Menu

Mercado revisa projeção de inflação em 2023 e economia crescerá

O mercado financeiro divulgou nesta terça-feira (25) as novas projeções para a inflação e o crescimento econômico do país. Segundo o Boletim Focus, pesquisa semanal realizada pelo Banco Central com diversas instituições financeiras, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, foi reduzida de 4,95% […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: EFE/Andre Borges

O mercado financeiro divulgou nesta terça-feira (25) as novas projeções para a inflação e o crescimento econômico do país. Segundo o Boletim Focus, pesquisa semanal realizada pelo Banco Central com diversas instituições financeiras, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, foi reduzida de 4,95% para 4,9% neste ano.

Essa expectativa, no entanto, ainda está acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25% para 2023, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite superior é de 4,75%. De acordo com o Banco Central, há uma probabilidade de 61% de a inflação oficial ultrapassar o teto da meta em 2023.

Para os anos seguintes, a projeção é de que a inflação continue acima do centro da meta. Em 2024, estima-se que a inflação seja de 3,9%, e para os anos de 2025 e 2026, a previsão é de 3,5% em ambos os anos.

A taxa básica de juros, a Selic, é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Atualmente em 13,75% ao ano, a expectativa do mercado é de que ela termine o ano em 12%, visando combater a demanda aquecida que pode influenciar nos preços dos produtos e serviços. Para 2024, prevê-se uma queda da Selic para 9,5% ao ano, e em 2025 e 2026, as estimativas são de 9% e 8,63% ao ano, respectivamente.

Além das projeções para a inflação e os juros, as instituições financeiras também apresentaram suas previsões para o crescimento da economia. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, manteve-se em 2,24% para este ano. Para 2024, a expectativa é de um crescimento mais modesto, de 1,3%, e para os anos de 2025 e 2026, espera-se uma expansão de 1,9% e 2%, respectivamente.

No que diz respeito ao câmbio, a previsão é de que o dólar feche o ano de 2023 cotado a R$ 4,97. Já para o fim de 2024, a estimativa é de que a moeda americana alcance o patamar de R$ 5,05.

É importante lembrar que as projeções do mercado financeiro estão sujeitas a diversas variáveis econômicas e políticas, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Contudo, essas estimativas fornecem uma visão geral das expectativas e tendências para a economia do país nos próximos anos.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes