grande alegria poder dividir essa nova etapa com vocês”.
Lucrecia Cardoso destacou que “o Brasil como país convidado traz 120 pessoas, sendo 90 compradores e vendedores”. E resgatou o trabalho interinstitucional com outras áreas de gestão e governo que somam à visão da importância das indústrias culturais em nosso país. “Este ano a presença comercial internacional dobra. Serão mais de 170 compradores e vendedores de todo o mundo que visitam o MICA, interessados em conhecer a cena cultural argentina”.

Objetivo do MICA
O MICA é uma política pública promovida pelo Ministério da Cultura da Argentina desde 2011. Seu objetivo é impulsionar a produção, contribuir para a visibilidade, gerar empregos de qualidade e promover o marketing em todos os setores das indústrias culturais por meio de rodadas de negócios e espaços onde os empresários possam mostrar e desenvolver seu portfólio. Além disso, propõe-se promover a integração regional, a internacionalização e a exportação de bens e serviços. O MICA conta com uma plataforma virtual posicionada como o catálogo da cultura argentina que facilita o vínculo entre produtores e provedores culturais.
Este ano o evento contará com showcases, master classes e workshops e palestras com aliados institucionais e comerciais para que produtores e fazedores culturais possam potencializar suas atividades. Terá ainda espaços para networking, para que participantes, produtores e compradores possam trocar informações pertinentes aos seus interesses, e uma nova edição da Tienda MICA, feira de vendas diretas.

Os países convidados para o MICA 2023 são: Alemanha, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, EUA, Espanha, França, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai Entre os compradores estrangeiros, destacam-se nomes como: Netflix dos Estados Unidos, Universidade de Valencia da Espanha, London Tango Academy do Reino Unido, Instituto Tecnológico de Monterrey do México e Festival Sukiyaki Meets The World do Japão.

Abaixo, a agenda principal da Ministra da Cultura Margareth Menezes:

31 de maio
18h / Embaixada do Brasil na Argentina Encontro com a comitiva brasileira
(institucional e parte da comercial)


1º de junho
9h / Hotel Cyan Americas Towers – Entrevista para Télam
10h / Casa Pátria Grande Presidente Nestor Kirchner – Reunião com a
Coordenação Regional do Núcleo do PT na Argentina 1
17h / CCK – Reunião bilateral com ministro da Cultura argentino (reunião
ampliada, com participação da comitiva do MinC e secretários do MinC
argentino) – há previsão de assinatura de declaração conjunta e protocolo de
cooperação na área do audiovisual.
18h / CCK – Cerimônia de abertura do MICA Fala da Ministra brasileira, do
Ministro argentino e da Secretária de Desenvolvimento Cultural do MinC
argentino (discursos de 5 a 10 minutos); desfile de ponchos; apresentações
musicais: La Valenti (Argentina), Mariana Baraj (Argentina) e Emicida (Brasil).


2 de junho
9h30 – 13h / Centro Cultural Kirchner (CCK) – Reunião de Ministros da Cultura
do MERCOSUL (RMC)
13h30 / Museu Nacional de Belas Artes Almoço oficial
14h30 / Local a definir Coletiva de imprensa com todos os ministros que
participarem da RMC
15h30 – 17h / Museu Sítio de Memória ESMA
20h / Embaixada do Brasil na Argentina – Recepção e abertura de exposição
de gravuras na embaixada do Brasil na Argentina


3 de junho
9h – 9h20 / Centro Cultural Kirchner (CCK) – Encontro com empreendedores
brasileiros participantes das rodadas de negócios
9h20 – 10h / Centro Cultural Kirchner (CCK) Visita ao espaço das rodadas de
negócio do MICA – acompanham: Henilton Menezes (Secretário de Economia
Criativa e Fomento Cultural), Andrea Guimarães (Diretora de
Desenvolvimento Econômico da Cultura), equipe DESEC/SEFIC e demais
integrantes da comitiva do MinC
15h30 – 17h / Centro Cultural Rojas – Showcase Off
Brasil/Canelones(UY)/Argentina, com a participação do grupo “Viola com
Elas”


4 de junho
11h / Museu de Arte Latino-america na de Buenos Aires (MALBA) – Visita ao
MALBA com a comitiva e representantes da embaixada brasileira na
Argentina

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes