Menu

G7: Itamaraty desmente Zelensky e revela que ofereceu horários para reunião com Lula

Sputnik – O Itamaraty contestou as declarações feitas pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de que o encontro dele com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à margem do G7 não aconteceu por conta de “falta de interesse” do Brasil. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro ofereceu três horários a Zelensky, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Sputnik – O Itamaraty contestou as declarações feitas pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de que o encontro dele com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à margem do G7 não aconteceu por conta de “falta de interesse” do Brasil.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro ofereceu três horários a Zelensky, que não foram aceitos pelos ucranianos, segundo o jornal O Globo. Em entrevista publicada nesta quinta-feira (1) pela Folha de São Paulo, Zelensky questionou a seriedade de quem declarou que o encontro não aconteceu “por conta do lado ucraniano”.

“[…] Disseram que a gente não havia tentado nem se esforçado para encontrá-lo, isto não é verdade. Não é gente séria, substantiva, que está dizendo isso. […] Já me dispus a encontrá-lo muitas vezes. Acredito que se criará uma nova oportunidade. Alguma coisa não deu certo [para o encontro] no G7, não quero entrar em detalhes, mas definitivamente não foi por nossa causa que não deu certo”, afirmou o mandatário ucraniano.

Em declarações à imprensa no último dia da cúpula do G7, Lula disse que Zelensky não apareceu.

“Se ele teve um outro problema mais sério, um encontro mais importante, eu não sei. O dado concreto é que estava marcado aqui nesse salão às 15h15 o encontro com Zelensky. Esperamos, recebemos informação de que eles tinham atrasado e, enquanto isso, atendi o [líder do] Vietnã. Ele foi embora, e a Ucrânia não apareceu. Simplesmente foi isso que aconteceu”, afirmou o líder brasileiro conforme noticiado. O mandatário ucraniano fez o comentário durante uma entrevista a sete veículos da imprensa latino-americana, entre eles a Folha. 

Zelensky também alfinetou o petista pela falta de apoio do Brasil para criação de um tribunal específico para o conflito, dizendo que o líder brasileiro quer ser “original”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes