Menu

INSS implementa inteligência artificial para combater fraudes em atestados médicos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a implementação de uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para reforçar a análise de atestados médicos submetidos eletronicamente. Esta medida, que será aplicada ao longo dos próximos 30 dias, visa aprimorar a verificação dos pedidos de benefício por incapacidade temporária. Desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a implementação de uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para reforçar a análise de atestados médicos submetidos eletronicamente.

Esta medida, que será aplicada ao longo dos próximos 30 dias, visa aprimorar a verificação dos pedidos de benefício por incapacidade temporária.

Desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), a ferramenta IA está em fase de testes para detectar tentativas de fraude no sistema Atestmed.

Este sistema substituiu a perícia médica tradicional e é responsável pela análise documental dos atestados enviados.

O foco da ferramenta é cruzar informações cadastrais dos médicos com os dados presentes nos atestados.

O objetivo é identificar inconsistências, como divergências no número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), a especialidade médica, o local de trabalho, o IP do computador utilizado para envio do atestado, além do nome e assinatura do profissional.

A iniciativa surgiu após a identificação de irregularidades em documentos protocolados no Atesmed, através do aplicativo Meu INSS. Estes documentos estão sob investigação da Polícia Federal.

Em análises manuais, foram encontradas discrepâncias como variações no padrão de letras em carimbos que atestam a assinatura do médico.

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, informou que os testes no sistema IA começaram nesta segunda-feira, 16.

Ele expressou otimismo quanto à efetividade da ferramenta, prevendo a apresentação de resultados positivos em um período de 20 a 30 dias.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes