Menu

Museu da Alemanha devolve fóssil de dinossauro do Brasil

Objeto que teria sido levado de forma irregular para Karlsruhe volta ao país em comitiva da ministra alemã do Exterior. Devolução é considerada uma vitória de cientistas brasileiros contra tráfico de fósseis. Publicado em 05/06/2023 DW — O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, que teria sido levado de forma irregular para a Alemanha em 1995, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Staatliches Museum für Naturkunde Karlsruhe/dpa/picture alliance

Objeto que teria sido levado de forma irregular para Karlsruhe volta ao país em comitiva da ministra alemã do Exterior. Devolução é considerada uma vitória de cientistas brasileiros contra tráfico de fósseis.

Publicado em 05/06/2023

DW — O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, que teria sido levado de forma irregular para a Alemanha em 1995, foi devolvido ao Brasil deste domingo (04/06). O fóssil foi trazido ao país pela ministra do Exterior alemã, Annalena Baerbock, que veio ao Brasil para uma viagem oficial que inclui ainda o ministro do Trabalho alemão, Hubertus Heil.

A devolução do dinossauro, que viveu no Ceará há cerca de 110 milhões a 115 milhões de anos, no período Cretáceo, simboliza a luta de cientistas brasileiros contra o tráfico internacional de fósseis. A legislação brasileira proíbe a venda de fósseis e impõe uma série de restrições para a exportação. Mesmo assim, ainda é comum encontrar modelos pré-históricos brasileiros em museus da Europa e dos Estados Unidos.

A transferência ilegal de fósseis para fora do país é tão comum que, em alguns casos, cientistas brasileiros precisam viajar para o exterior para ter acesso a algumas espécies.

Entre as instituições que participaram do movimento para a devolução do Ubirajara jubatus estão o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Guimarães Rosa e a Embaixada da Alemanha no Brasil.

Ainda que já esteja em território brasileiro, o fóssil será transferido oficialmente no dia 12 de junho para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), que fica na mesma região onde o animal viveu, no sul do Ceará, a cerca de 530 quilômetros de Fortaleza.

Uma cerimônia marcará a chegada ao local, que terá um espaço exclusivo para abrigar o animal. O diretor do museu, o paleontólogo Allyson Pinheiro, viajou a Brasília e deve acompanhar todo o processo. Ele acredita que o fóssil vai incrementar o turismo e a ciência na região.

Recriado em ilustrações, o Ubirajara jubatus tinha uma aparência um tanto exótica, com penas nas costas que formavam uma juba e um par de espinhos em formato de varetas localizado próximo à região dos ombros.

Carnívoro, com 40 centímetros de altura e um metro de comprimento, pesava em torno de cinco quilos, e é considerado o primeiro dinossauro não voador com penas encontrado na América Latina.

O impasse

A disputa entre Brasil e Alemanha começou depois que a espécie foi apresentada num artigo científico pela primeira vez em 2020, na revista especializada Cretaceous Research.

Cientistas brasileiros alegaram que o fóssil havia sido exportado ilegalmente e iniciaram uma campanha para que ele fosse devolvido ao Brasil. O artigo sobre o dinossauro na Cretaceous Research chegou a ser temporariamente retirado do ar.

Em seguida, outros artigos críticos foram publicados em revistas internacionais, como National Geographic e Science, contestando a exportação do fóssil. Segundo a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), o material foi retirado ilegalmente do Brasil.

O Museu de História Natural de Karlsruhe (SMNK), no sudoeste da Alemanha, por sua vez, era contra a devolução, argumentando que o exemplar havia chegado ao país antes da entrada em vigor da disposição que estabelece a devolução dos artefatos e que, por isso, seria legalmente propriedade do estado de Baden-Württemberg.

“Ele foi adquirido antes da entrada em vigor da Convenção da Unesco sobre os Meios de Proibir e Prevenir a Importação, Exportação e Transferência Ilícita de Propriedade de Bens Culturais, e foi importado em conformidade com todas as regulamentações alfandegárias e de entrada”, argumentou, em 2021, o governo de Baden-Württemberg.

Embora a convenção da Unesco seja da década de 1970, uma lei alemã de 2016 determina que todo material importado antes de 26 de abril de 2007 é considerado legal no país.

Na época, a postura do museu alemão irritou a comunidade paleontológica brasileira. Foram lançadas na internet campanhas pedindo o retorno do fóssil e acusando os alemães de desrespeitarem as leis internacionais e a legislação brasileira.

Artes e hashtags foram compartilhadas em diferentes idiomas. A UbirajarabelongstoBR (“Ubirajara pertence ao Brasil”) foi usada por perfis estrangeiros que apoiam a causa.Também foi criado um abaixo-assinado pedindo a repatriação do exemplar.

Transferência para a Alemanha

O fóssil foi encontrado em uma pedreira na região da Bacia do Araripe, entre os municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, no Ceará, e transportado para a Alemanha em 1995 para a confecção de um artigo para uma revista científica.

Segundo o estudo publicado, a autorização para essa transferência foi concedida pelo escritório regional do antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), atual Agência Nacional de Mineração (ANM). Mas o documento que autorizou a retirada usa uma linguagem genérica, falando apenas de “caixas com fósseis”, com assinatura de um funcionário condenado por fraudar laudos para a extração de esmeraldas.

Após apurações sobre a suposta autorização, o Ministério Público Federal (MPF) encontrou versões conflitantes entre o que dizia o museu e os servidores envolvidos no caso. A Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) também afirma que, de acordo com a legislação brasileira, seria necessário um aval do Ministério da Ciência para autorizar o transporte para fora do país.

Desde 1942, fósseis são considerados patrimônio nacional no Brasil. É proibido vendê-los e é obrigatório ter uma autorização para retirá-los do país. Além disso, uma portaria do Ministério da Ciência, de 1990, proíbe a saída do território nacional de holótipos – exemplares usados como referência na descrição das espécies –, como é o caso do Ubirajara jubatus.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes