Menu

A fúria neoliberal de Miriam Leitão com a entrada do Brasil na OPEP+

A colunista do Globo, Miriam Leitão, que ficou conhecida por questionar viabilidade do pré-sal e por defender a lógica dos interesses privados e internacionais, atacou a decisão confirmada pelo presidente Lula de integrar o Brasil à OPEP+. “Além das preocupações ambientais, isso carece de lógica econômica”, escreveu a colunista em texto publicado no Globo. “Nesta […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A colunista do Globo, Miriam Leitão, que ficou conhecida por questionar viabilidade do pré-sal e por defender a lógica dos interesses privados e internacionais, atacou a decisão confirmada pelo presidente Lula de integrar o Brasil à OPEP+. “Além das preocupações ambientais, isso carece de lógica econômica”, escreveu a colunista em texto publicado no Globo.

“Nesta semana, aliás, a Opep determinou uma redução de um milhão de barris dia da produção do grupo a partir de janeiro de 2024. O Brasil vai fazer o quê nesse caso? Vai reduzir a produção por ordem da Opep?”, prosseguiu.

“Uma coisa é ter uma estratégia de descarbonização da economia brasileira. Essa é uma discussão importante, outra coisa é diminuir a produção por resolução externa”, disse.

Vale destacar que o presidente Lula assegurou que a união do Brasil com a Opep+ não tornará o país um membro pleno da organização, mas como um observador e agente de cooperação.

O chefe de estado brasileiro também sublinhou a importância de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover investimentos em energias renováveis, apesar dos desafios existentes.

Sendo assim, o Brasil não vai se curvar às decisões diretas da OPEP+, principalmente no que diz respeito à produção de petróleo, como maliciosamente Miriam Leitão insinua no texto da sua coluna.

Em outro momento, a jornalista do Grupo Globo diz que a OPEP+ perdeu a relevância e que também está perdendo, em termos de competitividade, para países do Ocidente como Estados Unidos e Canadá.

“A Opep está se tornando cada vez menos importante para a definição dos preços do mundo. Isto porque a produção cresce em outros países que não fazem parte do grupo, como Estados Unidos, Canadá e no próprio Brasil. Então qual é a estratégia, quando cresce a produção num país, como foi o caso da Rússia, eles trazem para perto, convidam a fazer parte desse puxadinho que é a Opep+”, declara.

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esclareceu que a entrada do Brasil na OPEP+ é considerada uma medida estratégica e que foi liderada pelo presidente Lula.

O ministro enfatizou a intenção do Brasil de liderar os países produtores de petróleo na aceleração da transição energética, utilizando as receitas do petróleo para financiar iniciativas em energia limpa e renovável, buscando uma mudança sustentável no setor energético.

Em outras palavras, o real sentido dessa entrada do Brasil no grupo é justamente colaborar para que a OPEP+ se torne um grande bloco de produção de energia limpa, tirando a dependência plena do petróleo.

Isso por si só garante mais competitividade e independência para os países membros e também para o Brasil, que tem autoridade, credibilidade internacional e recursos naturais abundantes para liderar essa transição.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bolsonaro Joia

03/12/2023 - 18h30

*BOLSONARO O MAIOR CRIMINOSO DO BRASIL*

👉🏼RACHADINHA
👉🏼PECULATO
👉🏼USO DE DOCUMENTOS FALSOS
👉🏼CORRUPÇÃO DE MENORES
👉🏼INFRAÇÃO SANITÁRIA
👉🏼LADRÃO DE JOIAS
👉🏼ESTELIONATARIO
👉🏼CORRUPÇÃO
👉🏼PREVARICAÇÃO
👉🏼CHARLATANISMO
👉🏼EPIDEMIA RESULTADO MORTE
👉🏼EMPREGO IRREGULAR VERBAS PÚBLICAS
👉🏼INCITAÇÃO AO CRIME
👉🏼CRIME DE RESPONSABILIDADE
👉🏼CRIME CONTRA HUMANIDADE
👉🏼TENTATIVA DD GOLPE MILITAR
👉🏼TRAICAO A PATRIA
👉🏼ABOLIÇÃO VIOLENTA ESTADO
👉🏼ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA
👉🏼LAVAGEM DE DINHEIRO
👉🏼CRIME FISCAL, NAO DECLARAÇÕES DE IMOVEIS NOS ESTADOS UNIDOS
👉🏼CRIME AMBIENTAL

EdsonLuiz.

03/12/2023 - 00h28

Lula é um estuprado e está faz muito tempo estuprando o Brasil.

■■Lula aprova e financia hidroelétricas economicamente inviáveis e ultra-predatórias na Amazônia e AFOGA o modo de vida e as memórias ancestrais de milhares de índios.

Foi isto que as Usinas Elétricas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte fizeram:: ●Afogaram a vida dos índios e economicamente não servem sequer para gerar energia que preste e dar lucros, a não ser para os donos e para os empreiteiros, todos amiguinhos de Lula (e com dinheiro do BNDES).
*=>Procurem no Google por “Jiral” , “Santo Antônio” e “Monte Belo”.

■■Lula* e o PT* patrocinam uma tratorada em favor de latifundiários e garimpeiros invasores de terras públicas, em completo PASSA-BOIADA contra os nossos biomas mais importantes; legalizam para garimpeiros e latifundiários predadores vastíssimas terras invadidas, inclusive terras de indígenas e invasões criminosas de beira de rios*.
**=>Procurem no Google::
“Código Florestal” e “Aldo Rebelo” e vejam a data do estupro aos índios, ao meio ambiente e a todo o Brasil.
▪︎Verão que o estupro foi feito nos governos do PT.

■■Lula cozinha todo mundo enquanto trama junto com Alcolumbre para arriscar a margem equatorial junto ao Rio Amazonas por causa de alguns barris do lamentável petróleo.
***=>Procurem no Google.

■■Lula…
■Vou parar por aqui, mas Lula é sempre um estupro ao dinheiro público e ao meio ambiente e Lula é mais ainda padrinho de qualquer empreiteiros corrupto ou latifundiário predador que lhe pague em dinheiro, em relógios ou em votos.

Porém, os blogues do PT, incluindo “ocafezinho”, fazem questão de criar narrativas e marketing para dizerem o que Lula e o PT não são.

O que real.ente são Lula e o PT estes blogues não dizem::
■Então, digo eu!

■■Lula e Bolsonaro são o mesmo risco para a democracia, para a economia, para o povo pobre, para o Brasil todo.
■■Lula, o PT e Bolsonaro são chefes do Centrão!

Mas a prática de Lula e do PT é mais Centrão que a do próprio Centrão.

Fora Lula, PREDADOR e CORRUPTO !
Fora Bolsonaro, PREDADOR e CORRUPTO !

Edson Luiz Pianca.

Iran

02/12/2023 - 13h10

Não dá para entender MIRIAM BACON, em resumo ela diz ser a OPEP+ ultrapassasa porque produz base energética suja. No entanto enaltece o crescimento da produção em países como o amado por ela EUA e Canadá enquanto omite a grande sacada de Lula ao propor que a OPEP seja, na verdade, a propulsora de uma política de energia limpa. Digo a grande sacada porque imagine você ter um enorme manancial de petróleo (países da OPEP) e poder prescindir dele com planos de produção e exploração de outras fontes de energia menos agressivas. Seria como ter lastro (petróleo) para uma reserva estratégica o que é muito interessante, enquanto subsidia o investimento em meios de produção energética de menor potencial ofensivo à natureza. Tivesse razão em sua preocupação ecológica, Miriam BACON jamais enalteceria países que têm na fonte nuclear seu manancial de potência para dominar negativamente o mundo como o faz com os EUA.

zulu

02/12/2023 - 12h29

O nosso jagunço ataca novamente…virou uma guerra entre ele e o jornalismo, quem terà a melhor ? kkkkkkkkkk

Este Gabriel é normal da cabeça ?

bandoleiro

02/12/2023 - 12h24

Vixe..até é esquerdoide de carteirinha Miriam Leitào entro na mira do nosso troglodita…

Definitivamente ninguém pode falar nada a respeito do Larapio, sò manter o esccroto dele limpo e cheiroso como o nosso Gabrielzinho faz.

Ainda estamos aguardando os numeros…os numeros de reais que o Governo està pagando ao “capanguinho”…

Natailia

02/12/2023 - 12h21

A organizaçào dos poucos paises que possuem petroleo vao promover outras fonte de energia as quais todo mundo pode ter acesso e nao dao 10% do retorno economico do petroleo.

E tem imbecis que acreditam viu…kkkkkkkkkkkkkk

Voltem pra casa com a cabeça e começem a limpar o lixo imundo que infesta todos os cantos do Brasil….que ja seria um passo imenso

WWagner Indigo

02/12/2023 - 12h01

É preciso e é urgente que se dê nome de ” jornalistas” , que são empregados
pelos Thinks Tanks norte americanos !!!
Ex- Miriam e filhos fazem parte de qual !!!
Demétrio de qual….


Leia mais

Recentes

Recentes