Menu

Fórum publica artigo na Folha contra desonestidade de Mariliz Pereira Jorge

Acordo jurídico: Folha publica nota da Fórum contra ataques de Mariliz Pereira Jorge Nesta quinta-feira (8), o diretor de redação da Revista Fórum Renato Rovai publicou um artigo na Folha defendendo esta publicação após os ataques promovidos pela jornalista Mariliz Pereira Jorge no jornal contra a Fórum. Em novembro de 2022, a colunista da Folha hostilizou a Fórum após revelarmos as […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Acordo jurídico: Folha publica nota da Fórum contra ataques de Mariliz Pereira Jorge

Nesta quinta-feira (8), o diretor de redação da Revista Fórum Renato Rovai publicou um artigo na Folha defendendo esta publicação após os ataques promovidos pela jornalista Mariliz Pereira Jorge no jornal contra a Fórum.

Em novembro de 2022, a colunista da Folha hostilizou a Fórum após revelarmos as denúncias feitas no Ministério Público do Trabalho contra a então ex-editora do Estadão, Andreza Matais, no caso da suposta “Dama do Tráfico”.

No texto, Mariliz afirmou que a Fórum é um “antro de fake news” e comparou o veículo com fontes de desinformação bolsonaristas, o que é mentira.

Após um acordo jurídico feito com a Fórum, a Folha cedeu direito de manifestação no jornal, e publicou artigo de Renato Rovai em que ele lembra os claros compromissos da Fórum com a verdade dos fatos e a democracia. E onde diz que Fórum nunca apoiou a ditadura.

Texto publicado originalmente na Fórum

Leia a íntegra do artigo:

“São falsas as afirmações de Mariliz Pereira Jorge (“PT sempre atacou jornalistas”), em coluna do dia 25/11, de que a Revista Fórum seja um “blog petista, antro de fake news e que ataca jornalistas mulheres”.

Fórum nasceu em 2001 durante o Fórum Social Mundial e traz em seu DNA as pautas dos movimentos sociais e a defesa dos direitos humanos. Hoje, somos um dos veículos progressistas mais lidos da América Latina e um dos mais respeitados em todo o mundo.

É absurdo que a colunista associe Fórum a uma figura investigada pelo STF por fake news e ataques à democracia. Um desrespeito com a nossa história e com mais de uma centena de profissionais que atuaram ou atuam no veículo, muitos deles premiados e com décadas de jornalismo.

Fórum nunca apoiou a ditadura militar, que torturou e assassinou jornalistas, nem defendeu ataques misóginos a mulheres parlamentares ou à ex-presidente Dilma. Sempre estivemos na linha de frente da defesa da democracia, denunciando violências e machismo na política e na sociedade brasileira.

O texto de Fórum a que a colunista se refere, compartilhado por Gleisi Hoffmann, trazia denúncia de jornalistas contra editora do jornal O Estado de São Paulo por assédio.

Segundo a denúncia, a editora agia para atrapalhar a indicação de Flávio Dino ao STF. Fórum checou os fatos, ouviu os envolvidos e noticiou. Depois, o Ministério Público do Trabalho deu andamento às investigações, e a editora acabou demitida do jornal. Fake news, portanto, é dizer que não houve denúncia e que não há investigação.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes