Menu

Relações China-Rússia abraçam novas oportunidades de desenvolvimento, diz Xi

A China e a Rússia resistiram a muitos testes juntos no passado, e suas relações abraçam novas oportunidades de desenvolvimento no futuro, disse o presidente chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira. Xi fez as observações em sua conversa por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes do Ano Novo Chinês. No telefonema, os dois chefes […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
XINHUA

A China e a Rússia resistiram a muitos testes juntos no passado, e suas relações abraçam novas oportunidades de desenvolvimento no futuro, disse o presidente chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira.

Xi fez as observações em sua conversa por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes do Ano Novo Chinês. No telefonema, os dois chefes de Estado também trocaram saudações do Ano Novo Chinês.

Observando que a Festa da Primavera Chinesa está se aproximando e que a atmosfera festiva está forte, Xi disse que o povo chinês está cheio de esperança e confiança para o próximo Ano do Dragão.

Ao estender seus melhores desejos ao amigável povo chinês, Putin disse que o dragão simboliza sabedoria e força na cultura chinesa.

Ele desejou felicidade ao povo chinês no Ano do Dragão e desejou que todos os seus desejos sejam realizados.

No telefonema, Xi observou que se tornou uma boa tradição ele e Putin trocarem cumprimentos na virada do ano, revisar as conquistas do desenvolvimento das relações bilaterais e olhar juntos para o futuro.

Notando que ele e Putin se reuniram duas vezes e chegaram a muitos consensos importantes no ano passado, Xi disse que, sob a orientação conjunta dos dois líderes, os governos, órgãos legislativos e partidos políticos dos dois países realizaram intercâmbios ativos e a cooperação bilateral em vários campos mostrou resiliência e vitalidade, disse Xi.

O volume do comércio bilateral anual alcançou a meta antes do previsto, enquanto os intercâmbios culturais e locais entre os dois países foram realizados vigorosamente, e os Anos de Intercâmbio Esportivo entre a China e a Rússia foram concluídos com sucesso, afirmou Xi.

Observando que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Rússia, Xi disse que a China está pronta para continuar a manter o espírito de assistência mútua e amizade eterna com a Rússia para escrever conjuntamente um novo capítulo nas relações China-Rússia.

Xi enfatizou que os dois lados devem reforçar a coordenação estratégica, salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento de seus respectivos países, assim como se opor resolutamente à interferência externa em seus assuntos internos.

Os dois lados devem cultivar um novo impulso para a cooperação bilateral, manter a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, sediar conjuntamente os Anos de Cultura China-Rússia, realizar intercâmbios culturais realistas e calorosos que conectem os corações dos dois povos e estreitar constantemente os laços entre seus povos, disse Xi.

Xi pediu aos dois lados que apoiem o Cazaquistão na realização de uma cúpula bem-sucedida da Organização de Cooperação de Shanghai este ano, aumentem a unidade e a confiança mútua e salvaguardem a segurança e a estabilidade regionais, bem como os interesses comuns dos países regionais, acrescentando que a China também apoia ativamente a Rússia como presidência rotativa do BRICS este ano.

A China está pronta para fortalecer a coordenação multilateral internacional com a Rússia, praticar o multilateralismo verdadeiro, defender um mundo multipolar equitativo e ordenado e uma globalização econômica que beneficie a todos, assim como tornar o sistema de governança global mais justo e razoável, de modo a fazer contribuições positivas para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi.

Por sua parte, Putin disse que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Rússia e a China. Sob os esforços conjuntos das duas partes, as relações bilaterais atingiram um nível alto sem precedentes.

No ano passado, a cooperação Rússia-China em vários campos produziu resultados frutíferos, observou Putin, expressando sua disposição de continuar a manter uma estreita interação com o presidente Xi, para que os dois líderes possam orientar os dois países a alcançar novos progressos na cooperação em todos os campos.

Ele espera que os dois lados realizem com sucesso os Anos de Cultura Rússia-China e uma série de intercâmbios culturais e interpessoais este ano, consolidando melhor a base da amizade entre os dois povos.

Expressando agradecimentos à China por apoiar o trabalho da Rússia na presidência rotativa do BRICS este ano, Putin disse que a Rússia está pronta para fortalecer a comunicação e a coordenação com o lado chinês em estruturas multilaterais regionais e internacionais, como a Organização de Cooperação de Shanghai, para apoiar reciprocamente, defender o multilateralismo e salvaguardar os respectivos interesses legítimos.

A Rússia segue firmemente o princípio de Uma Só China, opõe-se a quaisquer ações perigosas que provoquem a China na questão de Taiwan e acredita que qualquer complô que impeça a reunificação pacífica da China não terá sucesso, observou Putin.

Os dois chefes de Estado também trocaram opiniões profundas sobre as atuais questões internacionais e regionais de pontos cruciais. Os dois chefes de Estado concordaram em manter um contato estreito no novo ano e manter intercâmbios aprofundados sobre as relações China-Rússia e questões estratégicas de interesse comum. 

Fonte: Xinhua

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes