Menu

Brasil alcança marca histórica na geração de energia renovável em 2023

O Brasil registrou um recorde na geração de energia limpa em 2023, atingindo 93,1% de sua produção energética a partir de fontes renováveis, conforme divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta sexta-feira, 2. O país produziu um total de 70,2 mil megawatts médios (MWm) por meio de hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Brasil registrou um recorde na geração de energia limpa em 2023, atingindo 93,1% de sua produção energética a partir de fontes renováveis, conforme divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta sexta-feira, 2.

O país produziu um total de 70,2 mil megawatts médios (MWm) por meio de hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

As usinas hidrelétricas lideraram a produção com 50 mil MWm, representando um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.

A geração de energia eólica e solar alcançou um expressivo crescimento de 23,8%, somando 13 mil MWm, impulsionada por condições climáticas favoráveis e pela inclusão de novas usinas no Sistema Interligado Nacional.

Com a adição de novas unidades de produção, a capacidade instalada de energia no Brasil expandiu em 42,6 mil MW, equivalente a três Itaipus.

A energia proveniente da biomassa, especialmente do bagaço de cana-de-açúcar, também apresentou aumento, com uma produção de 3,2 MWm, 9,6% a mais que no ano passado.

Além disso, a CCEE observou um salto de 63,9% na geração distribuída, evidenciando a crescente produção de energia solar por consumidores residenciais e pequenas empresas.

Este avanço na geração de energia limpa ocorre em um contexto de aumento de 3,7% no consumo de energia no país, impulsionado principalmente pelas ondas de calor registradas no último ano.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes