Menu

Saiba o que é bateria de areia e como a Finlândia está usando para revolucionar seu sistema de aquecimento

Uma inovação tecnológica denominada “bateria de areia” está sendo desenvolvida para otimizar o armazenamento de energia renovável. Essa tecnologia utiliza areia como meio de armazenamento térmico de alta temperatura, permitindo armazenar energia na forma de calor. Seu principal objetivo é fornecer uma solução eficaz para o armazenamento do excedente de energia eólica e solar, transformando-a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma inovação tecnológica denominada “bateria de areia” está sendo desenvolvida para otimizar o armazenamento de energia renovável. Essa tecnologia utiliza areia como meio de armazenamento térmico de alta temperatura, permitindo armazenar energia na forma de calor.

Seu principal objetivo é fornecer uma solução eficaz para o armazenamento do excedente de energia eólica e solar, transformando-a em calor para aquecimento doméstico ou uso industrial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

O projeto pioneiro, localizado em Kankaanpää, na Finlândia, é o primeiro do mundo a comercializar a “bateria de areia”.

Conectado à rede de aquecimento urbano, o sistema fornece aquecimento para edifícios residenciais e comerciais, demonstrando a viabilidade da tecnologia.

O armazenamento de calor é composto por um silo isolado, preenchido com areia e equipado com tubos de transferência de calor.

O aquecimento da areia é feito por eletricidade proveniente de fontes renováveis, como a eólica e a solar, através de um sistema de ar em circuito fechado aquecido por resistores elétricos. A temperatura do sistema pode atingir até 600 graus Celsius, dependendo das necessidades específicas.

Esta tecnologia não apenas amplia as possibilidades de armazenamento de energia, como também representa uma alternativa mais eficiente e espacialmente econômica em comparação com os métodos tradicionais.

A escolha da areia como meio de armazenamento deve-se à sua capacidade de ser aquecida a altas temperaturas, sua disponibilidade e baixo custo.

A introdução da “bateria de areia” ao público foi feita por meio de uma reportagem da BBC News, destacando seu potencial de contribuir significativamente para o aumento da produção de energias renováveis e a transição energética global.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes