Menu

Governador Tarcísio elogia policia após ocorrer chacina em Guarujá (SP)

Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou estar “extremamente satisfeito” com a megaoperação policial realizada no Guarujá (SP) durante o final de semana. A ação resultou em 10 mortes, de acordo com a Ouvidoria das Polícias, enquanto o governador alega que foram 8. A Operação Escudo, que envolveu cerca de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou estar “extremamente satisfeito” com a megaoperação policial realizada no Guarujá (SP) durante o final de semana. A ação resultou em 10 mortes, de acordo com a Ouvidoria das Polícias, enquanto o governador alega que foram 8.

A Operação Escudo, que envolveu cerca de três mil policiais militares de 15 batalhões, foi deflagrada na Baixada Santista em resposta à morte de um soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na última quinta-feira (27).

Moradores das comunidades Vila Edna e Vila Zilda relataram, através de áudios circulando por WhatsApp e denúncias à Ouvidoria, que as comunidades estão vivendo momentos de terror, com ameaças de morte por parte dos policiais e relatos de tortura, como queimaduras de cigarro e ferimentos pelo corpo em uma das vítimas.

O governador paulista defendeu o “profissionalismo” da polícia e enfatizou a importância de respeitar a instituição. No entanto, em sua primeira coletiva de imprensa, não mencionou diretamente a chacina ocorrida.

Quando questionado, Tarcísio destacou a “extrema profissionalidade” da polícia e sua capacidade de usar a força quando necessário. Ele opinou que as denúncias são narrativas e afirmou que a população não pode ser usada nesse contexto.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), referiu-se às oito vítimas mortas pelos policiais como “criminosos”. Até o momento, apenas quatro dessas vítimas foram identificadas.

Erickson David da Silva, conhecido como Deivinho, apontado pelo governo como o autor do disparo que matou o soldado da Rota, se entregou à Corregedoria da PM e, antes disso, divulgou um vídeo negando envolvimento no crime e pedindo para que a “matança” pare.

As declarações do governador e do secretário foram criticadas pela Ouvidoria das Polícias, que promete entregar um dossiê com denúncias de violações recentes praticadas pela PM na região litorânea de São Paulo.

A Operação Escudo continuará por, no mínimo, 30 dias na Baixada Santista, que foi eleita como prioridade de atuação da Secretaria de Segurança Pública, ao lado da região central da capital.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes