Menu

Banco dos BRICS já prepara sistema próprio de pagamentos para abandonar o dólar

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, está avançando em seus planos de realizar operações financeiras sem a necessidade do dólar. Segundo Yury Ushakov, assessor do Kremlin, informado pela agência de notícias russa TASS e confirmado por fontes brasileiras ao Estadão, o banco está criando um sistema de pagamento baseado em […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, está avançando em seus planos de realizar operações financeiras sem a necessidade do dólar.

Segundo Yury Ushakov, assessor do Kremlin, informado pela agência de notícias russa TASS e confirmado por fontes brasileiras ao Estadão, o banco está criando um sistema de pagamento baseado em blockchain e outras tecnologias digitais.

Essa iniciativa reflete a aspiração de longa data dos países membros do Brics—Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul—de reduzir a dominância brutal do dólar nas transações internacionais.

A questão ganhou nova urgência diante da possibilidade de Donald Trump retornar à presidência dos Estados Unidos, cujas políticas protecionistas poderiam intensificar as tensões comerciais, especialmente com a China e a Rússia.

O grupo, que atualmente passa por uma fase de expansão para incluir novos membros como Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã, tem trabalhado para aumentar sua influência nos sistemas financeiro e monetário globais.

Vale lembrar que durante um encontro do bloco em Joanesburgo foi reforçada a intenção de promover acordos em moedas nacionais e fortalecer as redes bancárias entre os membros para assegurar a segurança das transações internacionais.

LEIA: Rússia propõe aos BRICS sistema próprio de pagamentos e abandonar de vez o dólar

A proposta de desenvolver um arranjo de reservas contingentes que minimize a dependência do dólar americano está alinhada com os objetivos do NDB desde sua fundação em 2015.

Além disso, a utilização de uma criptomoeda própria dos BRICS tem sido considerada como meio de facilitar o comércio entre os países membros, promovendo uma economia mais independente e resiliente a influências políticas externas.

Crédito/Foto: Diogo Zacarias/MF

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

10/03/2024 - 09h40

O que bandeira de partido ter a ver com comunismo, sua anta ignorante.???? O Internacional de POA é comunista, seu ignóbil????
A coca cola é empresa comunista, sua cadela de miliciano ???
O que isso tem a ver com bandeira do país, seu eboide ????
Por que todo bozoloide é um estúpido com orgulho e teimosia de jegue empacado ???

Manoel Alexandre

09/03/2024 - 01h35

Será que ser patriota, agora no Brasil vai ser crime? Ou teremos que usar uma bandeira vermelha pra representar o nosso patriotismo? Como já estão querendo fazer em alguns países latino americanos que no mapa , já estão tingidos de vermelho foice/martelo.


Leia mais

Recentes

Recentes