Menu

Rússia exige investigação internacional sobre colapso da barragem de Kakhovka

TASS – A situação com o colapso da barragem da Usina Hidrelétrica de Kakhovka deve se tornar objeto de um estudo e investigação mundial, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira (7). “Naturalmente, isso não é mais o assunto do dia ou da semana, já foi colocado no contexto […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

TASS – A situação com o colapso da barragem da Usina Hidrelétrica de Kakhovka deve se tornar objeto de um estudo e investigação mundial, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira (7).

“Naturalmente, isso não é mais o assunto do dia ou da semana, já foi colocado no contexto histórico – estou falando sobre o que aconteceu ontem na UHE Kakhovka. Isso realmente deveria ser um assunto de interesse mundial estudo, pesquisa e investigação”, disse ela.

“A reação do Ocidente em todas essas situações é 100% previsível. É uma vontade infinita de culpar a Rússia por tudo o que acontece, independentemente de ter acontecido de fato ou ser fruto da imaginação”, destacou o diplomata. Além disso, a reação do Ocidente “sempre será assim”, acrescentou.


A porta-voz explicou que isso faz parte da guerra de informação e psicológica e “ligação sem fim de todas as coisas negativas que acontecem nos países ocidentais, fora e na periferia com o nosso país, a fim de manter a atitude histérica de sua própria população em relação a situação em torno da Rússia, na Rússia em geral, e assim por diante.”

Situação em torno barragem de Kakhovka

Na noite de terça-feira, os militares ucranianos desferiram um ataque à Usina Hidrelétrica de Kakhovka (HPP), presumivelmente de um Olkha MLRS. O bombardeio destruiu as válvulas hidráulicas da barragem, provocando uma descarga descontrolada de água. Em Novaya Kakhovka, o nível da água já ultrapassou os 12 metros.

Existem atualmente 14 assentamentos na área inundada e um total de cerca de 80 aldeias podem ser inundadas. Moradores de assentamentos próximos estão sendo evacuados, embora as autoridades tenham dito que não são necessárias evacuações em grande escala.

O rompimento da barragem da usina causou sérios danos ambientais. As terras agrícolas ao longo do rio Dnieper foram arrastadas e existe o risco de o Canal da Crimeia do Norte se tornar raso.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descreveu o ataque à barragem de Kakhovka como um ato deliberado de sabotagem da Ucrânia. Ele acrescentou que o regime de Kiev deve assumir total responsabilidade pelas consequências.

O ataque terrorista à barragem de Kakhovka terá “consequências ambientais de longo prazo”. À medida que mais e mais água é liberada da UHE Dnepropetrovsk, isso provocará “uma inundação ainda maior de territórios. O último fato é evidência de “um ato de sabotagem em larga escala planejado com antecedência pelo regime de Kiev”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes