Menu

Salvio Kotter: Desilusão na Política e Religiosos no Comando

Por Salvio Kotter O Caso Malafaia: Apoio & Crítica O apoio político é fugaz e não raro passa por reviravoltas turbulentas. Um exemplo recente é a retirada de respaldo financeiro de Silas Malafaia a Jair Bolsonaro. A associação de sua igreja, que inicialmente financiaria um ato pró-bolsonarismo, teve que reconsiderar diante de uma avalanche de […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Salvio Kotter

O Caso Malafaia: Apoio & Crítica

O apoio político é fugaz e não raro passa por reviravoltas turbulentas. Um exemplo recente é a retirada de respaldo financeiro de Silas Malafaia a Jair Bolsonaro. A associação de sua igreja, que inicialmente financiaria um ato pró-bolsonarismo, teve que reconsiderar diante de uma avalanche de críticas públicas e ameaças jurídicas.

Essa ocorrência sublinha a volatilidade da política e o como líderes religiosos, perspicazes e rápidos em seus julgamentos, podem precisar alternar sua postura diante de reações populares e pressões legais.

Embora mantenha seu apoio ao ex presidente golpista, Malafaia optou por não usar recursos institucionais, o que é emblemático para mostrar o quanto é fina a linha em que andam esses líderes, equilibrando sua doce ideologia com o duro pragmatismo.

A Igreja, a Política e o Fisco

Essa não é uma narrativa isolada. Há uma longa história de associação entre igrejas e a política, onde benefícios fiscais interagem com influência social e, potencialmente, financiamento político.

O caso de Malafaia evidencia o cuidado necessário ao entrelaçar esferas religiosas e ações políticas, para não conflitar com prerrogativas legais.

Instituições religiosas beneficiam-se de isenções fiscais, o que exige delas uma neutralidade nas ágoras políticas.

Isso serve como recordatório da responsabilidade que essas instituições e líderes deveriam manter. A demarcação clara entre fé e política é essencial para a saúde da democracia e a observância das leis vigentes.

A efetividade do Discurso Religioso

O dinamismo do discurso religioso em contextos políticos é inegável. Malafaia é um expoente da influência que líderes religiosos exercem na formação da opinião pública no Brasil.

A evolução do discurso em consonância com as pressões externas é um fenômeno notável, destacando a capacidade adaptativa e a astúcia dessas figuras públicas.

O discurso utilizado pode alternar desde a exaltação divina de um determinado governo até uma postura mais comedida e calculista diante de investigações e possíveis repercussões jurídicas.

A Dança das Alianças

As alianças políticas são como uma dança complexa, onde cada notícia pode ser um novo passo. A intenção de Silas Malafaia em financiar um ato político pró-Bolsonaro e sua subsequente retratação são exemplos disso.

O constante intercâmbio entre apoio e distanciamento entre aliados políticos e líderes religiosos pode ser visto como um reflexo do clima político do Brasil, onde o endosso é condicionado e sujeito às reverberações do cenário político e jurídico.

Lembremos, a Presidenta Dilma prestigiou a inauguração do Templo de Salomão, de um Edir Macedo já vestindo um personagem Rabino.

Finanças Pessoais e Escrutínio Público

Quando líderes como Malafaia afirmam que recorrerão a finanças pessoais para apoiar movimentos políticos, ganha-se um espaço para reflexão e provável escrutínio público.

A origem desses recursos pessoais e a transparência em sua aplicação são de interesse público, especialmente em figuras de destaque cujas ações têm repercussões amplas na esfera política.

Isso realça não apenas o caráter íntimo das convicções políticas desses líderes, mas também a importância da vigilância na condução dessas contribuições a fim de salvaguardar a transparência e a integridade do processo político.

A Relação da Fé com o Poder Político

Por fim, refletindo o vídeo de uma oração de Malafaia por Bolsonaro, há um vislumbre da intrincada relação entre fé e poder político. A influência religiosa na política do Brasil é uma força poderosa, muitas vezes como instrumento de legitimação.

Porém, as expectativas lançadas sobre tal apoio expõem a vulnerabilidade da autonomia política quando sujeita à projeções feitas por figuras religiosas emblemáticas.

Crédito/Foto: Lula Marques/Agência PT

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vivianne Moreira

18/02/2024 - 12h24

Dois gargalos que precisamos resolver no Brasil: 1) a falta de controle dos fundos recebidos por igrejas, decorrente da isenção de impostos; e 2) as concessões de mídia para igrejas/proprietários de igrejas. Isso já conteria muito a hipertrofia desenfreada do poder desses grupos e introduziria um mínimo de civilidade nessa esfera.


Leia mais

Recentes

Recentes