Menu

Encontro na Alvorada: Lula e Lira buscam soluções para crise na articulação política

O presidente Lula, do PT, e o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, do PP-AL, realizaram uma reunião nesta manhã de segunda-feira (5) no Palácio da Alvorada, em Brasília. A reunião, não prevista inicialmente nas agendas dos dois líderes até as 9h, foi confirmada à TV Globo por interlocutores de Lira. Na semana passada, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lira e Lula. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Lula, do PT, e o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, do PP-AL, realizaram uma reunião nesta manhã de segunda-feira (5) no Palácio da Alvorada, em Brasília. A reunião, não prevista inicialmente nas agendas dos dois líderes até as 9h, foi confirmada à TV Globo por interlocutores de Lira.

Na semana passada, Lira expressou publicamente que o governo precisa melhorar sua articulação política ou enfrentará dificuldades nas votações no Congresso. Este encontro no Alvorada marca o primeiro encontro presencial entre Lula e Lira desde a sequência de derrotas sofridas pelo Palácio do Planalto na Câmara nas últimas semanas.

Embora os presidentes da República e da Câmara tenham mantido conversas por telefone, uma reunião presencial, que estava sendo organizada, não se concretizou. A lista de derrotas inclui mudanças significativas na medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios no início do ano. A versão aprovada pela Câmara enfraqueceu os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, entre outras alterações.

Mesmo após todas essas mudanças, o governo teve dificuldades em obter a aprovação da MP dentro do prazo limite. O texto foi confirmado pelo Congresso na última quinta-feira (1º), poucas horas antes de expirar – o que obrigaria o governo Lula a retomar a estrutura ministerial do governo Jair Bolsonaro.

Após a aprovação da MP na Câmara, Lira destacou que o governo precisará “seguir com suas próprias pernas” e mencionou uma “insatisfação generalizada” na Câmara em relação à articulação do governo.

Apesar dos recados públicos do presidente da Câmara, o presidente Lula minimizou as dificuldades enfrentadas pelo governo. Ele afirmou que o resultado foi melhor do que o esperado pelo governo. “Conseguimos aprovar a organização do governo com muito mais votos do que esperávamos. E assim será em outras votações”, declarou Lula no dia seguinte à aprovação no Senado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes