Menu

A possível nova indicação do União Brasil para ocupar um ministério no Governo Lula

Nas últimas horas, ganhou força a possibilidade de uma Reforma Ministerial no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os motivos vão desde a infidelidade de partidos da base até a falta de articulação política. A princípio, o Governo Federal não tem disponibilidade de romper com alguns partidos como PSD, MDB e o próprio […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação: IG

Nas últimas horas, ganhou força a possibilidade de uma Reforma Ministerial no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os motivos vão desde a infidelidade de partidos da base até a falta de articulação política.

A princípio, o Governo Federal não tem disponibilidade de romper com alguns partidos como PSD, MDB e o próprio União Brasil. No caso do UB, a queixa maior do Planalto é a infidelidade e hostilidade da bancada de deputados na Câmara.

Por isso, logo após a aprovação do MP dos Ministérios na Casa Baixa, o presidente Lula enviou interlocutores para conversar diretamente com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE).

Vale lembrar que o partido ocupa três ministérios (Comunicações, Turismo e Integração Nacional), sendo que dois desses ministros (Juscelino Filho e Waldez Góes) não foram indicados propriamente pelo partido, mas pelo senador Davi Alcolumbre (AP), que preside a CCJ na Casa Alta.

Interlocutores do Planalto confirmam que a disposição do governo é aceitar um nome que seja indicado diretamente pela cúpula do União Brasil, pois na avaliação desses interlocutores, isso “obrigaria” a bancada do partido na Câmara ser mais fiel nas votações.

Por parte do União Brasil, dois nomes ganharam força, trata-se dos deputados federais Danilo Forte e Moses Rodrigues, ambos do Ceará. Um deles poderá ser indicado já nas próximas horas para ocupar uma das pastas da “cota” do partido. A possibilidade maior é que seja o Ministério das Comunicações.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

01/06/2023 - 12h23

●A solução para o impasse e paradeira política em que o Brasil se encontra é a democracia, que está falrando!
▪Os segmentos democráticos e progressistas do PT precisam cobrar de Lula que ele se volte para a democracia. O déficit democrático é o que tem levado ao impasse institucional atual e a democracia é a solução para este impasse político e governativo.

A única saída que eu vejo para este e para qualquer governo no Brasil, para estabelecer com eficácia e dignidade uma relação entre o Poder Executivo Federal e o Congresso Nacional, é o caminho da democracia. Democracia inteira, em todas as políticas, aqui e na política internacional.

▪O PT tem uma base inicial efetiva de ~130deputados. Estes 130 votam com o governo esteja ele certo ou errado.

▪Os deputados democratas do Congresso, fora os que já estão nessa base inicial do PT, são de ~100 deputados dispersos em vários partidos; até no PL tem alguns.

●=>É preciso que seja articulado um Partido Politico a partir destes 100 deputados democratas e que já não estejam na base inicial.

▪Estes 130+100 (130 da base original + 100 do novo Partido) somam uma base de 230 depurados. Para completar o quórum mínimo para as votações simples ficam faltando 27 deputados, que poderão ser buscados um a um dentre os 283 deputados restantes.

Assim a governabilidade fica criada sem as arapucas de Orçamento Secreto, Mensalào, Petrolão, Corrupção, Demagogia, Fisiologismo, Carreirismo.

=>Assim fazemos dignidade política!
=>E não pode ter corrupção lateral!

■Mas o PT precisará entender que não será um governo com seu perfil, de firçar as cercas da sociedade usando o aparelho de Estado. Terá que ser com um programa de governo verdadeiramente democrátuco e progressista.

Fora esra solução, que já dei em algum outro lugar que provavelmente tem mais repercussão que aqui no nosso ‘ocafezinho’, eu não vejo saída para ter uma relação institucional eficiente, segura e íntegra. Para mim, se não for por este caminho não conseguirá governar e ainda vai ser mais Tchutchuca dos fisiológicos do Congresso.

Em tempo::
▪A políthca econômica tem que ser democratica também. E tem que ser ZERO populista.

P.S.:: jagunço revisor e policial-gramático, não revisei.

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br


Leia mais

Recentes

Recentes