Menu

STJ autoriza paciente com ansiedade a cultivar cannabis

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou um paciente com ansiedade generalizada a cultivar, em casa, até 354 plantas de cannabis (maconha) para fins medicinais. A decisão foi publicada no dia 19 de maio e representa um salvo-conduto para que o paciente, que é um homem morador do Paraná, possa plantar e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: 123RF

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou um paciente com ansiedade generalizada a cultivar, em casa, até 354 plantas de cannabis (maconha) para fins medicinais.

A decisão foi publicada no dia 19 de maio e representa um salvo-conduto para que o paciente, que é um homem morador do Paraná, possa plantar e cultivar a planta para realizar a extração do óleo da Cannabis, a fim de facilitar seu tratamento médico.

A autorização impede que ele seja processado criminalmente e até mesmo preso em flagrante.

O homem sofre de ansiedade desde a infância e convive com graves dores de estômago, distúrbios do sono e outros sintomas do transtorno. Em 2020, ele iniciou o tratamento com cannabis medicinal, com prescrição e acompanhamento médicos.

“Mesmo prescrevendo o óleo de origem caseira ao recorrente, seu
médico também manteve a prescrição de flores de cannabis in natura e extratos de THC. Estes últimos sequer estão disponíveis no mercado nacional ou internacional e apenas são obtidos através do cultivo caseiro”, argumentou a defesa.

Na decisão, Schietti levou em conta o laudo agrônomo e médico apresentado pela defesa do homem, além de autorização da Anvisa para importação do canabidiol.

Assim, o paciente ganhou o direito do cultivo, para fins medicinais, de até 354 plantas por ano. No entanto, o homem fica proibido de comercializar, doar ou transferir a terceiros a matéria-prima ou os compostos derivados da erva.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes