Menu

IPEC: confiança dos brasileiros no presidente da República atinge maior nível desde 2012

De acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), a confiança dos cidadãos brasileiros no chefe de Estado alcançou o patamar mais elevado desde 2012, atingindo 50 pontos em uma escala de zero a cem. Essa pontuação representa um aumento de nove pontos em relação ao registrado em 2022, o último ano da administração Bolsonaro. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

De acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), a confiança dos cidadãos brasileiros no chefe de Estado alcançou o patamar mais elevado desde 2012, atingindo 50 pontos em uma escala de zero a cem. Essa pontuação representa um aumento de nove pontos em relação ao registrado em 2022, o último ano da administração Bolsonaro.

O Ipec, um índice que avalia 20 instituições, classifica-as em uma escala de zero a cem. Mesmo com uma melhora registrada em 2023, o presidente da República ainda figura na 16ª colocação da lista, posicionado entre os menos bem avaliados.

Na região Nordeste, os eleitores demonstram maior confiança em Lula, pois o presidente da República alcançou 66 pontos de aprovação nesta área. Nessa região específica, Lula conseguiu superar Bolsonaro em número de votos durante o segundo turno das eleições de outubro.

Por outro lado, os níveis mais baixos de confiança em Lula são observados entre os eleitores das classes A e B, com 39 pontos de aprovação, e entre os evangélicos, com 43 pontos. Esses dois grupos, em sua maioria, apoiaram Bolsonaro nas eleições de 2022.

O início do governo de Lula inspira mais confiança do que o de seu antecessor. De acordo com a escala elaborada pelo Ipec, a administração federal recebeu 52 pontos, o que representa um aumento de cinco pontos em relação ao ano anterior e dois pontos a mais do que foi registrado em 2019, no primeiro ano do mandato bolsonarista.

Ao longo da história, os partidos políticos e o Congresso têm consistentemente ocupado as posições mais baixas no ranking divulgado pelo Ipec. Em contraste, o Corpo de Bombeiros tem sido considerado a instituição mais confiável nos últimos 15 anos, alcançando 87 pontos em 2023. Em seguida, aparecem com 70 pontos cada, a Polícia Federal e as instituições religiosas.

O Ipec realizou entrevistas presenciais com 2.000 moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos em relação aos resultados obtidos a partir da amostra total, com um intervalo de confiança de 95%.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes