Menu

Merval e sua primeira canalhice intelectual contra Lula em 2024

Em um artigo completamente desonesto publicado nesta terça-feira, 2, Merval Pereira, jornalista do Grupo Globo, traçou um paralelo ridículo entre os governos do recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, e do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pereira aponta para um uso comum do populismo nas gestões de ambos, apesar das […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Em um artigo completamente desonesto publicado nesta terça-feira, 2, Merval Pereira, jornalista do Grupo Globo, traçou um paralelo ridículo entre os governos do recém-empossado presidente da Argentina, Javier Milei, e do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pereira aponta para um uso comum do populismo nas gestões de ambos, apesar das imensas e claras diferenças ideológicas.

O jornalista afirma de forma despudorada que Milei e Lula, cada um a sua maneira, utilizam estratégias para influenciar o Congresso na aprovação de medidas cruciais para seus respectivos governos.

Merval cita uma atuação teatral de Milei, que ameaça com uma revolta popular caso seu projeto ultraliberal denominado de ‘Omnibus’ não seja aprovado e insinua que o governo do presidente Lula adota essa mesma estratégia.

Saindo desse imaginário mergulhado no delírio de Merval, a realidade é que Lula é criticado até mesmo por aliados pelo seu pragmatismo, por vezes exagerado, com um Congresso Nacional majoritariamente conservador e reacionário. O que logicamente não é a mesma situação do atual chefe de estado argentino.

“Os dois, cada um à sua maneira, usam as armas que têm para pressionar o Congresso e obter a aprovação de medidas que consideram indispensáveis para o prosseguimento de seus planos. Embora Milei seja mais histriônico e ameace diretamente o Congresso com uma revolta popular caso não consiga a aprovação de seu ‘Omnibus’, o governo petista não deixa de ser mais agressivo na decisão de enviar ao Congresso uma Medida Provisória decretando justamente o contrário do que os parlamentares acabaram de decidir”, disparou Merval.

O colunista da família Marinho também falou sobre a trajetória política na Argentina, onde diferentes facções do peronismo dominaram a cena, e agora Milei emerge como uma figura “promissora”, prometendo a famigerada “renovação” pela extrema-direita.

Vamos lembrar que o Grupo Globo, onde Merval ainda encontra espaço para escrever suas bobagens, sempre tratou Milei como um “libertário” e não como uma figura carimbada na realidade, ou seja, um fascista de primeira linha.

Voltando ao texto de Merval, ele compara esse “populismo” de Milei com o presidencialismo brasileiro, ressaltado por plebiscitos, e a imagem de Lula como “pai dos pobres” e “salvador da pátria”, repetindo um discurso de estigma e preconceito de uma parte da nossa elite com Lula, uma liderança política com raizes no sindicalismo e nos movimentos populares.

Por fim, o artigo de Merval Pereira encerra com uma visão “crítica” sobre a capacidade de ambos os presidentes enfrentarem resistências no Congresso. Ele sugere que nem Milei nem Lula possuem força suficiente para impor completamente suas vontades, enfatizando os desafios enfrentados pelos governos na América do Sul.

“Nem Milei parece ter mais força para impor suas vontades a uma população assustada — incapaz de entender que a motosserra cortaria também sua carne —, nem Lula tem condições de impor ao Congresso uma humilhação como a que propôs, restabelecendo o veto em matéria já decidida pelos parlamentares”.

Patético!

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

09/01/2024 - 13h14

Viva Merval Pereira!
■Imorensa é para repercutir notícia e fazer avaliação crítica ao escrutínio o poder.

Imprensa de verdade, com jornalistas como Merval Pereira e Malu Gaspar, é uma virtude das democracias.

Na China, um jornalista como Merval estaria assassinado pela ditadura.
Na Rússia, Merval estaria assassinado pela ditadura. Na Venezuela, Merval estaria assassinado pela ditadura.

A onda dos antiprogressistas no Brasil é matar Merval.
■Se denunciarmos a falta de compromisso do PT e de Lula com a democracia poderemos estar, no futuro, protegendo a vida de Merval.

EdsonLuiz.

05/01/2024 - 13h24

Os petista e os bolsonaristas são iguais quando são aloprados e são iguais quando estão mais serenos, porém os dois defendendo igualmente a venalidade, a incompetência e a corrupção de seus vaqueiros e dos seus dois senhores, Lula ou Bolsonaro.

Como os petistas-raiz são iguais aos bolsonaristas-raiz!

Patriotário

04/01/2024 - 23h26

Quem é aliado da estupidez, da desfaçatez, da mentia, a enganação CANALHA, do pensamento de ameba, da desgraça de sua alma podre, o Edson pianca mole, esse estúpido que está aqui para tentar arrastar algum desavisado, como esse seu papinho.
Na verdade, esse bostha , esse merdel, só posta aqui por uma falha grotesca do blog que continua aceitando que esse canalha venha aqui e suje a parte de comentários. Fazer o quê????

EdsonLuiz.

04/01/2024 - 21h02

■■■Quem é aliado da venalidade no Congresso e no Brasil todo é exatamente o PT.
■O PT tem raiva de Merval e de bons jornalistas exatamente por bons jornalistas denunciarem esse conluio e essa venalidade.

Merval denuncia quando a venalidade é de Bolsonaro. Por que Merval deveria se calar quando a venalidade é do corrupto Lula e do PT?

Resultado::
Como Lula e Bolsonaro, no fundo, são iguais; e como isso faz com que o lulista e o bolsonarista, no fundo, sejam iguais…

Merval Pereira apanha covardemente tanto de bolsonaristas como de petistas.

■■■O ESTADÃO denunciou o Orçamento Secreto criado por Arthur Lira e por Bolsonaro como um grande esquema de corrupção.
■Merval, o Globo, Malu Gaspar, a Folha e todos os bons jornalistas e jornais que temos repercutiram junto com o Estadão a corrupção que é o Orçamento Secreto e a venalidade do conluio entre o Poder Executivo sob Bolsonaro e a parte do Poder Legislativo liderada por Arthur Lira.

Para o PT essa denúncia era boa e o PT também repercutiu e denunciou junto com o Estadão e com Merval o Orçamento Secreto.

Mas Lula assumiu a presidência no lugar de Bolsonaro e junto assumiu o Orçamento Secreto.
■E agora é Lula que está no lugar de Bolsonaro e manobra o Orçamento Secreto junto com Arthur Lira.

O que o jornalista Merval Pereira faz?
O que o jornal Estadão faz?
O que o jornal Globo faz?

Eles, o Estadão, Merval, Globo e todos que denunciaram seriamente o Orçamento Secreto manobrado por Bolsonaro continuaram denunciando este mesmo Orçamento Secreto agora manobrado por Lula.

Mas para um petista, roubo de relógio só deve ser denunciado quando for Relógio Rolex e o ladrão for Bolsonaro.
■Quando for relógio Cartier e o ladrão for Lula, não pode denunciar.

Para o PT, corrupção só pode ser denunciada quando o corrupto for Bolsonaro.
■Quando o corrupto for Lula, o PT quer que a imprensa sadia cale a boca.

Para o PT, denunciar apoio a ditadura só pode quando é Bolsonaro que apoia.
■Quando é Lula e o PT quem apoiam ditaduras e ameaçam a democracia, para o PT todos têm que ficar calados.

Lula e Bolsonaro são praticamente a mesma porcaria, só que um é uma porcaria mais em umas coisas e o outro é mais porcaria em outras.

O lulista e o bolsonarista ficam, os dois, muito parecidos ao final de tudo!

EdsonLuiz.

04/01/2024 - 20h22

Esses merdas petistas não se emendam e não param de atirar em jornalistas.

■Quantos tiros foram dados por petistas em Miriam Leitão aqui mesmo e eu denunciei?
■Quantos tiros petistas deram em Malu Gaspar e eu denunciei?
■Quantos tiros deram em Vera Magalhães e eu denunciei?

Jornalista de verdade, para cumprir sua missão com honestidade e fazer a defesa da liberdade tem que contrariar os autoritários, antiocidentais e antiprogressistas.

E morrem na mão e na boca dessa gente insana e antiprogressista!

Esses merdas do PT são iguais aos regimes ditatoriais que eles apoiam::
■Lá, nas ditaduras que eles apoiam, jornalista de verdade eles M.A.T.A.M com tiros ou veneno.
=》Aqui no Brasil, como eles não têm força ainda para imporem a truculência com os mesmos modos que eles apoiam lá fora, aqui no Brasil eles procuram matar bons jornalistas de outro jeito que eliminando com tiros.

■■■No Corredor Palestino?
■■Criança, velho, soldado, jornalista, palestino, israelense…
■Lá morrem pessoas por causa dos TERRORISTAS que o PT apoia.

Mas as denúncias que fazemos do apoio do PT a ditadores e terroristas pelo menos faz com que idiotas como os diplomatas ligados ao PT disfarcem mais a covardia e a loucura antiocidental e antidemocracias, portanto, antiprogressista.

Alexandre Neres

04/01/2024 - 09h49

Não sei que mundo é este que o Pianca descreve com cores tão espetaculares. É tão grotesco e desprovido de realidade o que ele atribui ao governo do PT e agora a artistas renomados, apesar de não saber quem é Wagner Mourão.

Entrementes, morrem jornalistas como nunca dantes na Faixa de Haza pelo estado terrorista de Israel.

Julien Assange foi caçado implacavelmente e está prestes a ser transferido da Inglaterra para os Estados Unidos, onde passará encarcerado o resto da sua vida apenas por ter divulgado as mentiras contumazes da suposta terra da democracia e da liberdade. Viva o Ocidente!

O que Merval está fazendo ao tentar estabelecer essa comparação esdrúxula é tão-somente defender os interesses econômicos das Organizações Globo por não querer perder a boquinha das benesses inconfessáveis advindas da desoneração sem realizar a contrapartida de manter muita gente empregada, pois é cediço que a Globo tá mandando meio mundo embora.

É isso que está em jogo. Merval está se aliando ao congressinho venal e com um apetite insaciável, conquanto todos eles, da boca pra fora, sejam austericidas. Gaiatos se posicionam a favor do parlamentarismo ou do semipresidencialismo, desprezando os plebiscitos anteriores e a vontade manifestada pela maior parte da população, afirmam que os presidentes são todos corruptos, porém, curiosamente, nada comentam sobre Arthur Lira, que fez Eduardo Cunha parecer um menininho desajeitado, sem o menor jeito para a coisa.

EdsonLuiz.

03/01/2024 - 18h53

ATIREM NO JORNALISTA!
■A onda agora é matar Merval.

Em ditaduras, não pode haver jornais e nem jornalistas. Jornalist@ em ditadura, só se el@ não tiver dignidade!
■Como aceitar jornalistas russos falando que a Rússia é covarde e massacra hospitais, prédios residenciais; falando que a Rússia explode mísseis deliberadamente contra civis e que querem destruir a Ucrânia por ela não mais aceitar se submeter a ditaduras? Matem os jornalistas! Destruam os jornais!

Jornalist@ em ditadura, só @s que não têm integridade!
■Como aceitar que nas manhãs silenciosas de Teerã jornalistas noticiem que o regime assassinou mais uma menina por ela ter retirado o véu e libertado os cabelos para protestarem contra a opressão? Assassinem os jornalistas no Irã também, e acabem com os jornais!

Em ditaduras, jornalist@s viv@s só @s maravilhos@s companheir@s que não têm integridade!
■Como aceitar que na China jornalistas chineses noticiem que a ditadura está eliminando opositores? Matem todos os jornalistas e só deixem vivos os jornalistas que não sejam jornalistas.

Jornalista em ditadura, não pode!

No Brasil, sempre que puderem, vão matando Miriam’s Leitão, Malu’s Garpar, Vera’s Magalhães, Demétrio Magnoli’s,…

E com os jornais que contrariem ditadores e cúmplices de ditadores, pratiquem o mesmo ódio, sempre com muita fúria, mas fazendo uns intervalinhos “paz e amor”, para disfarçar. Somos PT:: quem pratica mais ódio contra a democracia vence no final. O bolsonarismo também pratica ódio em quantidade industrial, mas eles não vão conseguir superar aqui no Brasil a nossa maior experiência de praticar e espalhar ódio! Nós venceremos no final!

Ódio! Ódio! Ódio!
Somos o PT!
VENCEREMOS!

■■■Agora é a vez de Merval:: atirem em Merval ! Matem Merval Pereira!

Só sobraremos nós! E se sobrar algum amante da liberdade, ele estará completamente intimidado pelo nosso ódio e ficará submisso e de boca calada, no máximo sussurrando no breu das tocas.

Vencemos na China;
Vencemos em Cuba;
Vencemos na Rússia;
Vencemos no Irã…

VENCEREMOS AQUI NO BRASIL !

Gente como Chico Buarque, Caetano Veloso, Wagner Mourão,… Estes narcisistas, embriagados com as mesuras que lhes fazemos, ficam cegos para o que nosso autoritarismo pode fazer amanhã e não conseguem ver a nossa trama junto com os ditadores e terroristas mais sórdidos e assassinos que já mantêm sob o terror os seus povos.

Artistas?
Artistas primeiro colaboram com a nossa “Organização”, e quando acordam para o que ajudaram a construir, como hoje os artistas de Cuba, então já é tarde e quando eles reagem nós já dominamos tudo e estamos fortes suficientes para enviar um Vespa Negra e massacrá-los.

■VIVA AS DITADURAS !
■ABAIXO AS DEMOCRACIAS !

Paulo

03/01/2024 - 12h48

Ah sim, antes que esqueça: nenhum dos três é robô…

Paulo

03/01/2024 - 12h46

Curioso como o esquerdista típico demonstra ser, antes de tudo, um censor contumaz e ferrenho. Tudo aquilo (e todo aquele) que o contraria ele quer banir das “hostes sagradas” em que gravitam (ou deveriam gravitar) as estrelas “companheiras”, girando em torno do sol Karl Marx. Pois eu digo: os únicos críticos habituais de Lula, por aqui, sou eu, o S.A. (e seus diversos pseudônimos) e o Pianca, sendo o S.A. o único bolsonarista…

Patriotário

02/01/2024 - 17h47

Por que o Blog permite que estúpidas cadelinhas pagas pelo pacho herrera tupiniquin , a BONECA ARROMBADA CARLUXA MANJA ROLEX, venhas defecar suas bosthas podres nos comentários ? Vai dar trabalho pra moderar ? Não permita nenhum comentário. Ou use outra ferramenta de acesso.
Claro que a estratégia desses robôs é tentar causar dúvida principalmente em quem já tenha um pensamento meio contaminado mas mantenha um mínimo senso crítico.
Aí, ao se deparar com essa metralhadora de chorume nos comentários, pense : Nossa, olha como tem gente contra !!!
Esses robôs são como células cancerígenas.
Pense, O CAFEZINHO !!!!

Afonso Costa Queiroz Filho

02/01/2024 - 17h19

A advertência do site de que não se pode usar linguagem vulgar ou ofensiva a quem quer que seja não é seguida? Porque vê-se, aqui, nos comentários, o que há de pior, mais imundo, podre e, sobretudo, mentiroso nas referências das hostes da canalha direitista ao governo do PT e o Presidente Lula! Desse modo, reiterando a crítica do colunista, só me cabe fazer o seguinte destaque sobre o artigo do funcionário da Globo: tão absurdamente falacioso e desavergonhado quanto as palavras dos comentaristas sobre o atual governo.

carlos

02/01/2024 - 14h40

Esse tal de keiton, é uma sumidade, desce, desse pedestal de tua ignorancia, tem a humildade, de saber que o homem é multavel e só Deus é imultavel, o homem é limitado mediocre ainda mais quando defende o extremismo, o milicianismo até a jumenta foi capaz, ver o abismo da espada do anjo, enquanto muitos seres humanos nao conseguem enxergar.

carlos

02/01/2024 - 14h28

Esse cafageste, é um vira lata, da academia brasileira de letra, inexpressivo, que nao a minha condiçao de assumir uma ABI tao relevante, que teve Raquel de queiroz, essa faz jus ao titulo que ostenta, até um Fernando Henrique Cardoso ainda dá pra aceitar, mas um desmoralizado desse ai o destino dele é a lata do lixo da historia.

Yuri

02/01/2024 - 12h20

Meu dinheiro està sendo usado para escrever essas asneiras, para escrever esse lixo ?

Galinzé

02/01/2024 - 12h12

Lula…kkkkkkkkkkkkkkkkk

zulu

02/01/2024 - 12h09

Esse tal de Gabriel nao foi educado pelos pais dele ? Nao foi civilizado ?

Dito isso, Lula é o perfeito xerox do nivèl civilizatorio dos brasilerios…estrume.

Kleiton

02/01/2024 - 12h07

Patético é fazer obra de jagunçismo PAGO COM DINHEIRO DOS OUTROS e se “lançar” (ninguem da bola para este idiota) escondido atras de um teclado contra opinoes diferentes sem dizer e argumentar absolutamente nada a respeito do assunto, zero

A alma da ideologia esquerdoidde é essa, destruir quem por ventura abrir a boca para falar algo que nao é alinahdo e este Gabriel
além de ser um asno mal educado nao passa de um fascistoide repugnante bem mal enrustido.

Lixo.


Leia mais

Recentes

Recentes