Menu

Governo venezuelano acusa EUA de roubar avião retido na Argentina

O chanceler venezuelano, Yván Gil, acusou os Estados Unidos de ordenar o confisco de um avião da Empresa de Transporte Aerocargo del Sur (Emtrasur), uma subsidiária da estatal Conviasa. Segundo informações da agência Sputnik, a aeronave está retida na Argentina desde o ano de 2022. Conforme ordem da Justiça argentina, a transferência do avião da […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS/Sebastian Borsero

O chanceler venezuelano, Yván Gil, acusou os Estados Unidos de ordenar o confisco de um avião da Empresa de Transporte Aerocargo del Sur (Emtrasur), uma subsidiária da estatal Conviasa.

Segundo informações da agência Sputnik, a aeronave está retida na Argentina desde o ano de 2022.

Conforme ordem da Justiça argentina, a transferência do avião da Emtrasur para o governo dos Estados Unidos foi solicitada pelo Tribunal do Distrito de Columbia, nos EUA, em outubro de 2022.

Em resposta, a Emtrasur manifestou sua intenção de buscar ações judiciais devido aos danos ao patrimônio da empresa, violação dos direitos humanos e descumprimento do acordo sobre Aviação Civil Internacional.

O Boeing 747 de carga da Emtrasur encontra-se na Argentina desde junho de 2022. A aeronave, que chegou do México carregando peças automotivas, teve uma tentativa frustrada de ingresso no Uruguai.

A tripulação, composta por 19 pessoas, incluía cidadãos venezuelanos e iranianos.

Um dos tripulantes iranianos era suspeito pelos Estados Unidos de ter vínculos com a Força Al Quds, parte da Guarda Revolucionária Iraniana, classificada como “organização terrorista” pelo governo norte-americano.

Após a detenção inicial, os membros da tripulação foram liberados. O avião, adquirido pela Emtrasur da companhia iraniana Mahan Air em outubro de 2021, está no centro de uma controvérsia, uma vez que, segundo as autoridades dos EUA, a transação violou sanções impostas a ambos os países envolvidos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

05/01/2024 - 14h06

Foi o governo argentino anterior que reteve este avião.
■Por que foi solicitada a retenção deste avião?
=》As investigações indicam que este avião é utilizado como infra-estrutura financiada por Rússia, Irã e Venezuela para grupos terroristas.

■■■Vejam quem são e a quem se associam estas ditaduras no Brasil.


Leia mais

Recentes

Recentes