Menu

Análise: Conservadores temem derrota histórica no Reino Unido

Por Alison Meakem O primeiro-ministro Rishi Sunak confirmou há poucas semanas que o Reino Unido realizaria eleições gerais em 2024. Serão a primeira disputa de Sunak como primeiro-ministro do país – e poderão expor as suas fraquezas como líder não eleito. Nos últimos anos, os americanos desiludidos com o seu sistema político desajeitado olharam frequentemente para o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Alison Meakem

O primeiro-ministro Rishi Sunak confirmou há poucas semanas que o Reino Unido realizaria eleições gerais em 2024. Serão a primeira disputa de Sunak como primeiro-ministro do país – e poderão expor as suas fraquezas como líder não eleito.

Nos últimos anos, os americanos desiludidos com o seu sistema político desajeitado olharam frequentemente para o outro lado do oceano em busca de algum alívio e solidariedade. 

Desde as últimas eleições gerais em 2019, a política britânica pareceu quase igualmente disfuncional. O país completou o seu divórcio da União Europeia e passou por uma porta giratória de primeiros-ministros conservadores.

Eleições a serem observadas em 2024: Esta história faz parte de um pacote sobre 15 eleições importantes este ano (além das dos Estados Unidos). Leia a análise completa aqui .

O amigo de Trump, Boris Johnson, que venceu a votação de 2019, pode ser o mais notório desse grupo. 

Entusiasta do Brexite, Johnson saiu do número 10 da Downing St. em setembro de 2022, após revelações de que havia organizado festas enquanto a Grã-Bretanha estava fechada durante a pandemia de COVID-19; o chamado escândalo “Partygate” gerou investigações oficiais do governo e tem sido uma fonte de intriga nos tablóides desde então. 

Depois veio Liz Truss, cujo mandato foi notoriamente mais curto do que o prazo de validade de uma alface Tesco . Agora, Sunak está no comando.

O “ pesadelo em Downing Street ”, como lhe chamou Sasha Polakow-Suransky da FP, reflectiu o caos da adaptação britânica à era pós-Brexit. 

A morte da monarca de longa data, Rainha Isabel II, em Setembro de 2022, pareceu confirmar que o Reino Unido estava a entrar em território identário desconhecido.

Segundo quase todos os relatos, o Brexit foi mau para o país. Outrora uma superpotência global, a saída da Grã-Bretanha da UE desvalorizou o lugar do país nas relações e no comércio internacionais. 

Londres tentou elaborar uma agenda chamada “ Grã-Bretanha Global ”, mas parece ser mais um latido do que uma mordida. 

Como argumentou Dalibor Rohac, do American Enterprise Institute, na Foreign Policy, em Maio de 2019, “o Brexit é a forma mais fiável de garantir que o Reino Unido não tire partido das oportunidades que a economia global tem para oferecer e que, em vez disso, o país passe mais uma década empenhado em olhar improdutivamente para o umbigo enquanto o resto do mundo segue em frente.”

A nível interno, os impactos económicos do Brexit atingiram duramente os britânicos. A inflação anual em Outubro de 2022 foi calculada no máximo dos últimos 41 anos, de 11,1%, de acordo com o Gabinete Britânico de Estatísticas Nacionais, e os efeitos da crise do custo de vida são tangíveis. 

Em Fevereiro de 2023, a jornalista Liz Cookman relatou na Foreign Policy o aumento dos preços da energia, a escassez de alimentos e o aumento da pobreza . 

“Se o inverno do descontentamento tiver continuações, estaremos nele”, escreveu Cookman. “O principal entre todos os culpados é o efeito destrutivo do Brexit e da má governação.” 

O alardeado Serviço Nacional de Saúde também se encontra num impasse à medida que as condições se deterioram e os médicos entram em greve.

O governo decidiu que a imigração ilegal – que está a aumentar – é a fonte de muitos destes problemas. Sob a liderança dos secretários do Interior de extrema-direita, Londres prometeu “ parar os barcos ” que atravessam o Canal da Mancha vindos de França. 

A sua medida mais controversa foi a assinatura, em 2022, de um acordo para deportar requerentes de asilo para o Ruanda.

A medida foi condenada por muitos observadores, incluindo as Nações Unidas , que disseram que poderia constituir uma violação dos direitos humanos. 

Na revista Foreign Policy , de junho de 2022, o jornalista Andrew Connelly chamou a política de “espetáculo cruel, caro e inútil”.

O acordo com Ruanda foi suspenso nos tribunais , mas Sunak ainda está tentando aprová-lo com algumas modificações. 

Quer seja adoptada ou não, os conservadores conseguiram fazer da imigração uma questão eleitoral fundamental. 

Em pesquisas recentes do YouGov , os eleitores do Reino Unido listaram as suas três principais preocupações como economia, saúde e imigração e asilo.

Sunak pode tecnicamente convocar eleições gerais a qualquer momento, mas parece preparado para deixar o Parlamento cumprir quase todo o seu mandato de cinco anos. Isso provavelmente ocorre porque os conservadores estão há muito tempo em crise nas pesquisas. 

Desde 2021, o partido está atrás do Partido Trabalhista, da oposição, em pesquisas, segundo o YouGov. 

Os dados mais recentes sobre a intenção de voto, de 13 de dezembro de 2023, mostraram que os trabalhistas tinham o dobro do apoio que os conservadores: 44% a 22%. Partidos menores, como os Liberais Democratas, pró-negócios, o Partido Nacional Escocês e os Verdes, obtiveram 11% ou menos.

O Partido Trabalhista é liderado por Keir Starmer, que interveio depois do popular – mas polêmico – ex-chefe Jeremy Corbyn renunciar após uma derrota eleitoral catastrófica para Johnson, quando o Partido Trabalhista recebeu seu menor número de assentos em 84 anos. 

Starmer e Corbyn não se dão bem. Desde então, Corbyn foi expulso do Partido Trabalhista depois de negar que o anti-semitismo dentro do partido fosse um problema sob a sua liderança. 

Starmer deslocou o Partido Trabalhista para a direita em comparação com o seu antecessor – mais pragmático centrista e menos ideólogo socialista do que Corbyn.

Dada a liderança do Partido Trabalhista nas pesquisas de opinião, há uma especulação considerável sobre que tipo de primeiro-ministro Starmer poderia ser. 

A Grã-Bretanha não é liderada pelo Partido Trabalhista desde Gordon Brown, que deixou o cargo em 2010. Desde então, o país ficou muito mais pobre – e o mundo mais perigoso.

“Ele é uma figura ambígua”, escreveu o jornalista Jamie Maxwell sobre Starmer em Foreign Policy em julho de 2023, “um ex-advogado de direitos humanos que adotou uma linha suave em relação à brutalidade policial quando serviu como principal promotor da Grã-Bretanha e ex-defensor da integração com a Europa que agora insiste que o Brexit era necessário.” 

A política externa de Starmer é igualmente obscura: em Maio de 2023, Azeem Ibrahim da FP observou que “ainda não existe uma visão do mundo coerente em evidência”.

Mas um salto para o desconhecido pode ser desejável para os britânicos, que estão cansados ​​da liderança conservadora e do drama político sem fim. 

Sempre que Sunak decidir convocar eleições gerais, os eleitores elegerão 650 membros do Parlamento em círculos eleitorais uninominais, utilizando um sistema de ordem de prioridade. Seria a primeira – e poderia ser a última – votação nacional que ele supervisionaria.

Texto publicado originalmente no Foreign Policy

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes